Ser encontrado é o primeiro passo da venda

Ser encontrado é fundamental para o e-commerceSe um cliente entra na loja virtual e começa efetuando uma procura, duas coisas são certas: primeiro que existe o desejo de adquirir aquele produto e que se a oferta for tentadora é 99% de certeza que uma venda irá se concretizar. Logo podemos analisar que o fator mais importante neste processo todo é ter o produto procurado para conseguir aumentar o número de vendas realizadas.

Muitas vezes os termos para busca são digitados de forma errada pelo cliente, ou ainda se utilizam de nomes não incomuns (conhecidos também como nomes regionais), entre outras infinidades de variantes. Realmente conseguir mapear e configurar todas essas condições para uma busca é um processo extremamente trabalho e árduo. Por isso muitas vezes não é dada a devida importância.

Todavia existe uma maneira simples de se criar um processo que auxiliária o lojista no dia a dia, para que os próprios resultados de busca direcionassem as atitudes que devem ser tomadas. Simplesmente criando um gatilho dentro do sistema, que quando uma busca não encontrar resultado, essa mesma deverá ficar registrada com data e hora, para futura consulta pelo administrador. Dessa forma será possível verificar se o que está sendo procurado (produto) existe, porém no sistema é conhecido por outro nome. Somente será necessário adicionar esse termo as palavras-chaves dos produtos e na próxima busca a exibição de resultado será garantida.

No conceito que a loja virtual é uma prestadora de serviço com vendas de produtos atreladas, se detectado que muitos produtos procurados não fazem parte do catalogo online, existe duas opções: passamos a oferecer esse produto através do aumento de portfólio da loja ou direcionamos o cliente para outra loja (pode ser parceira ou não) que contenha o que está sendo desejado. Porque dessa forma estaremos na essência auxiliando o cliente a conquistar aquilo que almeja, é como se ele estivesse entrado em uma loja perguntado se existe um produto e não sendo possível atendê-lo, iremos direcioná-lo para o local onde com certeza encontrará. Dessa forma não estaremos perdendo uma venda e sim ganhando um cliente.

Ser encontrado é o primeiro passo da venda
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here