Sobram vagas de emprego no e-commerce




Sobram vagas de trabalho no comércio eletrônico

Sobram vagas no e-commerce para profissionais qualificados. Parece inusitado mas é a pura verdade. Vagas no e-commerce existem e inclusive sobram, o que não existe são profissionais qualificados para ocupar estas vagas. Resultado, a remuneração dos profissionais qualificados entrou em uma escalada ascendente. Embora o tempo de formação de um profissional nesta área seja relativamente pequeno, o que não se vê é investimento que atenda a crescente demanda do mercado. Segundo alguns empresários está cada vez mais difícil encontrar profissionais para administrar uma loja virtual. A reclamação é geral.

As perspectivas para o comércio eletrônico no Brasil são muito animadoras. Em 2008 o crescimento foi de 30% e em 2011, apesar da crise os resultados foram vendas com incremento de 30% no volume total. Para 2012 espera-se números ainda maiores em função da queda dos preços dos computadores pelas sucessivas quedas do dólar e dos programas de inclusão digital patrocinados pelo Governo. A entrada da classe C no mercado consumidor certamente vai representar um novo estímulo nas vendas, e com o fim da crise mundial então, fica desenhado um cenário mais do que favorável ao desenvolvimento do e-commerce no Brasil.

Uma das soluções encontradas pelos pequenos e médios empresários tem sido a formação interna destes profissionais através de cursos de especialização na área de e-commerce. É uma solução eficaz e que não custa tanto assim sendo certamente bem mais barata do que fechar o e-commerce por insuficiência no treinamento dos funcionários. Estes cursos de e-commerce são de curta duração e exigem que o aluno já possua algum conhecimento de informática e Internet. O profissional de administração e gerenciamento de e-commerce não precisa ser um programador uma vez que sua função de gerência do sistema é identificar necessidades e ai sim repassá-las para o pessoal da área técnica que então buscará a solução mais indicada. O necessário para um administrador de lojas virtuais é conhecer todos os processos que envolvem  o e-empreendedor na criação da loja virtual, na realização das vendas on-line e também nas diversas opções para sua divulgação.

Os cursos de e-commerce despontam como a melhor opção para a formação de mão de obra especializada no momento. Geralmente ministrados por consultorias nesta área, estes cursos conseguem em um curto espaço de tempo, passar uma boa idéia sobre o dia-a-dia de uma loja virtual.

Mas não é só para os funcionários que estes cursos são válidos. O próprio empresário ou todas as pessoas que desejam ingressar no mundo do comércio eletrônico devem sim participar deste tipo de treinamento justamente para ter uma visão geral do negócio e assim poder identificar no seu dia-a-dia as oportunidades de negócios que aparecem. Para quem ainda está estudando, os cursos de e-commerce funcionam como uma base para futuras especializações.

Segundo Josiane Osório, consultora de comércio eletrônico do Curso de E-Commerce, “O problema do mercado já não é mais o da não existência de bons sistemas para a criação de um comércio eletrônico como acontecia há algum tempo atrás e sim à falta de profissionais qualificados para o gerenciamento e administração destes sistemas”. Esse é um problema já sentido por outros segmentos do mercado como alguns setores da indústria como o calçadista e na área dos serviços de hotelaria entre outros. Ainda segundo Josiane, “A demanda por este tipo de profissional está tão grande que nós tivemos que antecipar o lançamento dos nossos cursos para suprir às necessidades da nossa própria clientela de consultoria e a resposta foi, turmas lotadas.”.

O fato é que poucos setores encontram um cenário tão favorável para os próximos anos como o do comércio eletrônico e para sustentar este desenvolvimento é necessária a capacitação de mais profissionais especializados nesta área seja através da grade curricular normal nas faculdades ou através de cursos extracurriculares. Cabe ao empresariado estar preparado e preparar também seus funcionários para esta nova realidade do comércio e aos estudantes um bom planejamento em sua formação para poderem ter mais facilidade de colocação no mercado.

Blog do E-commerce

Blog do E-commerce

Os artigos publicados pela Redação do Blog do E-commerce são coletados na Internet ou enviados por nossos colaboradores e não necessariamente representam a opinião de nossa equipe. Nosso objetivo é o de fornecer os mais variados pontos de vista para profissionais e empreendedores do comércio eletrônico e marketing digital.
Blog do E-commerce

@

Couldn't fetch latest tweet.
Blog do E-commerce
GD Star Rating
loading...
Sobram vagas de emprego no e-commerce, 10.0 out of 10 based on 1 rating

Artigos Relacionados:

Vantagens do Atendimento Online
Vantagens do atendimento online Com o crescente n...
Como melhorar seu site de compras coletivas
Como melhorar seu site de compras coletivas Muita...
FIA diz que inflação já afetou o comércio eletrônico
FIA diz que inflação já afetou o comércio eletrôni...
O fenômeno do Showrooming
O fenômeno do Showrooming Recentemente, consu...

18 Comentários

  1. Julio disse:

    Ola!

    Meu nome é Julio. Sozinho desenvolvi e criei um portal de compras de produtos inovadores; contratando os respectivos servicos para implantação da plataforma. Sou formado em Marketing; e estou agora a procura de emprego na area. Gostaria de saber qual o melhor canal para encontrar estas oportunidades.

    Desde ja agradeco!

  2. André disse:

    Olá,

    Meu nome é André, tenho muito interesse em ingressar na área de comercio eletrônico, tenho conhecimento básico, pois já participei de um projeto de e-commerce, porém não conheço nenhuma escola que ofereça o curso. Se alguém souber, poderia me indicar por favor ?

  3. pantanal disse:

    Amigos achei super interessante esta matéria, gostaria de saber se tem como fazer este curso pela internet?

  4. No site do Curso de E-Commerce você poderá encontrar uma seção onde são divulgadas ofertas de trabalho nessa área. O endereço é http://www.cursodeecommerce.com.br/vagas

    Um grande abraço

    Rodrigo Lima

  5. Carlos disse:

    Acredito que seja tudo muito recente ainda. O varejo online e todo o e-commerce tem uma dinâmica completamente diferente do convencional. Tive a oportunidade de ingressar cedo nesse mercado, alguns anos após o Submarino.com iniciar suas atividades. Fui gestor do Submarino e após a fusão, fui gestor das 3 marcas (Submarino, Americanas e Shoptime).

    Me mudei para Curitiba, e acabo tendo um mercado bem vasto na região, pois não existe mão de obra, nem conhecimento sobre o assunto. Identifico que não são dúvidas pontuais, são dúvidas em relação a toda a operação.

    Os cursos podem colaborar, mas não substituem know-how e experiência, portanto acho que por ser tudo muito novo, ainda levaremos alguns anos para ter um mercado de profissionais efetivamente aptos ao e-commerce.

  6. Rafael Berto disse:

    O consultor de E-commerce deve se especializar não apenas no e-commerce, tem que conhecer também as ferramentas para tornar seu trabalho mais fácil. Deverá adquirir conhecimentos de SEO, Marketing, Analise de dados. Por isso não concordo que a formação de um especialista em e-commerce seja uma tarefa fácil. Administrar um e-commerce pode até parecer simples, mas tornar o negócio rentável não é. Vejo diversas pessoas fazerem cursos para montar e-commerce que resolvem se arriscar nesse mercado, e no mesmo, acabam fechando seu negócio. Estude muito antes de se aventurar nessa área.

    Essa é minha recomendação.

    Rafael Berto

  7. patricia nonato disse:

    eu trabalho com ecommerce há tres anos administrando loja virtual. a experiência veio no dia a dia, como melhorar, o que melhorar, a administração do site num todo. é dificil ainda encontrar cursos especificos nesta área. encontrei alguns que estou me programando para fazer para obter maior conhecimento e certificações, por exemplo: SEO, Marketing Digital, Redes Sociais, Gerente de ecommerce, etc… Para dar um upgrade no currículo. Acho que este é o caminho.

  8. Francisco disse:

    Seria legal vocês divulgarem quais empresa e vagas existem na área.

  9. Thiago Fortunato disse:

    sou programador junior e tenho muito interesse na parte de gerencia de e-commerce, queria saber alguns grandes nomes no sul do país como referência de estudo.

  10. helena disse:

    como e onde estudar ?
    ja q nao vejo muita divulgacao de centro de treinamentos para essa area…e sei q é tendencia e-commerce…nao só para gerenciar, mas tb para mkt e epesquisa de mercado .

  11. Me chamo Edson e estou abrindo uma empresa de forma diferente, a idéia é abrir a empresa tendo como base idéias, conselhos, experiências de outras pessoas. Como? Através do twitter. Até o momento, de concreto que a empresa será uma loja virtual, fora isso, está tudo em aberto, a empresa não tem nome, não tem cnpj ainda. Será definido os rumos da empresa através do twitter em conjunto com outras pessoas, será definido o mercado onde atuaremos, o nome da empresa, o plano de negócios, enfim todas as etapas de uma empresa, seria uma honra para mim, contar com o conhecimento e experiencia dos senhores, creio que será interessante também para alunos de administração de empresas ter uma noção mais prática se iniciar um negócio do zero. Um grande abraço, o endereço é twitter.com/abrindoempresa.

    Edson Luiz Pocahi

  12. Paul Araújo disse:

    Sou Supervisor de e-commerce em uma empresa aqui em Salvador-BA, o difícil por aqui é encontrar empresas realmente comprometidas em implantar o e-commerce. Os empresários são um tanto receosos quanto ao investimento necessário (mesmo sendo pequeno) e não aproveitam o cenário atual do e-commerce no Brasil para explorar e crescer…

  13. Marcondes disse:

    Minha empresa já treinou alguns funcionários para nossa loja virtual e o resultado foi realmente uma boa resposta em termos de vendas. O grande problema é a dificuldade de encontrar os cursos, pois a maioria deles está difuso dentro da programação de cursos mais abrangentes.

  14. Luciana Bastos disse:

    Olha, tá faltando gente mesmo. Aqui na empresa, e gente geralmente encaminha o pessoal que vai operacionalizar a loja virtual para treinamento porque no mercado não se acha nem com reza forte.

Deixe um Comentário

 

Leia o post anterior:
Gerente de E-Commerce – A Profissão do Futuro

Gerente de E-Commerce - A Profissão do Futuro Uma pesquisa recém-concluída pelo Profuturo (Programa de Estudos do Futuro) da FIA...

Fechar