Use o Analytics para rastrear suas transações

Google Analytics e PagSeguroO Google Analytics é uma solução de análise da web que fornece a você visibilidade do tráfego e da eficiência do marketing do seu site. E, sim, é possível usar esta ferramenta para descobrir detalhes importantes sobre o funcionamento do seu negócio na rede. Muitos dos usuários do PagSeguro  “reclamam” da “falta de integração” com o Analytics.
Primeiro ponto: o Google Analytics tem que ser configurado para acompanhar o que você deseja ver. Ele não se integra automaticamente a nada – esta é sua vantagem. Você personaliza o sistema para acompanhar resultados, objetivos, fontes de tráfego.
Em primeiro lugar, sempre vale consultar os tutoriais do próprio Analytics – infelizmente, todos em inglês, por enquanto, ou fazer um curso de web análise. O primeiro passo é definir, logo no perfil do site, que, sim, trata-se de um site de e-commerce – e instalar o código na página de feedback de cada produto.

Google Analytics e PagSeguro

Essa configuração abre um grande leque de possibilidades de análises das taxas de conversão – sob diversos fatores de influência, como: keywords, fontes de tráfego, categorias do próprio site e até mesmo o layout das páginas de produto (se forem realizados testes) – o que a torna essencial para a otimização do site quanto às suas conversões.
Além desta configuração “básica” – que exige um tanto de conhecimento, convenhamos – também é possível fazer uma configuração específica tanto no retorno automático como numa URL de retorno do formulário do pagamento (o ideal é implementar em ambas). Para isso, o processo é relativamente simples: depois de ativar o retorno automático, acrescente ao final da URL o código /?utm_nooverride=1. Depois disso, basta criar um “goal” (objetivo) no painel do Google Analytics e acompanhar seus resultados.
Isso é o básico do básico. Para aprender, nada como fazer um bom curso de Google Analytics, ler muito os tutoriais da ferramenta e assistir aos vídeos disponíveis para aprofundar seu conhecimento.

Fonte: Blog do PagSeguro

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here