O que é Taxa de Abertura de E-mail

O que é Taxa de Abertura de E-mail e como utilizá-la na otimização de campanhas de e-mail marketingA métrica conhecida como taxa de abertura de e-mail resulta do total de contatos que visualizaram a mensagem dividida pelo número total de emails que foram entregues, excluindo os bounces e remoções. Basicamente, uma taxa de 30% de emails abertos significaria que, de cada 100 emails entregues, trinta foram visualizados.

Spam NÃO, obrigado!

É natural que o envio de newsletters que não solicitamos receber nos aborreça. Obviamente que não as vamos ler até porque muitas delas são filtradas pelo Outlook, Gmail, Hotmail, Yahoo, etc…que como é óbvio não pactuam com este tipo de práticas.

E mesmo que nunca tenham recebido SPAM (o que será praticamente impossível) o mais provável é que já tenham recebido newsletters, para as quais embora se tenham inscrito, contenham assuntos que não vos interessam minimanente.

Fatores determinantes da taxa de abertura de e-mails

Mesmo que insconcientemente, enquanto receptores de newsletters, é inevitável que façamos uma análise que nos leva a optar por aquele (s) emails que efetivamente despertaram o nosso interesse e que têm os aspectos que passarei a apresentar:

Remetente

A reputação da marca é o primeiro fator que influencia a confiança do subscritor para abrir o email (essencial que o domínio seja o da marca, por exemplo info@e-goi.com)

Assunto do E-mail

Certamente já visualizou emails com assuntos com este tipo de abordagem (Aproveite já!! – Desconto de x% – Não perca!! – MELHORES PROMOÇÕES!!!!). Continua a ter interesse nestes emails?

Se for remetido por uma marca de confiança talvez dê o benefício da dúvida…mas a verdade é que esta abordagem se constitui cada vez mais como um erro porque já a encaramos com desconfiança.

Segmentação

É óbvio que segmentar a nossa base de dados nos ajuda a concentrar os nossos esforços naqueles que verdadeiramente vão querer abrir e ler aquilo que temos para lhes enviar! Enquanto apreciador de futebol gostaria que a newsletter de uma marca de desporto que recebo me enviasse exclusivamente conteúdos e ofertas sobre essa modalidade.

Se a marca insistir em enviar-me material de ciclismo, golfe e natação tudo numa newsletter o mais natural será acabar por me desinteressar…não é verdade? E você?

Test & Learn

Julgavam que havia uma fórmula de sucesso para o email marketing? Lamento informar-vos…não há! Na mesma área de negócio, a forma como regiamos às newsletters que recebemos pode variar em função dos fatores aqui já referidos. Para o ajudar, existem ferramentas que permitem automatizar esse teste como os ensaios de campanha ou split testing.

Algumas referências sobra a taxa de abertira de e-mails

Para vossa referência, segue uma análise a diversas áreas de negócio com as respectivas médias:

Imobiliárias

  • Taxa média de abertura: 7%
  • Variação de 5% – Base de 2% e topo de 12%
  • Taxa média de Cliques: 14%
  • Variação de 5% – Base de 9% e topo de 19%

Alimentação

  • Taxa média de abertura: 19%
  • Variação de 5% – Base de 14% e topo de 24%
  • Taxa média de Cliques: 21%
  • Variação de 5% – Base de 16% e topo de 26%

Editoras e Livrarias

  • Taxa média de abertura:13%
  • Variação de 7% – Base de 6% e topo de 20%
  • Taxa média de cliques:15%
  • Variação de 7% – Base de 8% e topo de 22%

Bares e Restaurantes

  • Taxa média de abertura:25%
  • Variação de 7%, base de 16% e topo de 30%
  • Taxa média de cliques:14%
  • Variação de 9%, base de 5% e topo de 23%

Automóvel

  • Taxa média de abertura: 24%
  • Variação de 5%, base de 19% e topo de 29%
  • Taxa média de clique:19%
  • Variação de 5%, base de 14% e topo de 24%

Comércio e serviços

  • Taxa média de abertura:9
  • Variação de 2%, base de 7% e topo de 11%
  • Taxa média de clique:14%
  • Variação de 2%, base de 12% e topo de 16%

Meios de comunicação

  • Taxa média de abertura:13%
  • Variação de 6%, base de 7% e topo de 19%
  • Taxa média de clique:16%
  • Variação de 6%, base de 10% e topo de 22%

Por Hugo Pascoal

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