Como criar um projeto de e-commerce

Saber como criar um projeto de e-commerce é o primeiro grande desafio que os empreendedores que desejam montar uma loja virtual precisam encarar.

Essa é uma das etapas mais importantes desta etapa inicial. A elaboração de um Projeto de E-commerce é o primeiro passo para o sucesso nesta área, mas infelizmente muitas vezes é completamente ignorado pelos novos empreendedores.

Alguns empreendedores acreditam que o mais importante para posicionar sua empresa no varejo eletrônico seja simplesmente criar uma loja virtual, inserir produtos e pronto.

É claro que um projeto de e-commerce passa por esta etapas, mas o fato é que ele não se resume a isso.

Existem inúmeros fatores que precisam ser levados em consideração até mesmo para determinar qual a plataforma de e-commerce escolher, além de questões referente a capacitação de pessoas, marketing, logística e atendimento.

Como no mundo físico, os negócios online também exigem um planejamento detalhado de cada etapa e detalhamento de processos.

Pensar em abrir uma loja virtual sem cumprir esse ritual é meio caminho andado para o fracasso do projeto.

O que é um projeto de e-commerce

Para deixarmos claro para você como criar um projeto de e-commerce, precisamos começar por definir esse conceiro.

Chamamos de Projeto de E-commerce, o estudo dos fatores conjunturais que cercam o negócio e planejamento de todas as etapas necessárias para a implementação e operacionalização das atividades de uma loja virtual ou outro modelo de negócio no e-commerce.

No projeto de e-commerce são analisados os diversos aspectos que envolvem a criação e operacionalização de uma loja virtual como:

    • Análise do cenário negocial;
    • Escolha escolha da plataforma de comércio eletrônico que será adotada;
    • Escolha de formas e sistemas de pagamento;
    • Planejamento estratégico de marketing digital;
    • Logística de entrega e logística reversa;
    • Capacitação e treinamento de pessoal.

O projeto de e-commerce dará origem ao plano de negócios e os dois irão nortear todas as ações necessárias a implementação do negócio.

Como Criar Um Projeto de E-commerceO passo a passo de um projeto de e-commerce

Para ajudar você nesse enorme desafio que é a criação de um projeto de e-commerce, vamos fazer uma análise as diversas etapas que envolvem esse prcesso e explicar cada uma delas.

1 – Faça uma análise das diversas variáveis do mercado

Antes mesmo de pensar em qualquer questão relativa à tecnologia e outros aspectos operacionais da sua loja virtual você precisará verificar se o seu modelo de negócio é viável dentro cenário atual do comércio eletrônico.

Não estamos falando aqui em saturação do mercado, mas sim do modelo que você pretende implementar, porque o mercado nunca está saturado, ele fica saturado de projetos ruins. Os bons sempre vterão espaço.

Um bom exemplo é o modelo de cópia, que vem deixando alguns setores em uma verdadeira situação de Oceano Vermelho.

Chamamos de Oceano Vermelho um mercado onde um grande número de empresas se engalfinham por uma parcela de mercado, sacrificando margens e elevando seus custos operacionais.

O resultado é previsível, muitas lojas virtuais fechando e as sobreviventes, operando com muita dificuldade, como temos visto muitas vezes no noticiário.

Como criar um projeto de e-commerce que leve você para bem longe dessa armadilha?

Simples, inove e adote uma verdadeira Estratégia do Oceano Azul, criando um modelo diferenciado que não tenha que ficar refém de descontos, frete grátis ou links patrocinados para sobreviver.

2 – Cuidado na escolha da plataforma de e-commerce

Essa é uma das etapas de um projeto de e-commerce onde os novos empreendedores se sentem realmente perdidos, pois as opções são muitas e os preços são muito distintos.

Não é por outro motivo que um dos mais extensos módulos do nosso curso de e-commerce é dedicado justamente a este tópico.

A escolha da plataforma de e-commerce é uma etapa crucial do seu projeto, pois é ela que irá criar sua loja virtual como também será responsável pelo gerenciamento de diversas questões operacionais.

Controle de vendas, pagamentos, estoque , entregas e até mesmo marketing, passam pela plataforma de e-commerce. Como criar um projeto de e-commerce consistente sem dar a devida atenção a esse ponto?

As opções são muitas. Você pode optar por utilizar uma plataforma de e-commerce alugada ou então partir para uma solução em plataformas de e-commerce open source.

Dependendo do caso, até mesmo a adoção de uma plataforma exclusiva seja a melhor opção. O que vai determinar isso é, em primeiro lugar suas necessidades específicas e, obviamente o orçamento disponível.

O fundamental neste quesito é encontrar uma plataforma de e-commerce, que do ponto de vista tecnológico possa satisfazer todas as necessidades do seu projeto, como recursos de marketing digital, controle dos processos administrativos e expansões futuras.

3 – Crie um planejamento de marketing digital robusto

Um dos grandes diferenciais no e-commerce hoje em dia está justamente no marketing digital e é claro que o seu projeto de e-commerce não pode deixar esta etapa de lado.

Sem um plano de marketing digital robusto, consistente e realista, você terá dificuldades até na hora de escolher a plataforma de e-commerce mais indicada para o seu tipo de negócio.

Algumas ferramentas essenciais para o marketing digital de um e-commerce, como SEO, remarketing e web análise, precisam de suporte técnico da plataforma.

Por isso, se você não sabe exatamente do que vai precisar em termos de marketing digital, corre o risco de contratar uma plataforma e depois descobrir que ela não satisfaz às suas necessidades.

Além dessa questão técnica, temos também o lado financeiro, já que quando planejamos detalhadamente todo o processo de divulgação de uma loja virtual, ganhamos em termos de eficiência nas campanhas, poupamos muito tempo e, o melhor de tudo, economizamos muito dinheiro.

Se você partir para a contratação de uma agências digitais especializadas em e-commerce, talvez ela apresente um planejamento de marketing para o seu projeto (pelo menos deveria), mas de qualquer forma você precisa ter uma noção do que irá precisar.

Uma estratégia de marketing digital bem estruturada deve contar, no mínimo com três itens:

    • Uma boa estratégia para SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca, que deve ser implementada já no início do projeto, já que seus resultados requerem um prazo de maturação;
    • Um planejamento inicial em termos de links patrocinados, envolvendo aí Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads, pelo menos para o período em que o SEO levar para começar a surtir efeito;
    • Um plano de marketing em mídias sociais, já que este é um canal essencial para o e-commerce moderno, e dependendo do segmento, até mais importante do que o marketing de busca;
    • Uma boa estratégia para e-mail marketing, que ao contrário do que muita gente imagina, ainda é uma ótima ferramenta de vendas, principalmente em se tratando de e-commerce.

Como você pode ver nesse esboço de projeto de e-commerce, não é pouca coisa e muitas dessas funções irão depender diretamente de recursos da plataforma de e-commerce.

Além dessas questões técnicas é necessário que seu projeto de comércio eletrônico contenha uma previsão realista de gastos, para que todo o esforço não seja comprometido futuramente por uma asfixia financeira não identificada na fase de planejamento.

A melhor opção mesmo é fazer um plano de marketing digital para o seu projeto. No caso de executá-lo na sua própria empresa, esta é o primeiro passo e no caso de terceirizar este serviço, você já terá uma pauta inicial para discussão com as agências.

4 – Capacitação da equipe

Além da questão do gerenciamento do e-commerce em si, que deve ser feito por um profissional qualificado e com profundo conhecimento do funcionamento do mercado.

Algumas das ações de marketing digital podem e devem ser executadas na própria empresa.

Por isso, a capacitação de pessoal não pode ficar de fora de um projeto de comércio eletrônico sério.

O desenvolvimento de talentos dentro da própria empresa é mais barato e conta com uma vantagem que nenhuma agência de marketing digital pode oferecer, o conhecimento sobra a cultura da empresa.

O ideal é contar com colaboradores com um boa formação em marketing digital, principalmente em áreas críticas para o e-commerce como marketing de busca – SEO e Links Patrocinados, e também web analytics.

Mesmo que você pretenda terceirizar alguns serviços na área do marketing digital, é preciso conhecer, pelo menos, como funciona este ambiente de uma maneira geral, para poder saber o que contratar e como cobrar os resultados.

Como elaborar um projeto de e-commerce

5 – O planejamento é essencial

Não pretendo neste único artigo cobrir todos os pontos que envolvem as questões relacionadas a um projeto de e-commerce, pois isso seria muita pretensão da minha parte.

A matéria é extensa e teríamos ainda questões como escolha de meios de pagamento, logística além de legislação e tributação no e-commerce.

A ideia que pretendo passar é que a criação da loja virtual em si não é a única etapa de um projeto de e-commerce profissional.

Não são raros os casos de boas ideias de negócios que não foram adiante justamente por terem como foco do planejamento a plataforma de e-commerce de forma isolada.

É necessário amarrar todas as variáveis envolvidas para que possamos criar uma estrutura sólida e duradoura.

Na hora de montar sua loja virtual, segure um pouco o ímpeto operacional e dedique o máximo de tempo possível à etapa de elaboração do seu projeto de e-commerce. Você verá que o resultado vale a pena.

Por Alberto Valle

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito boas as dicas sobre como elaborar um projeto de e-commerce. Estou rascunhando minha loja virtual e as dicas foram muito valiosas.

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