Procon começa a fiscalizar compras coletivas

O forte crescimento do número de sites de compras coletivas no Brasil tem provocado algumas distorções que resultam em reclamações nos diversos orgãos de proteção do consumidor e o Procon resolveu entrar em ação. Na semana passada o Procon de Campo Grande no estado do Mato Grosso do Sul iníciou uma fiscalização em todos os sites de descontos que atuam na cidade.  O orgão de proteção do consumidor, diz que a iniciativa não tem referência a uma denúncia específica, mas devido a reclamações de usuários nos mais de 20 sites de compras coletivas que abriram na cidade nos últimos cinco meses.

No entanto, informações de um caso noticiado no último dia 20 em reportagem da TV Morena,  mostrando um homem que preferiu não mostrar o rosto, onde relatou que levou um susto ao tentar usufruir de seu cupom adquirido em um site de compras coletivas da cidade, para um serviço no seu carro em um lava-jato da cidade deve ter chamado uma atenção maior.”Fiz a compra através de um site que eu considerava até então idôneo, que trabalhava com empresas idôneas, e me deparei com uma ameaça física, uma faca na cintura, por parte do rapaz que estava prestando o serviço”. disse a vítima. “O serviço não é o que eu encontrei, as informações que estavam escritas no cupom eram totalmente erradas, inclusive o endereço da empresa”, revela o consumidor.

Número de reclamações é crescente

Com dezenas de  reclamações desse tipo de negócio, veja o caso do ClickOn publicado semana passada, o coordenador do Procon local, Alexandre Resende fez um alerta ao consumidor, “Em primeiro lugar, buscar o histórico dessa empresa por meio do site do Procon. Outra dica é procurar saber onde está sediada essa empresa, se ela existe fisicamente”.

Na última terça-feira, uma equipe do Procon de Campo Grande foi até o lava-jato que ofereceu serviços especiais nos carros dos clientes, onde a fiscalização procurou checar o atendimento do estabelecimento. “Estamos fiscalizando independente da denúncia, nós entramos nos sites, verificamos a oferta, vamos até a empresa e verificamos a adequação. Podemos até lavrar uma multa, que pode ser um valor bastante importante com relação à oferta desse produto”, relata Lamartine Ribeiro, superintendente do Procon de Mato Grosso do Sul.

Um especialista de marketing, ao comentar sobre as reclamações em sites de compras coletivas, disse “da mesma forma como se faz compras em grupo mostrando a força das pessoas para conseguir um desconto, as reclamações quando acontecem mesmo não representando números significativos se comparado com outros serviços de massa como as milhares de reclamações no setor de telefonia, acabam tendo mais peso porque também são efetuadas em grupo”.

Reclamações também do outro lado do mundo

Conforme pesquisa do Bolsa de Ofertas, o crescimento das reclamaçãoes tem acontecido em diversas partes do mundo onde o número de sites crescem de forma exponencial. Na China onde uma onda de mais de 4 mil sites se espalharam pelo pais, as reclamações também são objeto do noticiário local. Onde alguns sites fantasmas chegaram a arrecadar o valor das promoções e simplesmente sumiram do dia para a noite num piscar de olhos.

Em seguida os orgãos governamentais que controlam a economia,buscaram uma forma de punir os sites que tinham números expressivos de reclamações, ao negar possíveis investimentos com financiamentos do governo chinês aos referidos infratores das regras do comércio online do pais.

Fonte: Bolsa de Ofertas

Procon fiscaliza sites de compras coletivas
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16 COMENTÁRIOS

  1. Fiz compras de 3 produtos anunciados no dia 12 de Dez, neste BESTMANIA e até hoje nada do produto e nem uma satisfação. Mando emails e não são respondidos, ligo fico até 2 horas ouvindo aquela musica e nossos atendimentos estão ocupados, e nada de atender. É um total desrespeito. A fatura ja chegou para eu pagar e nada da mercadoria. O sistema de garantia de entrega lava as mãos por ja ter passado o tempo de reclamação. A nós tendo que recorrer a justiça, perder tempo e dinheiro para ter nossos direitos garantidos. E temos que fazer isso, porque só assim eles aprendem.

  2. Comprei na (EmpresaCLICKAE.com.br) 5 canetas Anti-risco Fix It-Pro com frete grátis, código do Cliente: d7a84628 a mais de 3 meses e até hoje não entregaram, pelo que escuto dizer de reclamação deste empresa, eu dancei, não compre nada nela é furada, já enviei vários E-mail pedindo telefone, mais não existe, comprei por E-mail. Valor do produto R$ 29,90, ALGUEM PODE ME AJUDAR
    CARLOS ANTONIO OLIVEIRA (21)3272-0305(comercial), (21)3159-6098, E-mai (caroliveira@ig.com.br)

  3. fez uma compra de um tablete no dia 14 do 07 já paguei a primeira parcela ate hoje nada o quer devo fazer.

    • preciso sabe o que devo fazer a respeito da [clickae] me ligue ou mande o numero que eu ligo afinal eu já paguei a primeira parcela……..

  4. Fiz a compra de 2 Tablets no final do ano passado (2011) pelo Groupalia, além de terem sido entregues com MAIS DE 1 MÊS de atraso, vieram com defeito. Entrei em contato, fiz a devolução, tenho vários emails trocados com o Groupalia, porém, ATÉ HOJE, mais de 7 meses, não me devolveram o dinheiro. Não sei mais o que fazer. A única coisa que posso dizer é que essa empresa é mentirosa, incopetente, falsa e podemos até dizer ladra, pois ficou com os dois aparelhos que comprei e com o dinheiro que paguei. Não aconselho ninguém a utilizar seus serviços.

  5. Fiz uma compra em fevereiro de um oculos Rayban neste site e nunca recebi o produto , solicitei a devolução da quantia paga , mas também não recebi o valor pago de volta a quem devo recorrer alguem conhece algum orgão ou site .

    Obrigada

  6. ALERTA: O GOLPE DO CONSERTO BARATO

    Como uma oferta de R$ 19,90, pelo sistema de compras coletivas pode se transformar em R$ 1.200,00 ou mais.
    O golpe é o seguinte: oferecem uma revisão geral do veículo pelo valor acima, com dezenas de itens e um filtro grátis, em sites de compras coletivas.
    A Revisão de diversos itens é uma armadilha para que sejam apontadas diversas supostas peças com defeito que você acaba convencido de que precisa trocar senão seu carro quebrará na próxima esquina ou você poderá sofrer um acidente grave. Muitas vezes uma peça meia-vida é trocada sendo que poderia durar muito tempo ainda. Se é que trocam.
    O ar condicionado tem dois filtros, apenas um é grátis. O que é pago é o mais caro e você já paga o grátis embutido no preço dele.
    Carga de gás de ar condicionado: isso não se troca, a não ser que tenha vazamento. Higienização do ar: nada mais é do que fazer a limpeza do sistema com um pano úmido. A simples troca do filtro já pede que limpe o local. Basta ter capricho.
    Você não é obrigado a fazer o serviço, más o pessoal tem tanta habilidade em aplicar o golpe e sempre tem cartas na manga, caso você diga não. Utilizam diversos mecanismos de convencimento onde dificilmente você escapa. Esses mecanismos são: desconto no total, caso você não aceite a primeira proposta. Parcelamento em até seis vezes no cartão de crédito, se achar que está muito caro. Tratamento vip: te trata com tanta gentileza que você sai de lá achando que fez o melhor negócio do mundo. São especialistas em de aplicar a lábia. É um golpe difícil de ser descoberto, pois você teria que ter feito um laudo antes para depois comparar com o deles e ninguém faz isso.
    Esse golpe já era aplicado por oficinas desonestas, quando você levava o carro para ver qualquer defeito, ou fazer a pré-inspeção veicular. Agora usam o processo de compras coletiva para atrair a vítima com descontos de mais de 80%.

  7. fiz uma compra no site toda oferta parceria com o pague seguro e passaram 40 dias ee eles não me enviaram o produro e nem a grana de volta,sendo que o vendedor foi inativado pelo toda oferta e o pague seguro está ciente.vou entrar na justiça por que eles não resolvem nada.

  8. Tb fiz uma compra no valor de R$ 139,00 em setembro/11 e até a data de hoje não recebi o produto. Mandei alguns e-mais para o site e nada. Só fazem enviar o e-mail padrão e não resolve o problema. Resultado a gente fica sem saber a quem recorrer e até porque já foi feito o pagamento da oferta. É uma decepção. Temos que nos unirmos para conseguirmos punir esses VIGARISTAS que usam da boa fé das pessoas.
    contem comigo////

  9. Já escrevi ao site de compras coletivas Goupalia solicitando cancelamento do pedido que fiz por falta de comunicação com a empresa, por incompetência no atendimento, entre outros. Acontece que o site falha ao emitir os vauchers para as compras com as empresas filiadas, no caso, a empresa Compra Fácil, que também não facilita em nada. Quando a gente reclama que a numeração não pode ser validada o site, que não tem telefone para contato, nos envia um e-mail padrão e não resolve o problema. Resultado: a gente fica sem saber quem recorrer. Eu gostaria muito de resolver meu problema junto ao site, mas, ao que parece,após receber o pagamento das ofertas, eles não têm interesse em resolver NADA. Estou decepcionada e vou parar de comprar nesses sites.

  10. Acabo de fazer uma compra que me deixou extremamente desgostosa. Comprei um produto, vapor de passar roupas, no site do GROUPON e solicitei suporte via telefone para conclusão do processo já que a empresa anunciante, commmerce brasil, tem um suporte vazio e inconsistente para tirar duvidas dos clientes. Com muito custo a atendente me encaminhou o numero do Groupon referindo que só estes poderiam me auxiliar e para meu espantooooo …. Liguei no Groupon por duas vezes o sistema estava fora de operação, somente o de suporte! Pois o de compra estava bombando!!! No dia seguinte uma atendete chamada Regiane me atendeu mal e porcamente me informando que se eu não fizesse o contato no hotsite eu pagaria pelo produto e não o receberia!!! Confirmei a informação dizendo q isso não poderia eu pagar por algo e não receber e esta confirmou ASSOBIANDO EXATAMENTE ASSOBIANDO que sim eu não receberia se não fizesse. Dei continuidade no processo e solicitei o suporte dela … nunca fui tão desrespeitada e maltratada por uma atendente de telemarketing! Que muitas são despreparadas, monossilabicas ou com respontas inconsistentes e evasivas ok! Mas desrespeitosa nunca pensei!!! Esta foi e será a ultima compra que fiz e se puder farei sempre campanha contra o site!!! Danubia

  11. Fiz uma compra no site de compras coletivas Grupom, de um celular Motorolla, no valor de R$ 299,00. Não recebi o produto pois o site cancelou a compra, por divergências com o parceiro. Prometendo estornar o diheiro de todos os clientes lesaos pela loja, mas até agora,” isso já faz três meses ” nunca fizeram o prometido estorno, e quando ligo reclamando, dou o nº do protocolo da reclamação anterior, e simplismente sumiu do sistema. Ou seja, tenho que reclamar tudo novamente, e eles sempre prometendo devolver, pedindo mil desculpas e tal…mas até agora nada…Conclusão, este site não é de confiança, nao comprem nada com eles.

  12. Anunciei em um site,chamado OFERTA UNICA nao me passaram numero exato de vouchers vendidos,estou atendendendo clientes que vieram ,pois anunciei com eles ,então estou cumprindo com minha parate,mas eles alem de me não me informarem o numero exato de clientes NÃO ME PAGARAM!!!
    CUIDADO QUEM PRETENDE FAZER PARCERIA COM ESSE SITE NÃO FAÇA,É PROBLEMA CERTO!!!!

  13. Fiz uma compra no valor de R$ 149,90 em julho, no site clickae.com.br, e até agora não recebi o produto. A empresa não responde as perguntas, limitando-se a dar sempre as mesmas desculpas, afirmando que é um processo demorado. Nunca tive problema semelhante com qualquer outro site de compras coletivas. Gostaria de saber quais são as providências a serem tomadas. Obrigada, Juliana.

    • Acho que em primeiro lugar você deveria denunciar ao Procon e depois entrar com um processo no Tribunal de Pequenas Causas.

  14. Fiz uma compra de um Itable 7 Android no valor de 700 reais e a previsão de entrega era de no máximo 60 dias. Hoje tem mais de 90 dias e ainda não recebi e minha compra no site parceiro da Groupalia Importafacil.com, o telefone de contato do site esta fora do ar e a caixa de mensagem lotada. me deram previsão de entrega para duas semanas atras e ainda nada. enfim, caso alguém posso me ajudar agradeço pois não sei a quem mais recorrer. Grato. Sandro Mendes.

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