BuscaPé e Fipe lançam índice de acompanhamento de preços do e-commerce

BuscaPé e Fipe lançam índice de preços para e-commerce

BuscaPé e Fipe lançam índice de acompanhamento de preços do e-commerceO Buscapé e a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), entidade que realiza pesquisas econômicas no Brasil, lançaram o Índice Fipe Buscapé. A nova métrica tem como objetivo analisar o comportamento dos preços das lojas online no país. A cada mês, as empresas prometem fazer uma radiografia de mais de 1,3 milhão de produtos à venda no e-commerce brasileiro.

Desenvolvido com metodologia da Fipe a partir de uma análise detalhada de dados recolhidos do Buscapé e da e-bit – o que representa mais de 50 mil lojas listadas -, o Índice tem a intenção de atender o interesse tanto dos compradores quanto dos vendedores, que não tinham acesso a dados detalhados de preços praticados nas lojas online. As compras no comércio eletrônico vêm crescendo fortemente nos últimos anos e estava mais do que na hora de criarmos um índice como este”, assinala Romero Rodrigues, presidente do Buscapé Company.
“A composição das compras no comércio eletrônico é bastante diferente da estrutura de pesos dos IPCs”, assinala o professor Dr. Sérgio Crispim, da Fipe. “De acordo com a e-bit, entre 2001 e 2011 o e-commerce cresceu uma média de 43,5% ao ano e o Índice nos ajudará justamente a acompanhar a variação dos preços de produtos em 10 categorias e 156 subcategorias que representam cerca de 80% das compras feitas online. São produtos muito expressivos que justificam um monitoramento específico e aprofundado de preços”, explica,

10 categorias serão acompanhadas

A análise foi dividida em 10 categorias: Fotografia, Telefonia, Eletrônicos, Moda e Acessórios, Informática, Esportes e Lazer, Eletrodomésticos, Cosméticos e Perfumaria, Casa e Decoração, e Brinquedos e Games.

De acordo com o Índice, no geral, os preços ao consumidor no comércio eletrônico apresentaram deflação de 9,6% entre janeiro e novembro deste ano. Ainda de acordo com o Índice, a categoria que apresentou maior queda nos preços, de 21,8%, foi Fotografia, e a que registrou maior elevação, de 6,6%, foi Brinquedos e Games. Em termos reais, com o deflator Fipe Buscapé, o Índice indica também que o comércio eletrônico deverá crescer 39,1% em 2011 em relação ao ano passado.  Desta forma será possível avaliar a partir de agora o crescimento real do e-commerce brasileiro.

De acordo com o professor Sérgio Crispim, as 10 categorias acompanhadas pelo Índice Fipe Buscapé devem representar cerca de R$ 270 bilhões em consumo das famílias brasileiras em 2011 e os 156 produtos monitorados diretamente, em torno de R$ 150 bilhões. “O Índice será um importante indicador do movimento dos preços no e-commerce brasileiro”, pontua

Entre os Eletrodomésticos, que tiveram deflação média de 2,8% no período de janeiro a novembro de 2011, os produtos que sofreram maior queda nos preços foram os Condicionadores de Ar, com 9,6% de redução, enquanto os que apresentaram maior elevação foram os Aspiradores de Pó, com 6,9% de aumento.

No caso dos Eletrônicos, que tiveram queda média nos preços de 13,4% no período, o produto que teve maior deflação foi o Conversor Digital, com 23,5% de redução, e o que demonstrou maior inflação foi o Auto DVD Player, com 6,9% de aumento.

Em Informática, o Índice Fipe Buscapé mostra que os preços médios caíram 5,4%, sendo que Placa de Vídeo lidera o ranking de queda com 31,3% e PC / Desktop foi o que mais apresentou crescimento, mas com apenas 1% de elevação.

Fonte: Olhar Digital

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