Pagamento por boleto bancário no e-commerce

Boleto bancário do e-commerceO pagamento por boleto bancário no e-commerce sempre foi a grande dor de cabeça de qualquer gestor de comércio eletrônico. Embora seja uma das opções de pagamento mais usadas nas lojas virtuais brasileiras, é uma das que mais  causa frustação na hora da confirmação de pagamento. Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais reparo que as pessoas chegam muito preocupadas com a questão de fraudes e negativações dos pagamentos através de cartões de crédito, mas o grave problema dos boletos bancários que não são pagos, passa quase que despercebido.

O índice de confirmação de pagamentos de boletos gerados em lojas virtuais situa-se na faixa de 60% a 70%, o que representa um índice de desistência bastante alto. Se somarmos este índice ao volume de carrinhos abandonados em lojas virtuais, a situação é alarmante. Por isso, para melhorar a taxa de conversão do seu e-commerce é necessário encarar o problema do pagamento por boleto bancário de frente e como um dos maiores problemas para o sucesso da sua loja virtual.

Pagamento por boleto no e-commerce

Do ponto de vista internacional, o pagamento através de boletos bancários é uma forma de pagamento jurássica, simplesmente não existe nos países mais desenvolvidos. Lá, os cartões de crédito pré-pagos jogaram os boletos para o ”museu das formas de pagamento”. No Brasil essa é a segunda forma de pagamento mais usada no comércio eletrônico.

O medo do uso de cartões de crédito no pagamento feito em lojas virtuais ainda é um dos grandes incentivos à opção pelo boleto bancário. Mesmo com a evolução dos sistemas de segurança no e-commerce, uma grande parcela da população ainda resiste a fornecer seus dados pela Internet. Isso transforma o boleto bancário em uma espécie de porto seguro das formas de pagamento, mas traz sérias consequências para a taxa de conversão das lojas virtuais.

Como aumentar a taxa de pagamento de boletos bancários no e-commerce

O pagamento por boleto bancário é um fato no comércio eletrônico brasileiro e não vai mudar tão cedo, por isso vamos encará-lo. Embora o problema seja sério e com potencial para provocar estragos no faturamento de uma loja virtual, algumas medidas simples podem mudar drasticamente a conversão destas compras. Alguns ajustes na conclusão das compras com pagamento por boleto bancário provocarão um aumento imediato na taxa de conversão.

Destaque para o botão Imprimir Boleto – Acredite, grande parte dos boletos que não são pagos, tem como grande causa a dificuldade dos usuários em saber como imprimir o boleto. Por isso, deixe essa ação bem nítida para o usuário.

Call to Action – Trabalhe um Call to Action vigoroso

Ambiente exclusivo para pagamento por boleto – Ter uma tela de finalização especialmente desenhada para o pagamento por boleto bancário é uma boa ideia. Nele você poderá trabalhar as informações de maneira mais adequada, com botões em destaque e sem elementos que possam distrair o cliente nessa etapa.

Pagamento não tão óbvio assim – Pode parecer óbvio que ao fazer uma compra com pagamento por boleto bancário na Internet é preciso imprimir e pagar o boleto, mas para muitas pessoas não é tão óbvio assim. Algumas pessoas acham que irão receber o boleto por e-mail ou até mesmo pelo correio. Deixe claro em sua loja o procedimento correto.

Algumas medidas complementares para melhorar o desempenho dos boletos

Além de facilitar o entendimento na hora de confirmar as compras que foram feitas através de boleto bancário em seu e-commerce, existem outras medidas que certamente irão contribuir para a elevação da taxa de conversão de compras.

  • Deixe claro no e-mail de confirmação de compra que ela somente será válida após o pagamento do boleto e ofereça um link para a impressão do mesmo;
  • Nesse mesmo e-mail ofereça uma alternativa para pagamento online, que trazem uma taxa de conversão maior;
  • Crie um sistema que lembre ao comprador sobre o vencimento do boleto;

O pagamento por boleto bancário no e-commerce é um problema grave, mas com algumas ações simples podemos melhorar bastante seu índice de conversão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here