Blog do E-commerce

Cliques no Adwords e as Visitas no Analytics

Diferenças entre cliques do Adwords e visitas do Analytics

Este é um tema básico, porém muito relevante. Os clientes ficam em dúvida e sempre perguntam, com toda razão. Como não ficar confuso com as diferenças entre números de cliques no Google Adwords e de visitas no Google Analytics?

Ao comparar os dados recolhidos pelo Adwords com os do Analytics, na maioria das vezes chegamos a uma diferença que nos causa má impressão pela inexatidão dos dados. Então quais são as possíveis razões desta incoerência?

Cliques no AdWords x Visitas no Google Analytics

Antes de entrar em explicações mais detalhadas sobre essas discrepâncias, precisamos definir o que são cliques do Google Adwords e visitas no Google Analytics.

Clique (Adwords): corresponde a um clique em um anúncio de uma campanha Adwords. Cada clique será contabilizado e faturado pelo Google.

Visita (Analytics): período de interação entre um navegador e um site. Fechar o navegador ou ficar inativo durante mais de 30 minutos finaliza a visita.

Pensamos espontaneamente que um clique deveria se tornar uma visita e que os dois números deveriam ser iguais. Porém, geralmente, como pode ser visto no exemplo abaixo, visitas são inferiores a cliques. Por que isso acontece? Há várias explicações possíveis.

Razões para o aumento de cliques

Razões para o aumento do número de visitas

Percentagem de diferença

A percentagem de discrepâncias entre cliques e visitas situa-se geralmente entre 0 e 30%, sendo mais cliques do que visitas. Quem quiser contribuir na identificação de possíveis razões pode fazer sugestões, aumentar e melhorar a lista. É incômodo, mas dificilmente conseguiremos eleiminar a diferença emtre o número de cliques no AdWords e o número de visitas no Google Analytics.

Por Eric Apesteguy no Webinsider

Sair da versão mobile