SEO e Web Analytics – Uma Dupla Imbatível

Integração entre Google Analytics e SEODepois de uma intensa pesquisa de mercado você escolheu uma agência adequada para fazer a otimização do site de sua empresa. Está feliz, afinal os relatórios emitidos pela agência mostram que seu site está ganhando um ótimo posicionamento no Google e o número de visitas está subindo bastante. Só que o tempo passa e você começa a perceber que alguma coisa está errada. Os relatório mostram que seu site está tendo milhares de visitas mensais, seu público alvo está chegando até o seu site, mas não estão comprando seu produto. Percebe que seu site é muito visitado, mas o site continua estéril no que diz respeito a gerar novos negócios. Então você se pergunta: “Onde foi que eu errei?”.

A resposta para esta pergunta está no simples fato de que você organizou uma festa e convidou o maior número de pessoas que pôde, mas não preparou a casa para os convidados. Não comprou bebidas, petiscos, musica, etc. O resultado desta festa você pode imaginar. Todos os convidados saíram sem aproveitar nada e ainda falarão mau de sua festa pra todos quanto puderam.

Estar na primeira página do Google é algo de extremo valor, pois significa ser uma das primeiras opções quando alguém procura por algo que você tem para oferecer. Mas uma coisa que muitas agências se esquecem de informar ao seus clientes é que a Otimização do site para os buscadores é apenas uma parte do trabalho. Receber visitas ao seu site é muito importante, afinal esta é a razão do seu site existir, mas o que estas pessoas fazem quando entram no seu site? Será que o seu site está preparado para receber estas visitas?

Papel e importância da otimização de sites – SEO

Quando você resolve criar um site para sua empresa o seu objetivo inicial é que as pessoas conheçam seus produtos ou serviços através do site. A única forma de isso acontecer é por meio de novas visitas. Para que as pessoas conheçam sua empresa é preciso que elas entrem no site de sua empresa. Mas como uma pessoa que nunca ouviu falar de sua empresa pode chegar ao seu site? SEO entra nesta parte. Mais de 90% dos internautas utilizam buscadores para encontrar o que elas querem na internet. Estar na primeira página do Google significa ser uma das primeiras opções quando estas pessoas procurarem por algo que sua empresa oferece.

O diferencial do SEO está no fato de que o seu site passa a receber visitas de pessoas que antes não conheciam a sua marca, mas estão diretamente interessadas no produto ou serviço oferecido por sua empresa. Isso significa tráfego de qualidade ao seu site.

Exemplo: Sua empresa é uma floricultura em São Paulo. Após um trabalho de SEO o site de sua empresa seria um dos primeiros nos resultados de buscas efetuadas para: Flores, Floricultura, Floricultura em São Paulo, etc.

Em outras palavras… O papel do SEO é gerar tráfego de qualidade ao seu site. Levar o seu público alvo ao seu site.

Papel e importância do Web Analytics

Diferente do SEO o Web Analytics não se preocupa em dirigir trafego ao site, mas sim em melhorar a experiência de cada usuário dentro do site. A experiência do visitante dentro do seu site é o que realmente vai fazer diferença no momento da decisão de compra.

Será que o seu site está transmitindo segurança e profissionalismo aos seus visitantes? As cores usadas são realmente as mais indicadas para seu público alvo? Os visitantes conseguem navegar facilmente pelo seu site? As informações estão bem estruturadas dentro de suas páginas? Quanto tempo cada visitante permanece dentro do seu site? Estas são apenas algumas perguntas que você deve fazer se realmente quer tirar o máximo do seu site.

Fazer com que as pessoas achem o seu site no Google e cliquem no seu site é uma pequena parte do projeto. O que vai trazer retorno sobre seu investimento não são apenas visitas, mas sim visitas que geram lucro por meio do seu site.

O Google Analytics monitora o comportamento de cada visitante dentro do seu site. Verifica se ele está tendo o comportamento que você deseja que ele tenha e caso seja necessário, sugere mudanças afim de alcançar os objetivos do site. Seja qual for o objetivo que pretende alcançar com seu site; venda, solicitação de orçamento, contratação dos seus serviço. Um projeto de web analytics se preocupa em garantir que estes objetivos sejam alcançados quando um visitantes acessa seu site.

Conclusão

Convide quantas pessoas for possível para a festa, mas esteja preparado para quando os visitantes chegarem à sua casa. Não se esqueça que a experiência do visitante dentro do seu site é o que vai definir se ele vai ou não comprar seu produto/serviço.

Não deixe de investir na otimização do seu site, afinal do que adianta ter uma site totalmente preparado para as visitas se elas não aparecem. Mas também não deixe de se preocupar em melhorar a experiência dos visitantes dentro do seu site. Não adianta nada ter milhares de visitas se elas não geram lucro.

SEO e Google Analytics – A combinação perfeita para o sucesso do seu negócio.

Onde Saber Mais

O Curso de E-Commerce oferece regularmente o treinamento Google Analytics e Web Análise onde você conhece desde os fundamentos do Google Analytics até as técnicas mais modernas de monitoramentocomo, por exemplo, o monitoramento de redes sociais. Para conhecer mais sobre este curso acesse a página do Curso de Google Analytics e Web Análise.

SEO e Web Analytics – Uma Dupla Imbatível
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