cComo aumentar as vendas no e-commerce. Veja algumas dicas para aumentar a lucratividade do seu e-commerce

Como aumentar a lucratividade de uma loja virtual

O desafio de aumantar as vendas de um e-commerce é um desafio diário para o gestor e no comércio eletrônico nem tudo é tecnologia ou um baita sistema de loja virtual ou SEO.

Muito do segredo é lógica, bom senso e objetividade. A Internet anda cada vez mais rápida e seus clientes em potencial também.

Facilitar a vida dos seus visitantes é um ótimo negócio para eles e para as sua vendas. É parte do Conceito de Kiss (Keep It Simple Stupid).

Proporcionar uma navegação rápida e objetiva em sua loja virtual, além de uma obrigação é um diferencial.

Resumindo a estória toda. Em uma loja virtual, mais do que nunca a usabilidade é fator fundamental. Não dá para conceber um e-commerce com dificuldades de navegação.

O comércio virtual é uma coisa rápida, exige disponibilidade de informação.

Algumas dicas para aumentar a lucratividade de uma loja virtual

Vejamos então como levar isso aos seus clientes:

  • Não obrigue os consumidores a se registrarem antes do processo de checkout. Não peça informações que você não vai usar imediatamente. Quem disse que ele vai fecham negócio. Convença seu cliente que você tem a melhor oferta e depois peça informações.
  • Escreva para seres humanos. O Google te ajuda, mas não é o seu cliente alvo. Não escreva descrições de produtos para agradar o SEO do Google mas para agradar os seus clientes. São eles que te trazem lucro. O Google, Yahoo, MSN e Bing são importantes, mas como parceiros e não como alvo principal da sua divulgação. Esqueceu para quem está vendendo?
  • Não deixe seus clientes acrescentarem produtos ao carrinho para depois dizer que não tem aquele produto em estoque. Piedade! Se você já sabe que não tem o produto em estoque, por que você não mostra logo na página de detalhe do produto?
  • Apague ou deixe indisponíveis categorias sem produtos cadastrados. Você tem categorias na sua loja virtual sem nenhum item cadastrado? Certamente sim e chama isso de “planejamento futuro”, meio redundante mas, vá lá. Para não incomodar e decepcionar seus clientes, desabilite essa categoria para que eles não tenham que dar de cara com a mensagem “Nenhum produto encontrado”. Desagradável não acha?
  • Limpe a sua home page. Não é porque você tem um monte de promoções para divulgar que você tem que mostrar tudo de uma vez. Faça o cliente se interessar pelo o que você tem e não fique saturando-o de informações. Coloque na vitrine principal o que você realmente tem de diferencial em relação aos seus concorrentes e o que realmente tem demanda. A purpurina, esqueça.
  • Estabeleça uma data de chegada para os pedidos. Seus clientes vão gostar de saber quando os produtos vao chegar a casa deles não acha? Não vale a pena somente informar quando o produto foi despachado, tipo, “já mandamos e vire-se”. Você deve mostrar a data que o cliente poderá esperar pelo produto em sua casa? Isso é uma abordagem amigável e altamente vendável. Seu cliente é seu amigo e não alguem que passou pela sua loja e por acaso fez uma compra. Faça ele gostar do atendimento e voltar.
  • Não exagere nas recomendações de produtos. Se o cliente adicionou um produto ao carrinho de compras, mostre o carrinho de compras que é o que interessa. O cliente já está convencido que o produto é bom. Não exiba uma dezena de recomendações antes de mostrar o carrinho até porque todo mundo desconfia das avaliações mesmo. Se lembram do caso da Amazon? Eu lembro mas não gosto de contar.
  • Tome cuidado com o uso de e-mail marketing. Envie e-mails focados, incentive o cliente a escrever resenhas sobre os produtos. Pergunte se o pedido chegou como ele esperava, vá além dos e-mails de oferta de produtos baseados em preços, isso todo mundo faz. Um pouco (muito pouco) de institucional não faz mal a ninguém, pode usar também.
  • Não apague os comentários negativos. Mantenha as resenhas negativas sobre os produtos. E, se um produto recebe muitas críticas negativas, livre-se do produto, não dos clientes. Faz sentido não acha? O chato não é o cliente, o chato na verdade é o produto que não tem saida. Já pensou em colocá-lo como brinde?
  • Mostre o preço final o quanto antes. Não espere até o final para mostrar o preço com desconto, com impostos, frete etc. O cliente quer saber o valor total, incluindo o frete na tela do carrinho de compras. Se você precisa do CEP para descobrir calcular o frete, peça logo e guarde a informação em seu sistema para o checkout.
  • Evite entradas duplicadas em seus formulários. Se você perguntou pelo CEP no carrinho, não me faça digitar o CEP novamente no formulário de pedidos. Todo mundo odeia formulários, principalmente se perguntam a mesma coisas milhões de vezes. Não é isso que você fala das atendentes de telemarketing das companhias de celular quando liga para lá?

Seja visto e encontrável

Ajude os clientes a te conhecer. Não esconda as informações sobre contato com a empresa. Mostre o telefone em todas as páginas. O cliente precisa saber o quanto é fácil fazer negócios com você. Como a mulher de César, não adianta ser correto, tem que parecer correto também.

Faça uma limpeza na publicidade de sua loja

Pense direito sobre as propagandas que você tem que você tem em sua loja. Se você é um vendedor digital, o seu foco deveria ser vender os seus produtos e não ganhar uns trocados fazendo propaganda para os outros. Tudo bem, seu fornecedor está la? ótimo. O que ele te dá por anunciar a marca dele? Já pensou em fazer uma proposta de patrocínio a ele? Não se assuste se a resposta for positiva. Na maioria das vezes ele te dá algum tipo de vantagem por anunciar a marca dele e você nem sabia.

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