Como as compras coletivas vão mudar a publicidade local

Antes do Groupon,  o dinheiro da “publicidade local” era um negócio fortemente concentrado em veículos da mídia local – jornais, televisão e rádio. A já conhecida estagnação de alguns desses veículos em faturamento com anúncios chama atenção para oportunidades de emprego para representantes comerciais locais. O Groupon, com suas ofertas do dia, gerou um novo canal de anúncios para atrair clientes locais em 2010.

Aqui estão algumas tendências para os empresários que pretendem construir novos negócios na esteira do fenômeno das ofertas diárias em  sites de compras coletivas:

1. A nova empresa: Compras coletivas e outros players de ofertas diárias on-line

Vender soluções de marketing digital para empresas locais, tem custos elevados de manutenção, simplesmente porque precisa de programas específicos de monitoração, e principalmente por necessitar de aprendizado para a nova tecnologia de mídias digitais por parte do público alvo. Google é um pouco complicado (Adwords, Analytics, Trends…) para o pouco conhecimento da maioria dos donos de pequenas empresas locais. Requer treinamentos para educar e executar campanhas de marketing e de pesquisas específicas (SEO).

O modelo das compras coletivas é uma tecnologia mais simples porque os comerciantes entendem com maior facilidade o conceito de negócios de cupons de desconto. Mesmo sendo negócios que utilizam  de tecnologias com soluções de internet, o modelo das compras coletivas parece ter maior interesse e segurança por parte de pequenas empresas.

Agora com a captação dos investimentos mais recentes pelo Groupon, com   950 milhões dólares para gastar, a empresa vai montar um verdadeiro Batalhão de vendedores locais, para educar as Pequenas e Micro Empresas (PME)  para as campanhas de ofertas. Além disso, Google , Facebook, Yelp, elegeram como prioridades o mercado de compras coletivas locais. O Google já lançou na segunda quinzena de janeiro para teste o “Google Offers” e o Facebook dá os primeiros passos com “Buy With Friends”.

A primeira oportunidade que deverá  aparecer em 2011 será a avalanche de contratações de agentes de vendas de anúncios de ofertas locais.

2 . A nova agência de publicidade local

O profissional de vendas de anúncios publicitários com aspirações empreededoras que vão além da venda de um simples anúncio e que construiu uma carteira de clientes ao longo do tempo,  tem a oportunidade de desenvolver um novo negócio de consultoria para assessorar sua base de clientes com estratégias de negócios para as compras coletivas locais.  Esta nova agência de publicidade poderá desenvolver o conteúdo para campanhas de ofertas, gerenciar as relações comerciais com uma carteira de empresas fornecedoras de promoções (restaurantes, spas…eletrodomésticos, etc) , através de campanhas locais com esses fornecedores para negociar serviço de compra de mídia com os diversos sites de compras coletivas locais. Eles receberão remuneração baseada em desempenho de vendas e comissões conforme os resultados  do negócio.  Por exemplo, a agência poderia criar pacotes especiais para os amantes de golfe para um cliente proprietário de Hotel que pode ser executados através de vários sites de compras coletivas em diferentes cidades.  Pense neste novo modelo de agência de negócios como uma interação da agência de viagens, onde as comissões são descontadas de cada venda ao consumidor.

Isso aponta para a próxima tendência: a construção de uma base de clientes que maximiza as oportunidades de receita.

3. Focar as vendas de ofertas para demandas de massa

Os Clubes de Descontos e Sites de compras coletivas provaram que as ofertas com descontos  em viagens  – excursões, cruzeiros,  super descontos em ingressos para shows, teleférico, balonismo, shows especiais – estão entre os “best sellers’ mais lucrativos e de maior interesse dos consumidores. Estas ofertas com apelo para o público massivo, como pacotes para cidades turísticas e ou litorâneas.  Viagens e promoções especiais em shows, tem fluxos de receitas recorrentes, pois as ofertas em quartos de hotel,  shows são perecíveis.

4. Acordos cooperados irá atrair oportunidades lucrativas

A maioria das empresas de sites de compras coletivas não tem recursos e estrutura suficientes  para atender a demanda por ofertas de vendas em todas as partes do Pais.   Acordos e associações  de diversos sites de compras coletivas que atendem os mais diversos estados e ou regiões do pais, com grandes empresas fornecedoras poderá gerar novos negócios para estas empresas que poderão ter uma fonte de veiculação de campanhas de ofertas  para serviços ou produtos de uso popular.  A  possível associação destes acordos pode representar o grande veículo da nova agência de publicidade, possibilitando mais receita para estas agências.

Fonte: Bolsa de Ofertas

Publicidade e Compras Coletivas
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