10 dicas para otimização de Landing Pages

Dicas para otimização de Landing Pages

10 dicas para otimização de Landing PagesO processo de otimização de Landing Pages é talvez um dos mais críticos em uma campanha de marketing digital e a existem algumas técnicas que podem ajudar em muito a maximizar o retorno dessas páginas.

O processo de otimização de Landing Pages depende de diversos aspectos, que vão do layout da página até a realização de testes em diferentes situações. É por isso que em nosso curso de Introdução ao Marketing Digital enfatizamos a necessidade do profissional de marketing digital conhecer pelo menos os conceitos das diversas áreas do marketing online, como SEO e principalmente, nos processos de otimização, o Google Analytics.

Título atraente e complementar

O Título principal da sua Landing Page deve ter uma mensagem atraente e funcionar como uma complementação da mensagem do seu anúncio no AdWords, resultado de SEO, newsletter, Facebook Ads ou seja lá qual foi o meio utilizado para divulgar sua mensagem. A Landing Page funciona como uma complementação da mensagem inicial, uma área de argumentação mais elaborada sobre a ação que você deseja que o visitante tome.

Headings Objetivos

Os sub-títulos da Landing Page devem ser diretos e objetivos. Eles devem seguir uma sequência lógica na sua argumentação já que você deseja conduzir de forma rápida o visitante para o seu Call To Action. A mensagem deve estar bem clara, ser incisiva, e por que não dizer taxativa.

Estrutura e gramática impecáveis

No processo de argumentação desenvolvido nas Landing Pages estamos trabalhando com o convencimento e confiança. Portanto, erros não são admissíveis, sejam eles de estrutura ou gramática. Crie uma Landing Page clean e gramaticalmente perfeita, afinal de contas, você não vai querer deixar que um detalhe desses comprometa a confiança que você está tentando passar em relação ao produto ou serviço oferecido.

Não abuse dos links

Tente manter na página somente links para informações complementares indispensáveis. Muitas Landing Pages são criadas até mesmo sem o menu de navegação do site ou loja virtual, justamente para não criar muitos pontos de fuga e focar a atenção do usuário nas ações propostas no corpo da página.

Mantenha tudo acima da primeira dobra

Toda a mensagem da sua Landing Page deve estar concentrada preferencialmente acima da primeira dobra da página – antes da primeira rolagem de página. As pesquisas mostram que mais de 50% dos internautas não fazem a rolagem da página e por isso, o espaço superior é considerado uma área nobre da sua página de destino.

Use um Call To Action forte

Nada de sutilezas no seu Call to Action. Ele precisa ser incisivo e imperativo. Essa é uma forma de reforçar a confiança do visitante em relação à sua argumentação. Se você acredita no produto ou serviço, sua recomendação deve ser direta e firme. Expressões como Compre Agora Mesmo ou Faça Já o Seu Cadastro funcionam bem melhor do que expressões que não passam tanta firmeza ou deixe espaço para questionamentos.

Não se esqueça que a maioria das ações na Internet são movidas pelo impulso, portanto, se existe uma coisa que você não tem na sua Landing Page é tempo!

Escolha fotos contextualizadas

O ditado que diz “Uma boa imagem vale mais que mil palavras” se aplica também ao processo de otimização de Landing Pages. Uma boa imagem para sua Landing Page pode aumentar em muito a sua taxa de conversão. Se puder dar a opção para outras fotos sem perder o foco da conversão, melhor ainda.

Destaque o Call To Action e o Botão

Como em uma página de detalhes da loja virtual, a Landing Page também deve destacar o Call to Action e também o botão de ação. Esses dois elementos devem estar acima da primeira dobra e em um lugar de destaque. Como no e-commerce, efetue testes A/B com o botão em diversas posições, diversos tamanhos e cores.

Não se esqueça do SEO

Dependendo da campanha, a Landing Page é criada provisoriamente e depois é excluída do site. Isso pode prejudicar seu ranking no Google se for feito em grande quantidade e as devidas medidas não forem adotadas. Faça com que estas páginas tenham as meta tags No Index e No Follow para evitar problemas de SEO. no caso do AdWords, otimize a página para que gere um impacto positivo no Índice de Qualidade do Anúncio. O SEO para e-commerce tem também uma participação no processo de otimização das páginas de destino.

Faça testes entre versões diferentes

Depois de otimizados os fatores internos da Landing Page é hora de testar a ceitação e preferência do público. É ai que entra o Teste A/B da Landing Page. Crie versões diferentes da página e busque formatações que apresentem uma taxa de conversão maior. Nem sempre nossas ideias são vistas da mesma forma pelos visitantes da sua loja virtual. Teste diferentes cores, tamanhos e localizações para o botão do Call to Action, por exemplo.

Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-commerce

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