F-commerce não é S-commerce

O que é social commerce e F-CommerceNão, o título não está errado. Digo com todas as letras que F-commerce não é S-commerce, muitas pessoas confundem esses dois termos. Vou explicar a diferença entre eles. É muito simples, F-commerce é uma ferramenta e S-commerce é um conceito. Ter uma loja no Facebook não faz da sua loja um social commerce, sua loja no Facebook é apenas uma ferramenta do conceito de vender pelas redes sociais.

Social commerce é muito mais que uma loja no Facebook. É uma filosofia de venda, vem da empresa, não de uma loja na internet. O seu F-commerce deve possuir ferramentas que venham a permitir compartilhamento nas redes sociais, botões de curtir e tweet, comentários, avaliações e tudo mais que a tecnologia possa proporcionar. Mas isso não faz do seu F-commerce um S-commerce.

O conceito de social commerce

O conceito de social commerce vem da empresa e não da rede social, existem muitos cases de sucesso que operam canais fora de redes sociais, como blogs. Isso mesmo, existem milhares de lojas em blogs e permitindo uma interatividade e sociabilidade maior que muitas empresas em redes sociais. Esse é o verdadeiro social commerce.

Essas “pequenas” lojas têm se destacado principalmente nas pesquisas em sites de busca, onde alcançam boas posições com o conteúdo gerado pela interação com os clientes/usuários. Comentários elogiando o produto ou tirando dúvidas geram uma gama riquíssima de palavras para o buscador. Esse é um dos principais retornos do social commerce, um conteúdo rico que trará relevância para sua marca.

Plataformas de F-Commerce

Um bom início para o seu social commerce é a escolha de uma plataforma de F-commerce que não seja invasiva para os clientes/usuários. Algumas aplicações parecem leões de chácara na porta da sua loja, o cliente tenta entrar para realizar uma compra e é barrado, precisa mostrar documento e fornecer outras informações, ou até mesmo sendo obrigado a comunicar os amigos que gostou de algo que nem conseguiu experimentar ainda, a loja.

Seja social, venda na rede!

Fonte: Codeorama

F-commerce não é S-commerce
Avalie este artigo

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here