A integração de sistemas melhora o desempenho do e-mail marketing

Sabe aquela oportunidade escancarada, a tal bola quicando, a possibilidade que está caindo de madura e outras expressões populares que denotam que algo é bom e está à disposição para ser aproveitado? Não é raro nós, que estamos online 24×7 vermos estas ótimas oportunidades serem solenemente ignorados – por empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Já falamos sobre a integração do seu sistema de gerenciamento com as campanhas de e-mail marketing. E a prática que se vê pelo mercado é ignorar esta prática. A prática é: exportar a base de usuários em uma plataforma (administrativa da loja) e usá-la no sistema de e-mail marketing usado. Primeira questão: cria-se uma rotina de trabalho braçal e chato. A possibilidade de “comer bola” é alta. Segunda: você trabalha de forma nada inteligente.

O seu sistema com certeza tem uma visão mais completa do seu cliente que o seu e-mail, onde mora e sexo (por exemplo). Lá você sabe o que ele comprou, quais as avaliações de produtos em sua loja virtual (também exemplos). Um jornal que conquista um assinante sabe, depois de algum tempo, quando ele sai de férias. Porque não ser pró-ativo e oferecer a suspensão de assinatura ou redirecionamento dos exemplares antes do cliente entrar em contato? No segmento de serviços, clientes com muitos contatos no callcenter poderiam receber bônus ou ofertas relacionados.

Sistemas integrados oferecem novas oportunidades

No comércio eletrônico, as possibilidades da integração com o e-mail marketing são fantásticas: envios automáticos de e-mail para clientes que chegaram à página do check out, mas não concluíram a venda. Envios automáticos informando o término iminente do estoque de um produto pelo qual o cliente demonstrou interesse ao clicar neste item num e-mail marketing que recebeu. Para tudo isso são necessários sistemas integrados – com filtros e regras bem definidos, para evitar a trabalheira de exportar e importar dados permanentemente.

A integração (via API, por exemplo) não é necessariamente complicada. Mas demanda trabalho para adaptar o o sistema às suas necessidades. Assim, é imprescindível escolher uma boa plataforma de e-mail marketing levando em conta os recursos disponíveis via API e, principalmente, a qualidade do atendimento e suporte técnico. Com esses cuidados, evita-se estresse e o retrabalho de uma eventual substituição do fornecedor de e-mail marketing.

Fonte: ITWeb

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