A TelexFree é uma pirâmide?

A TelexFree é uma pirâmide?
A TelexFree é uma pirâmide?

Uma polêmica vem tomando conta dos noticiários nos últimos dias. Será que a TelexFree é uma pirâmide? Não é uma polêmica nova, já que há algum tempo existem diversas opiniões divergentes sobre a empresa circulando pela Internet, mas após a decisão da juíza Thaís Khalil, do Acre, que suspendeu as atividades da empesa, o burburinho ficou ainda maior.

No último Domingo, em reportagem exibida pelo Fantástico, a TelexFree foi alvo de críticas e também defendida por alguns  que participam do programa.

Como funciona a TelexFree

O funcionamento da TelexFree é bem simples. Ela vende um software que permite ligações nacionais e internacionais para mais de 40 países. O valor do plano é de US$ 49,90, que dão direito a três mil minutos de ligação.

O programa, que é semelhante ao Skype e outros gratuitos a disposição de qualquer usuário da Internet, em versões que em alguns casos possuem taxas para uso de recursos Premium, que são pagos em um sistema pré-pago, com o um celular.

A empresa possui também um programa de afiliados para quem quiser anunciar ou revender o programa na internet. Só, que ao contrário dos programas de afiliados que estamos acostumados a ver na Internet, onde a afiliação é gratuita, no caso da TelexFree, é necessário pagar uma taxas de adesão de no mínimo R$ 600.

O participante desse programa possui duas opções. Ele pode atuar simplesmente publicando  anúncios da TelexFree na internet e faturar uma comissão ou então, recrutar outras pessoas também dispostas a divulgar e revender o produto. É ai que mora o problema.

Ministério Público investiga a prática de pirâmide

O Ministério da Justiça investiga se esse mecanismo é o esquema conhecido como pirâmide financeira, que é contra a lei.

“Uma pirâmide ocorre quando a remuneração das pessoas que estão no topo depende da entrada de novos investidores, novos consumidores. Chega um momento em que a pirâmide não é mais sustentável. Há indícios de que a promessa de ganhos, lucros, depende da entrada de novos consumidores”, explica Amaury Oliva, do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.

Um dos diretores da TelexFree,  Carlos Costa, nega que o programa seja uma pirâmide. “Uma pirâmide financeira é só dinheiro por dinheiro. É só adesão, não tem produto, não envolve serviço, não envolve nada. Só ganha dinheiro na nossa companhia aquela pessoa que comercializa os nossos produtos”, afirmou ele.

Muitas opiniões e confusões

Afinal de contas, o programa da TelexFree é uma pirâmide? Isso varia de acordo com quem argumente, mas o fato é que se formos considerar apenas a questão do formato de negócio online, o programa é nada mais nada menos que um programa de afiliados como outro qualquer, com a diferença que é preciso pagar para entrar.

Do ponto de vista legal, parece que é isso que está provocando toda essa polêmica. Muitos outros programas de afiliados possuem a opção de ganho por afiliações de segundo e terceiro nível, mas não cobram qualquer tipo de taxa de adesão.

Fica a dúvida. A TelexFree é ou não uma pirâmide? Deixe seu comentário e vamos tentar esclarecer essa questão.

Avalie este artigo

13 COMENTÁRIOS

  1. A TelexFree com certeza tem a finalidade e o conceito de uma pirâmide, o seu produto não é viável, vide que Skype, WhatsUpp, Viber e tantos outros são gratuitos na web. O problema se chama TAXA, e no contrato, quem leu com atenção, depois de um ano você “perde” sua rede, ou paga e perde somente 20%. Isto é retroalimentação, e digo, muito inteligente.

    A intenção é que em cinco anos você perca toda a sua rede que formou no primeiro ano, 80% do segundo, 60% do terceiro, 40% do segundo e 20% do ano anterior.

    Segue aí o incentivo para que os novos cadastrados invistam cada vez mais e tirem de ondem não têm.

    Mas, a ganância é difícil de curar uma vez aflorada. Perde-se a noção do óbvio.

  2. A partir do momento que vc tem que pagar uma TAXA para entrar ja perdeu TOTAL a definição de programa de afiliados!

  3. Parece mais marketing multinivel que piramide, não?

    Se fir, não é ilegal. E compra quem quer, ninguem poe uma arma na cabeça das pesssoas…. Para mim, por exemplo, ofereceram e eu recusei. Simples assim!

  4. Tentem ver porque surgiram essas acusações, porque esta quebrando a economia do ACRE. parem de pensar somente em si e pensem no coletivo, um negocio assim não se sustenta por muito tempo, não existe dinheiro fácil.

  5. É óbvio que é uma pirâmide, e o picareta do Carlos Costa sabe disso porque já partcipou de outras empresas em formato de pirâmide que quebraram com um ano e meio, porém com o erro aprendeu e fez uma pirâmide desta vez retroalimentada, com contratos de 1 ano para que novamente o dinheiro da anuidade volte a alimentar a pirâmide e a empresa ganhe sobrevida.

    Esquema a mais de 100 anos conhecido pelo esquema de Ponzi volta com nova roupagem. Na Albania foi capaz de quebrar a economia e ao país. Muita dó de quem está envolvido e defende essa quadrilha.

  6. Não acho que seja piramide não. Eu participo e ganho meu dinheiro honestamente. Vendo um programa bom que tem feito muita gente economizar.

    Sou bandida por causa disso?

    • Se você induz as pessoas ao erro não esta tendo uma atitude correta.

      Se isso não funciona, é claro que é um golpe!

    • Vamos ver até qdo vai este “honestamente” 😀 vai… vai contanto os dias nos dedos pq ja ja o rotulo de pilantra ta caindo nos seus ombros por todos em q vc meteu nesta furada, o negocio em si não se sustenta qq pessoa com o um nivel de instrução que seja consegue ver isso, o pior é a tentativa de se defender, tenha dó

  7. Esse é um dos maiores golpes que já foram dados na Internet no Brasil.

    Tem gente até pegando dinheiro emprestado em banco para entrar nessa barcaça furada! Não viram aquela mulher no Fantástico?

    Sai que é fria!

  8. Isso é uma armação das telefônicas e da Globo!

    Elas tão com medo da TelexFree pegar parte do mercado delas porque oferece ligação mais barata que qualquer uma delas por ai.

    • Não é só a Globo não! A Record exibiu uma reportagem contra a TelexFree hoje a noite também.

      As empresas de telefonia compraram elas todas para falar mal de uma empresa que está dando o sustento de muitas famílias!

DEIXE UMA RESPOSTA