Três tendências fundamentais do mercado móvel do Brasil que você precisa conhecer

Três tendências do mercado móvel do Brasil
Tendências do Mercado Mobile Brasileiro

Uma pesquisa recente entre profissionais de marketing norte-americanos realizada pela Aquent e pela Associação Americana de Marketing revelou que 82% deles pretendem concentrar seus esforços mais intensamente na publicidade móvel em 2013. Nenhuma outra tática — entre as quais o uso de redes sociais, marketing de busca, automação de marketing, webcasts e outras — tiveram uma pontuação tão alta na pesquisa.

Embora nenhuma pesquisa semelhante tenha sido realizada entre profissionais de marketing brasileiros, é óbvio que o mercado móvel merece uma atenção especial. Por que? Em primeiro lugar, os brasileiros compraram cerca de 16 milhões de smartphones em 2012 e comprarão outros 21 milhões em 2013. Segundo projeções do IDC, o Brasil será o quinto maior mercado de smartphones do mundo em 2013, pouco à frente da Índia e atrás apenas dos Estados Unidos, China, Reino Unido e Japão. Além disso, as assinaturas de banda larga móvel cresceram 45% no Brasil em 2012, 67 milhões de brasileiros terão acesso à internet móvel em 2013 e mais de 5 milhões de tablets serão vendidos no país este ano.

Esses dados indicam claramente que a adoção de dispositivos móveis e da internet móvel apontam para um público significativo que anunciantes, publicitários e profissionais de mídia não podem se dar ao luxo de ignorar.

As principais tendências do mercado móvel brasileiro

Para ajudar a moldar abordagens que podem ser adotadas em campanhas móveis, decidimos destacar três tendências fundamentais observadas no mercado móvel do Brasil.

Tendência no. 1 – Na segmentação de campanhas no Brasil por sistema operacional, é importante lembrar que o Android é o mais usado
A despeito da popularidade do iPhone e de produtos da Apple em todo mundo, uma pesquisa realizada pela empresa Kantar Worldpanel em outubro de 2012 indicou que o sistema iOS só tinha uma fatia de mercado de 0,4%. O sistema operacional mais usado em smartphones no Brasil parece ser o Android, com uma fatia de mercado de 56%, seguido pelos sistemas Nokia (31,5%), Windows (4%) e RIM (2,7%).

Tendência no. 2 – Os brasileiros desejam ter acesso a conteúdo livre por meio dos anúncios que recebem em seus dispositivos móveis
A empresa Nielsen concluiu recentemente uma pesquisa sobre consumidores móveis em todo o mundo intitulada Mobile Consumer: A Global Snapshot. Dez países foram estudados, entre os quais Brasil, Estados Unidos, Índia, Austrália, Rússia, Itália e Reino Unido. Essa pesquisa sugere que os brasileiros recebem um número razoável de anúncios em seus celulares (62% dos proprietários de smartphones no Brasil recebem pelo menos um anúncio móvel em seus aparelhos todos os dias) e que são receptivos a eles. Os resultados da pesquisa indicam o seguinte:

  • 50% dos brasileiros não têm nada contra anúncios móveis, desde que eles lhes permitam acessar conteúdo de graça
  • 44% dos brasileiros gostam de anúncios que contêm informações geograficamente relevantes baseadas no local onde se encontram
  • 54% dos brasileiros afirmam que são mais propensos a clicar em um anúncio móvel se essa ação não levá-los para fora do aplicativo para outro site
  • Embora 38% dos brasileiros tenham afirmado que são mais propensos a clicar em anúncios móveis simples de texto, um percentual maior (41%) afirmou que é mais propenso a clicar em anúncios que incorporam elementos multimídia

Tendência no. 3 – Os jogos, as redes sociais e os mapas são meios fundamentais para se alcançar os brasileiros por meio de dispositivos móveis
A mesma pesquisa da Nielsen revelou também que 68% dos brasileiros usuários de smartphones preferem usar aplicativos de jogos em seus aparelhos, enquanto 67% preferem usar aplicativos de mídias sociais. Mapas (51%) e vídeos/filmes (45%) também são aplicativos populares entre brasileiros usuários de smartphones, entre outros. Ciente dessa propensão, a US Media Consulting começou, em 2012, a representar o SongPop — um jogo musical popular para Android, iOS e Facebook — no Brasil. Como esperado, geramos um ROI robusto para diversos anunciantes.

Fonte: Brasil Link

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