Primeiro Lugar Garantido No Google? Gente Séria Não Garante

Sei que este post vai me render muita crítica, mas tem coisas que a gente tem que passar a limpo. Se tem uma coisa que vem me impressionando ultimamente é a quantidade de anúncios na Internet que garantem a primeira colocação nas páginas de resposta do Google.

A oferta do serviço não é estranha, o que é estranho é a “garantia” de alguma colocação no Google ou qualquer outra ferramenta de busca séria. Isso é algo que simplesmente não existe e nenhum profissional sério da área de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO – poderia oferecer.

Garantir algum tipo de colocação é propaganda enganosa  e muitas vezes traz prejuízos incalculáveis a quem contrata chegando até o ponto do banimento nas ferramentas de busca.

O algoritmo de uma ferramenta de busca, fórmula utilizada para classificar um site, envolve dezenas de variáveis e o que é certo é que ninguém sabe a metodologia de cálculo. Especula-se bastante, mas a fórmula exata ninguém sabe. No caso específico do Google, fala-se em mais de 280 critérios que definiriam a classificação de um site.

Entre estes critérios, existem alguns já conhecidos sobre os quais não se tem o menor controle como por exemplo o tempo de existência do site. Como superar este problema em um site recém lançado? Não tem como. E a questão das referências externas para o site? Será que todo mundo de uma hora para a outra vai sair colocando links para o seu site só porque você é bonitinho(a)?

Existem vários outros critérios conhecidos, mas ninguém sabe qual é o peso de cada um no cálculo final. Isso por si só já descredencia qualquer promessa milagrosa.

Já reparou que na primeira página do Google só existem 10 lugares?

Se só existem 10 sites na primeira página do Google e apenas 1 primeiro lugar, como é que tanta gente por ai anda oferecendo este tão cobiçado primeiro lugar no Google por um preço tão em conta? Só se o primeiro lugar vivesse em sendo alterado quase que diariamente, o que efetivamente não acontece. Já pensou nisso? A proposta em si é completamente descabida, e por isso mesmo a propaganda é enganosa.

Não precisa ter conhecimentos técnicos sobre o assunto, basta ser coerente. A credibilidade do Google, Yahoo, Bing e outras ferramentas sérias, reside no fato delas fornecerem em suas páginas de respostas a pesquisas, resultados realmente relevantes. por isso mesmo uma é melhor do que a outra.

Essa credibilidade se traduz em milhões de dólares diariamente e outros tantos bilhões nas bolsas de valores. Se esse alicerce for abalado toda a roda da fortuna cai. Por isso mesmo, os critérios sobre classificação são guardados a sete chaves. Ninguém no Google daria essa “dica” para um amigo em uma rodada de chop.

Digo ainda mais, se alguém conseguisse a “formula mágica”, certamente não a venderia pela Internet por alguma coisa perto de R$ 2.000. Seria uma negociação bem sigilosa e certamente envolvendo vários milhões de dólares. Já imaginou o quanto valeria essa fórmula para os mega anunciantes do comércio eletrônico mundial?

Mas voltemos ao ponto inicial, os anúncios que vendem a formula mágica da primeira colocação no Google. Ao contratar um “serviço” desses você corre dois riscos. O primeiro é simples e fácil de ser entendido. Você vai perder o dinheiro investido e não vai alcançar o resultado pretendido. Até ai menos mal, pelo menos você pode criar juízo e tentar um profissional ou empresa realmente consciente da próxima vez. Acredite, esse será o seu menor prejuízo.

O grande prejuízo acontece, quando a pessoa ou empresa que você contratou, tem a “genial ideia” de usar práticas não-éticas para apresentar pelo menos algum resultado para você. Ai sim você vai estar encrencado. É o que chamamos de Black Hat SEO.

São técnicas que até conseguem te colocar nas primeiras colocações, mas não duram muito. As ferramentas de busca andam bem espertas e rapidamente identificam essas práticas. Além de resultados efêmeros, as práticas de Black Hat SEO destroem a credibilidade do seu site junto às ferramentas de busca. Quando você é pego, o resultado é o banimento das ferramentas de busca e se você não sabe o que é isso, posso lhe adiantar que é simplesmente o inferno em termos de divulgação de um site. Não há dinheiro ou argumento que resolva a questão. Treva total. Em outra ocasião eu discuto em maior profundidade o que é o banimento das ferramentas de busca.

Portanto, toda vez que alguém lhe garantir alguma posição nas ferramentas de busca, simplesmente fuja do sujeito, porque é encrenca pura. Procure um profissional ou empresa de otimização de sites para ferramentas de busca que desenvolva uma trabalho de SEO sério e consciente. Se quiser fazer por você mesmo(a) procure um bom curso sobre otimização de sites. Adoro um ditado americano que diz: “Você recebe pelo que você paga”. Se você acha que a primeira colocação no Google vai ser conquistada por uns trocadinhos, boa sorte, vai precisar. Mas se você concorda que boas colocações nas ferramentas de busca são fruto de muito trabalho e técnica, já está em um bom caminho para projetar sua loja nas grandes ferramentas de busca.

Até a próxima pessoal!

Primeiro Lugar Garantido no Google?
Avalie este artigo

35 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo artigo.
    Aprveitamos para repassá-lo para nossos clientes que por vezes caem em situações como essas.

    Parabéns!

  2. Gente, acho que caí neste golpe. Contratei este tipo de serviço. Sou sozinha e estou aprendendo tudo através de pesquisas e leituras. É difícil trabalhar com garra, seriedade, sem ser vítima de pessoas mal intencionadas.
    Como sei se usaram algum método ilegal pelo Google?

  3. Alerta!
    Nunca entrem na safadeza dos anuncios que “garantem” os tais ranks no google.
    Quase perdi o primeiro posto no assunto,se não tivesse corrido a zurich,e pedido ajuda diretamente na google.
    Tive queda de acessos proveitaveis de 30% e uma taxa de rejeição de 78% graças,aos tais anuncios “Auemte seu rank”!
    Sem contar as tais listas de emails atualizados!
    Excelente topico!
    Fica o Alerta!

  4. Parabéns pelo artigo! Infelizmente, assim como qualquer outro tipo de prestação de serviços temos os profissionais e os fanfarrões( como o amigo acima disse ), e pelo que vejo, o que diferencia um do outro é o grau de conhecimento de quem procura esse tipo de serviço.

    Os mais ingênuos serão quase sempre os mais prejudicados, portanto quanto mais artigos como esse forem disseminados na internet teremos menos pessoas caindo na lábia desses charlatões!

    Um grande abraço.

  5. Estou estudando fielmente SEO e SEM fazem dois meses e são muitas as probabilidades de indexação do google, o que devemos ressaltar é que não podemos nunca parar com nossas divulgações, ai sim teremos retorno nos nossos acessos, inclusive com o adwords. Agora retorno rápido é um absurdo, ainda mais que um dos pontos principais é o tempo de existência do domínio.

  6. Este artigo é simplesmente, muito bom, gostei mesmo.
    E sua frase: “Se você acha que a primeira colocação no Google vai ser conquistada por uns trocadinhos, boa sorte, vai precisar.”. Eu acrescento,vai precisar para comprar novas fórmulas magicas ou considerar como pagamento de uma dolorosa aprendizagem.

  7. Realmente não sabia que o tempo contava para a aparição nos resultados do google, interessante essa indicação, realmente ficamos felizes ao encontrar nosso blog/site nos primeiros lugares do google, mas realmente é muito difícil…

    Bom Post!!!

  8. Excelente post , primeiro lugar pela URL é piada .. propaganda enganosa messmo !!!
    Parabéns !!
    Obrigada,
    Sonia Eulálio

  9. Excelente artigo.

    Realmente não podemos confiar em promessas. Não existe formula mágica. O problema é que os clientes são movidos por sonhos e por vezes palavras de consolo são bem vindas.

    O jeito é continuar realizando o melhor trabalho possível que um dia esses clientes voltam e aí sim contratam um serviço que trata a realidade.

  10. 1o lugar no google é quase certo com o proprio url.

    Ex:

    – Busca “blog do ecommerce”
    – URL “blogdoecommerce.com.br”

    resultado: 1o lugar

    a questao é que isso é obvio, mas muitos clientes ficam felizes com isso rs.
    então de certa forma, a empresa conseguiu o 1o lugar no google.

    coisa de brasileiro rs.
    eu trabalho com webdesign e vejo com bons olhos essas empresas fundo de quintal prometendo 1o lugar na busca, layout a 500 reais..

    dps do problema o cliente me procura 😉

    abs

  11. “primeiro lugar no Google” Usei esta palavra chave para fazer um teste e até hoje não consegui ficar em primeiro lugar.

    Eu sou bem franco com meus clientes antes faço uma avaliação do site e da concorrencia o problema e que tem estes magicos que promentem mundos e fundos por um preço pifio.

    E cliente é aquela coisa o trabalho dele vale o teu, ele quer coclocar preço.

  12. Eu por algum tempo contratei empresas deste tipo, inclusive estou na briga com uma para cancelar o contrato. Agora eu prefiro anunciar no Adworks, pelo menos sei que meu dinheiro está sendo bem usado, porque eu que estou administrando minha campanha. Ta certo que estudei muito e perdi muitas noites de sono para entender a mecanica, mas meus anúncios estão sempre entre os primeiros nos horários que eu determino, claro que pagando alto por isso)

  13. Olá.
    Assunto muito bem abordado e pelo que eu andei pesquisando muitas empresas que garantem o  primeiro lugar  ao invés de investir o dinheiro em SEO o fazem em link patrocinados e ainda mostram um print da tela de onde o anúncio aparecerá.
    Pura enganação.

  14. Belo post!!
    como é q todo mundo pode garantir o #1?? Isso realmente é incrível!!
    O único problema é as pessoas misturarem Informática com Direito. Apesar de ser sim possível haver crimes virtuais uma coisa não tem nada a ver com a outra. Não é disso que trata o caput do art. 171 do código penal, a conduta típica é totalmente diferente.
    Infelizmente, ou felizmente para uns, a legislação brasileira nunca irá alcançar a velocidade da internet para regular este mercado. A única relação cabível neste caso, na falta de legislação específica é o CDC. E olhe lá!

  15. Rodrigo Parabéns !!! Não se prepare para criticas negativas, pois não havera!

    Há tempos tento escrever sobre esse assunto, nunca consegui completar e publicar, muita indignação, muitos palavrões, sem contar que é caso de policia! Art. 171na lei Brasileira.

    É – CRIME – SIM – SENHOR !!!! É Propaganda enganosa!

    “Art. 171 – Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:
    Pena – reclusão, de um a cinco anos, e multa.”

    Infelizmente nosso país não cumpre as leis, neste caso o Google sim! Surpreendente não? até isso o google faz, PUNE virtualmente quem usa “…artifícios, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento:”.

    Dev´s sempre indiquem esse link, quando o seu cliente vir com essa de 1º lugar no google.

    Rodrigo mais uma vez ! Parabéns ótimo Post !

  16. Como já venho postando no twitter (http://www.twitter.com/inovapro), nem mesmo o google garante a primeira posição em seus “resultados de busca”. Tome muito cuidado com a empresa, ou profissional, que garantir isso para você.

    Infelizmente isso acaba apagando o brilho de muitos profissionais sérios e comprometidos. Profissionais que trabalham pesado para colocar seus sites, ou de seus clientes, em uma posição de destaque nos motores de buscas.

    • Oi Wandola

      Foi justamente por isso que escrevi o post e estou respondendo a todos os comentários. A promessa não passa de uma propaganda enganosa de graves consequências como o banimento.

  17. Matéria ótima Rodrigo.
    Renderá críticas, mas se não houver alguém para criticar continuará a haver muitos para “enganarem” né?
    Parabéns!

  18. Gostei do post.
    Fiquei com uma dúvida sobre o termo Black Hat SEO.
    Sites de Auto-Surf que geram Hits para a página, fazem com que o site entre numa Black Hat SEO?

    Agradeço a atenção e sucesso para o Blog

    • Se o hit for criado por algum sistema automático que não envolva a efetiva busca e utilização do conteúdo pode sim. Na maioria das vezes as ferramentas de busca identificam esse tipo de coisa e elas mesmas bloqueiam esses sites ou ignoram na hora de fazer as contas sobre Page Rank.

  19. Até que enfim apareceu alguém para chamar a atenção disso. Já tinha reparado nesses anúncios e realmente é um absurdo.

    Será que alguém acredita quer vai ser o # 1 no Google sem esforço? O pior é que esses caras acabam queimando o pessoal realmente sério.

    Maurício Lemos

  20. Belo post Rodrigo e realmente você tem razão, eu mesmo ja analisei algumas empresas que garantem colocar seu site em posições muito boas e dizem que com ctz seu site estará la em tantos dias.

    Bom, como vc disse, se prepare para as critícas.

    Abs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here