Aplicação do Teste A/B no e-commerce

Aplicação do Teste A/B no e-commerce

Aplicação do Teste A/B no e-commerceO teste A/B no e-commerce vem sendo usado por um número cada vez maior de lojas virtuais para o refinamento de suas rotinas de conversão e marketing, mas inda é grande o número de pessoas que não conhecem exatamente como ele funciona. O teste A/B é um método usado para comparar duas ou mais versões diferentes de páginas ou de um elemento específico de um site ou peça de marketing digital. Também conhecido como teste de divisão, o teste A/B pode identificar qual das versões apresentadas pode trazer melhor resultado.

Tendo como referência uma recente publicação da HubSpot listamos abaixo dez pontos a serem observados po que deseja realizar o teste A/B em uma loja virtual. Lembramos que uma simples mudança pode conduzir a grandes resultados. Em prol disto, existem algumas orientações que você deve ter em mente antes de começar os seus testes. Perguntas como: “O que devo começar a testar?” ou “Por quanto tempo deve ser o último teste?” serão corriqueiras. O que precisa saber é qual a melhor forma de medir seus resultados e qual variação será a mais eficaz.

Em primeiro lugar decida o que deseja testar no seu A/B Testing

Existen dezenas de elementos a serem testados em uma loja virtual ou e-mail marketing, por exemplo. Não se limite a testar apenas a cor de fundo ou o tamanho do texto. Há uma série de variáveis as quais podem ser testadas, e saiba reconhecer os vários elementos e recursos do marketing e todas as alternativas possíveis para o design de um layout. O Teste A/B é uma rotina de investigação.

Realize apenas um teste A/B por vez

Ao fazer o Teste A/B em uma campanha de e-mail marketing que direciona o usuário para uma landing page, não aplique o teste A/B em ambos ao mesmo tempo. Os resultados podem ficar confusos, pois torna difícil saber qual das alterações provocaram um aumento de performance. Como regra geral, e especialmente se não tem muita experiência em testes A/B, não faça vários testes ao mesmo tempo, pois os resultados podem ficar difíceis de serem interpretados.

Teste uma variável do teste A/B de cada vez

Ao fazer a avaliação de um elemento da página, Call To Action ou qualquer outro detalhe de uma página ou peça de marketing online, é necessário isolar cada uma das variáveis do A/B Testing. Apenas teste um elemento por vez e observe que você pode alcançar um melhor aproveitamento e realmente consiga identificar tendências.

Fazendo o teste A/B em toda a página

Enquanto você testa a cor de um botão ou o tom de fundo da página, você deve considerar também que pode tornar uma landing page, call-to-action ou um email como uma variável inteira. Ao invés de testar um único elemento de design, como por exemplo, títulos e imagens, você poderá testar designs de páginas completamente diferentes e comparar uma contra a outra.

Pequenas mudanças também fazem a diferença

Nem sempre as mudanças radicais são a melho solução. É importante lembrar que os pequenos detalhes são possíveis e tão importantes quanto os grandes. Lembre-se que ao criar o seu teste, mesmo que seja uma simples mudança, digamos, mudar a cor do seu botão call-to-action, podem ocorrer grandes melhorias. Na verdade, esses tipos de mudanças são geralmente mais fáceis de medir em relação às maiores.

A mensuração é essencial no Testa A/B

Comu tudo em termos de marketing online, durante a realização de um teste A/B é necessário ter sempre duas amostras para comporação . Será necessário manter a versão original de seu teste, e ao conduzi-lo, deve configurar sua versão não alterada como o ”controle”. E, a partir daí criar variantes ou “tratamentos”, os quais seriam as páginas, call-to-action ou e-mails que você irá alterar afim de comparar com sua versão original / controle .

Por exemplo: pergunte-se se um depoimento faria alguma diferença em sua página de destino. Em seguida, comece a configurar a sua página de controle sem depoimentos e após crie a sua variação. O Google Analytics Content Experiments pode ajudar bastante nesta fase.

Não esqueça de mensurar a parte de baixo do funil

O teste A/B pode ter um impacto positivo em suas taxas de conversão das páginas de destino, mas em relação ao número de vendas? O teste A/B permite ver quando uma página apresenta bom ou mal desempenho em vendas. À medida que você começar a desenvolver o teste A/B, considere em como isso irá afetar os indicadores, tais como taxas de leads, cliques, o tráfego quanto às taxas de conversão e os pedidos de compra.

Divida o grupo de amostras aleatoriamente

Para alcançar um resultado conclusivo você deve testar dois ou mais públicos que são iguais. Por exemplo, ao aplicar teste A/B em um e-mail deve-se testar cada uma das variações do e-mail com destinatários que apresentem características o mais semelhantes possíveis. Fatores de segmentação como o origem das listas e ordem alfabética dos nomes na lista, podem causar grandes diferenças em suas taxas de conversão.

Seus resultados não serão conclusivos até que você divida suas listas aleatoriamente e com públicos semelhantes. Assim, pode comparar o desempenho de ambas mantendo todos os aspectos do projeto, inclusive o tempo que levou para obter tais resultados.

Teste ao mesmo tempo

O tempo desempenha um papel muito importante diante de uma campanha de marketing, seja em uma hora do dia, um dia da semana ou mês. Se você executar o teste A durante um mês e o teste B um mês depois, não saberá se o desempenho é resultado de um modelo diferente ou de um mês distinto. O teste A/B necessita que você utilize duas ou mais variações ao mesmo tempo, sem testes simultâneos os resultados são distorcidos.

Qual será sua priordade no Teste A/B?

Antes de iniciar o teste você deve ter em mente quais os resultados serão mais benéficos para você. Isto irá auxiliá-lo futuramente na mensuração de desempenho e na confecção dos modelos a serem testados.

Com essas e outras dicas sobre o teste A/B no e-commerce você poderá refinar e aumentar a taxa de conversão da sua loja virtual.

Aplicação do Teste A/B no e-commerce
5 (100%) 10 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here