O que é Autoridade do Domínio e qual sua influência em SEO

O que é Autoridade do Domínio e qual sua influência em SEO
O que é Autoridade do Domínio e qual sua influência em SEO

Com o refinamento das técnicas de SEO, muita gente anda querendo saber o que é Autoridade do Domínio, uma curiosidade que até bem pouco tempo passava longe das cogitações de quem estava começando na área de SEO, mas que devido à sua crescente importância começa a ganhar espaço nos manuais.

Antes de entrarmos na discussão sobre o que é Autoridade do Domínio, é preciso deixarmos claro alguns conceitos básicos de SEO – Search Engine Optimization. Além dos fatores de estrutura que afetam o posicionamento de um site nas ferramentas de busca, existem também os fatores internos de cada página, chamados de Fatores On Page e os fatores externos chamados Fatores Off Page.

A Autoridade do Domínio em SEO é justamente uma métrica que avalia uma série de fatores Off Page do domínio como um todo que atribui a ele maior ou menor relevância em relação a outros sites.

A definição de Autoridade do Domínio

O conceito de Autoridade do Domínio, também conhecido em dashboards de SEO como DADomain Authority, é uma métrica que define a importância de um determinado domínio em função de fatores Off Page como o número de links que apontam para este domínio e a qualidade, em termos de relevância que cada um desses domínios possui.

Não existe um indicador oficial sobre a Autoridade de Domínio. O conceito é geral, e para falar a verdade, não é novo, pois o bom e velho PageRank na verdade é uma métrica que tenta determinar a autoridade de um domínio.

O que influencia na Autoridade do Domínio

Não dá para dizer que existe um único fator que seja preponderante no cálculo da autoridade de um domínio, já que todas as fórmulas usadas pelas empresas e sites que calculam este indicador levam em consideração inúmeros critérios, e seus fatores de ponderação não são conhecidos.

Em nosso Curso de SEO sempre dizemos que antes da técnica vem a coerência e conhecimento da filosofia de SEO. Portanto, partindo desse princípio, podemos pelo menos inferir alguns fatores que seriam decisivos neste cálculo, como por exemplo:

  • Idade do domínio
  • Reputação do site
  • Links que apontam para o site
  • Qualidade dos Inbound Links
  • Diversidade de links
  • Padrão temporal
  • Análise distributiva

 

Como você pode ver, não é nada fácil manipular um indicador desses e na verdade é bem mais fácil seguir as boas práticas de SEO do que ficar perdendo tempo com esse tipo de manipulação. A autoridade do site vem naturalmente com a publicação de conteúdo de qualidade e uma estratégia de Link Building bem distribuída e calibrada.

Para saber qual a autoridade de um domínio existem diversas ferramentas como o Open Site Explorer, por exemplo, que além dessa informação, incorpora também outros indicadores importantes para a análise de um site e páginas individualmente.

Estamos preparando um vídeo sobre o uso dessa ferramenta para ser incorporado ao nosso curso de SEO online em nosso ambiente de treinamento a distância.

O que na verdade significa este indicador

Para quem ainda não está familiarizado com o que é Autoridade do Domínio, fica uma aviso, ele não é um indicador que possa ser analisado individualmente e nem é referência única para avaliação da relevância de um site.

É importante salientarmos que a Autoridade de Domínio não deve ser considerada como fator de acompanhamento de curto prazo, pois em seu cálculo são levadas em consideração um grande número de variáveis, esse indicador está sujeito a oscilações constantes. A médio e longo prazo, pode ser sim visto como indicador de produtividade e refinamento do trabalho de otimização, mas a curto prazo suas variações não são estatisticamente representativas e nem confiáveis.

Agora que você já sabe o que é Autoridade do Domínio, preste atenção a essa variável na hora de criar suas estratégias de links building, para não cair em armadilhas de relacionamento.

Fonte: Blog da Academia do Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here