Mais vale uma boa recomendação do que dezenas de propagandas

Uma boa recomendação vale mais que dezenas de propagandas no e-commerceO mundo dos negócios virtuais em seu conceito não é muito diferente do comércio físico. Quantas vezes ouvimos de pessoas opiniões a cerca de estabelecimento e sendo essas pessoas próximas, o peso dessas opiniões são mais relevantes e são praticamente julgamentos que serão utilizados em tomadas de decisões na hora de consumir ou adquirir algo.
Sempre foi uma regra de ouro que a melhor propaganda é o “boca a boca”, porque além de ter a exponencialidade de um passar para outro, esse outro passar para mais outros e assim por diante talvez até atingir um número de pessoas muito grande, e ainda existe o fator confiança e passagem de experiência dessa propaganda. A polaridade dessa experiência é que fará diferença ao resultado.

Uma reclamação anula 10 elogios

Outra regra de ouro é que uma reclamação anula 10 elogios instantaneamente, por vários motivos, primeiramente porque outras pessoas se cotizam com problemas alheios, por imaginarem que elas mesmas poderiam estar passando pelo mesmo problema. Outro motivo é que problemas que chegam a serem publicados normalmente são feitos após várias tentativas de contato e negociações, ou seja, transmite um sinal de que o atendimento tende a ser precário, desorganizado, lento e não oferece soluções rápidas e satisfatórias.
Por isso é tão importante cativar clientes, porque realmente são eles que têm o potencial de fazer a marca, produtos ou serviço estar presente em diversos mercados e fornecer possibilidade de crescimentos, sejam eles regionais ou mundiais, por tanto não importa o tamanho do negócio, ele sempre será dependente de recomendações dos clientes.

Cativar o cliente ainda é a melhor propaganda

É conhecido que custa dez vezes menos manter um cliente do que conquistar um novo no mercado, e sabendo que esses clientes podem ainda através de sua experiência e satisfação trazer novos clientes exponencialmente, são realmente neles que os negócios devem ser focados. Claro que é importante manter parte da sua verba para divulgação para conquista de novos mercados e consumidores, mas reverta outra boa parte para cativar e conseguir mais e mais recomendações positivas dos clientes. Essas recomendações podem ser de forma espontânea como um mural de opiniões, colhidas através de pesquisas ou ainda estimuladas através de premiações por freqüência e fidelidade.

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