Métricas – Ciclo de vida da loja virtual

Métricas no e-commerceA grande contribuição da internet para os profissionais da área, principalmente de marketing, é a possibilidade de medir as ações em tempo real, e para o e-commerce a atividade é fundamental, pois as métricas demonstram a evolução do site ou de uma campanha.

A mensuração de resultados, não se resume na quantidade de vendas capturadas no final do dia ou de vendas efetivadas no final do mês.

De início, é preciso definir quais indicadores (KPI´s) e métricas servirão de bases para as análises. O volume de dados é essencial para a construção de um histórico, além da “expertise” do profissional que manipulará e simplificará essas informações.

Importante citar a adequação dos objetivos e metas em relação à fase do ciclo de vida da loja virtual. Vejamos alguns exemplos:

  • Para uma loja na fase de lançamento, o número de visitantes e páginas vistas podem ser um dos indicadores. Já na fase de crescimento, poderíamos elencar o número de novos visitantes e pedidos. Por outro lado, a taxa de conversão pode ser muito valiosa para uma loja na fase de maturidade. A taxa de rejeições e o tempo médio no site podem apontar o início da fase de declínio.

Ciclo de vida da loja virtual

Imagine um site com mais de 50% de rejeição? Certamente, algo está errado.

O objetivo da análise é mapear o comportamento do usuário a partir de métricas como: origem do tráfego, número de visualizações e visitantes, páginas mais visitadas, tempo de permanência, indíces de abandono por páginas, conversão entre novos e antigos visitantes, produtos e categorias com maior ou menor número de cliques, proporção de visitantes por regiões, funil demonstrando o abandono do usuário em determinados processos (cadastros e/ou compras), entre inúmeras métricas.

O monitoramento e mensuração dos resultados indicarão o caminho para a tomada de decisões, visando as melhorias no site e no relacionamento com os visitantes/clientes.

Quem conhece o passo-a-passo do usuário no site consegue ser mais assertivo em suas ações desde a escolha do posicionamento de um banner à um produto na vitrine.

Para Anderson, “pela primeira vez na história, somos capazes de medir os padrões de consumo, as inclinações as preferências de todo um mercado de consumidores em tempo real e, com a mesma rapidez, ajustar-se a tais condições para melhor atender a esse público.”

Todos estes dados são mensurados por ferramentas de web analytics, sendo o Google Analytics a ferramenta mais conhecida e gratuita.

Áreas quentes do site

Há ferramentas particulares e internas que são capazes de fornecer análises em maior profundidade, atendendo as necessidades individuais de cada negócio. Algumas chegam a mensurar o tempo que o usuário levou para dar o primeiro clique e até mesmo mapear o movimento dos olhos e as áreas quentes de um site.

Manter-se na fase de crescimento ou maturidade – desejo de qualquer empresa – requer um trabalho árduo aliado a intermináveis métricas, análises e constantes processos de melhorias.

Para Chiavenato o controle tem por finalidade, “(…) assegurar que os resultados daquilo que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos.”

Siga as tendências do mercado, entenda o comportamento do consumidor e acompanhe a evolução do seu site. Transforme o mix de informações em estratégias para impulsionar as vendas do seu e-commerce.

Lembre-se que sua loja virtual é única, e somente você possui a base de dados do “seu” visitante.

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