Estratégias de marketing para social commerce

Com a disseminação do uso das mídias sociais é cada vez mais importante ter uma estratégia de marketing para social commerce já que este canal de venda vem ganhando cada vez mais expressão no cenário dos negócios online.

Ter uma presença ativa e bem estruturada nas redes sociais vem se tornando um diferencial entre os diversos players do e-commerce brasileiro e agora também desperta a atenção de pequenas e médias empresas que não querem ficar longe desse mercado.

O crescimento do social commerce, principalmente depois da pandemia de COVID-19, vem sendo notado no mundo inteiro, e por isso se você ainda não está presente neste segmento do marketing digital, é hora de se apressar.

São milhões de pessoas a espera da sua loja virtual nas redes sociais, mas você só conseguirá atingir esta audiência, com boas estratégias de marketing para social commerce.

As principais estratégias de marketing para Social Commerce

Abaixo listamos algumas estratégias de marketing para social commerce que vão ajudar você a estruturar sua campanha de marketing nas mídias sociais.

São conceitos básicos que muitas das vezes são esquecidos pelas empresas em busca de exposição nas mídias sociais a qualquer custo. Não pode ser assim. Social Commerce é acima de tudo uma história de construção de relacionamentos.

O planejamento prévio é fundamental

Trabalhar com estratégias de marketing para social commerce vai exigir de você muito planejamento e coordenação entre as diversas ações de marketing que você deverá empreender.

Por isso é importante que você tenha muito critério na hora de selecionar as plataformas onde irá atuar e ter um plano de marketing para redes sociais que integre todas estas plataformas, para potencializar as ações executadas nelas.

Para que suas estratégias de marketing para social commerce trabalhem de forma bem afinada, você precisará também desenvolver estratégias específicas para cada plataforma, levando em consideração os recursos que elas oferecem.

Por exemplo, desenvolver uma estratégia de marketing no Instagram, é completamente diferente de uma estratégia de marketing no Facebook, pois os comportamentos do público e recursos oferecidos pelas plataformas são diferentes.

Entenda Por que as pessoas usam as mídias sociais

As principais razões que as pessoas usam as redes sociais são para passar o tempo e se divertir.

Por esta razão, as empresas devem concentrar a maior parte de seus esforços de mídia social sobre a utilização do entretenimento para construir a retenção de clientes e aquisição.

As empresas também podem aproveitar aqueles que usam as mídias sociais para se comunicar ou se expressar através da construção de uma comunidade online para manter conversas.

Produza conteúdo realmente relevante

As estratégias de marketing para social commerce têm como um de seus principais pilares a produção de conteúdo relevante, fundamental para qualquer ação de Inbound Marketing.

Por isso, antes de qualquer coisa, pense no tipo de conteúdo que você irá produzir para fundamentar suas estratégias de marketing para social commerce.

Para saber mais sobre esta parte tão importante do processo, recomendamos que você leia o artigo Como Criar Conteúdo Para Redes Sociais.

Construir relacionamentos com influenciadores

São essas pessoas com  que você deve concentrar a maioria de seus esforços construir relacionamentos.  Também não há razão para limitar o diálogo e debates em social media.

Influenciadores têm muitos endereços de e-mail listados em seus blogs, para que você possa contatá-los diretamente.

Uma vez que você construiu relacionamentos com influenciadores, receber atenção em redes sociais é relativamente fácil.

Seja compartilhável

É pouco provável que muitas pessoas voluntariamente compartilhem páginas de produtos de seu e-commerce. Eles são muito mais propensos a compartilhar posts divertidos e interessantes, vídeos e imagens.

Isso deve reforçar a ideia de que a mídia social não deve ser pensado como um canal de vendas. É muito mais útil como um “primeiro contato” canal e como um canal de retenção de clientes.

O que é compartilhável?

    • Informação nova que é interessante, surpreendente e original
    • Qualquer coisa que faz as pessoas rirem
    • Belas imagens (estes especialmente bem em Pinterest)
    • Mensagens que reforçam uma visão de mundo (às vezes isso significar posicionamento)
    • O conteúdo que vem em pedaços do tamanho de uma mordida e então são fáceis de absorver

Vá onde a comunidade está

A primeira pergunta que os profissionais de marketing online deve estar se perguntando onde a sua comunidade está? Não importa onde você está na indústria, há um lugar online, onde uma conversa está acontecendo sobre esse assunto.

Seu primeiro trabalho é encontrar essa comunidade. Pode ser um grupo de discussão no Facebook, mas pode facilmente ser um fórum, que pode parecer antiquado, mas se é o lugar onde o seu público alvo está, que é onde você deveria estar.

Entenda conversões diretamente de mídia social raramente acontecem

Os consumidores não usam as mídias sociais para interagir com você. Eles usam isso para se divertir e interagir com seus amigos. Você não quer usar as mídias sociais como seu principal meio de comunicação com os consumidores.

A mídia social é por contato casual. Redes como Facebook, na verdade, resultam de filtros com base em quem e o que os usuários interagem com a maioria, e assim as marcas raramente aparecem com destaque em suas correntes.

A vantagem de mídia social é a sua capacidade para certas mensagens se espalhar de forma viral. As pessoas prestam mais atenção em algo que foi compartilhado pelos seus amigos do que para uma propaganda. Aproveite esse fato para construir novos seguidores.

É claro que as estratégias de marketing para social commerce contam com ferramentas de vendas, como uma loja virtual no Facebook ou uma loja virtual no Instagram, mas esse na verdade não é o foco principal.

Esperamos que as estratégias de marketing para social commerce mostradas aqui, ajudem você a alavancar seus negócios nas redes sociais.

Fonte: Artigos E-commerce

1 COMENTÁRIO

  1. Texto muito rico e de qualidade.

    Só está faltando no site, ter a opção de compartilhar no LinkedIn.

    Agradeço a atenção e sucesso!

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