Serasa Experian lança indicador sobre tráfego no e-commerce

Serasa Experian lança indicador sobre tráfego no e-commerceA Serasa Experian lançou ontem (18/02) o Indicador Hitwise de e-Commerce, que divulga mensalmente a participação de visitas dos principais sites do grupo de categorias “Compras e Classificados” da ferramenta líder de inteligência digital. O indicador revelará qual é a posição dos principais players do mercado de e-commerce brasileiro, bem como as diferenças entre os rankings de todas as regiões do país. A novidade é muito bem vinda já que apesar da importãncia do comércio eletrõnico no Brasil, não temos ainda uma diversidade de fontes confiáveis sobre os dados do e-commerce.

“Com o crescente interesse dos usuários de Internet pelo comércio eletrônico, percebemos a necessidade de compartilhar mensalmente com a sociedade informações sobre a participação de visitas dos principais sites da categoria, o que reforça nosso compromisso com a provisão de informações de qualidade para acompanhamento de tendências da web e tomada de decisões por indivíduos e empresas. A ferramenta Hitwise permite observar de perto as movimentações dos usuários de Internet no país, sempre respeitando sua privacidade”, afirma Juliana Azuma, superintendente de Marketing Services da Serasa Experian.

Em fevereiro de 2013, o site Mercado Livre Brasil ficou em primeiro lugar no ranking do grupo de categorias “Compras e Classificados” da Hitwise, com 10,11% de participação de visitas. O site manteve a liderança em relação ao mesmo mês em 2012, quando ocupou o 1º lugar, com 10,96%.

O site Americanas ficou em segundo lugar na preferência dos usuários de Internet no país, com 4,80% de participação de visitas da categoria em fevereiro de 2013. Em fevereiro de 2012, o portal ocupava a mesma posição, com 3,29% de participação de visitas.

Serasa Experian lança indicador sobre tráfego no e-commerce

 O site Buscapé ficou em terceiro lugar no ranking do grupo de categorias “Compras e Classificados” em fevereiro de 2013, com 3,47% de participação de visitas.

Entre os top 10 ainda estão Dafiti (3,35%), Bom Negócio (3,05%), OLX (2,78%), Netshoes (2,74%), Shopping UOL (2,52%), Casas Bahia (1,87%) e Groupon Brasil (1,86%).

Em fevereiro de 2012, o 3º colocado no ranking foi Groupon Brasil (2,98%),  seguido de OLX (2,64%), Netshoes (2,54%), Dafiti (2,06%), Buscapé (2,05%), Magazine Luiza (1,97%), Bom Negócio (1,75%) e Casas Bahia (1,74%).

Fontes de Tráfego

Em fevereiro de 2013, as categorias de site que mais geraram tráfego para o grupo de categorias “Compras e Classificados” foram “Ferramentas de Busca”, com 27,29% do volume de acessos, Redes Sociais e Fóruns (17,52%), Sites de e-mail (6,15%), Lojas de Departamento (5,50%) e Recompensas e Diretórios (3,67%).

Já os sites do grupo de categorias “Compras e Classificados” geraram tráfego para os sites das categorias Redes Sociais e Fóruns (11,52%), Lojas de Departamento (9,06%), Ferramentas de Busca (8,08%), Recompensas e Diretórios (5,00%) e Classificados Automotivos (3,56%).

Distribuição regional

A região Sudeste tem 61,42% da participação de visitas aos sites do grupo de categorias “Compras e Classificados” no período de 12 semanas terminado em 02 de março, seguida da região Sul, com 15,17%, Nordeste, com 12,14%, Centro Oeste, com 7,74%, e Norte, com 3,53%.

No período, o Mercado Livre foi o primeiro colocado em todas as regiões, seguido pelo site Americanas.

O estado com maior participação de visitas aos sites do grupo de categorias “Compras e Classificados” no período de 12 semanas terminado em 02 de março foi São Paulo, com 36,90%, seguido do Rio de Janeiro, com 14,08%, e Minas Gerais, com 10,94%. O Paraná segue na quarta posição, com 6,69% de participação de visitas ao grupo de categorias no período, seguido de Rio Grande do Sul (5,65%), Santa Catarina (4,12%), Bahia (2,88%), Espírito Santo (2,72%), Goiás (2,25%) e Distrito Federal (2,22%).

Os cinco estados que menos tiveram participação de visitas à categoria no período foram Alagoas (0,32%), Tocantins (0,31%), Acre (0,17%), Amapá (0,12%) e Roraima (0,091%).

Veja abaixo o quadro completo de participação de visitas dos estados brasileiros ao grupo de categorias “Compras e Classificados” no período de 12 semanas terminado em 02 de março:

Indicador Hitwise da Serasa Experian de e-Commerce

Sobre o Indicador Hitwise da Serasa Experian de e-Commerce

O Indicador Hitwise da Serasa Experian de e-Commerce agrega-se à nova família de indicadores lançados pela Serasa Experian e que buscam contribuir para que a sociedade brasileira possa formar melhor entendimento a respeito da evolução do uso da internet no país. Além desse indicador, a Hitwise também divulga mensalmente indicadores que trazem o ranking dos buscadores preferidos pelos usuários de internet no Brasil, bem como as redes sociais mais acessadas.

Hitwise

A Hitwise é a ferramenta líder de inteligência digital da Serasa Experian que ajuda clientes a proteger e aumentar sua participação de mercado por meio da aplicação de dados de mensuração de internet. A Hitwise tem a maior amostra de usuários de internet do mundo – 25 milhões de pessoas, sendo 500 mil no Brasil -, que permite que clientes entendam o comportamento de seus consumidores e concorrentes na internet.

A Hitwise tem presença nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Hong Kong, Cingapura, Canadá, Brasil e China. Mais informações sobre a Hitwise estão disponíveis em www.hitwise.com e www.hitwise.com.br.

Avalie este artigo

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA