Como mensurar o impacto das mídias sociais no seu negócio?

Como mensurar o impacto das mídias sociais no seu negócio?O fenômeno global do social commerce cresce rapidamente e desde o surgimento das primeiras redes sociais e formas de networking online há algumas décadas. As mídias sociais continuam a oferecer aos consumidores do mundo inteiro novas formas de seduzir os clientes, engajar e aumentar a exposição de marcas e produtos.

Empresas dos mais diversos portes e segmentos ficam atentas às novas tendências do mercado, assim como novas ferramentas e aplicativos de social commerce como, por exemplo, ofertas sociais, compras coletivas, sorteios, concursos e vitrines de produtos, que complementam as estratégias do marketing digital.

Interesse das empresas é crescente

O grande target é além de criar mais um canal de comunicação com os clientes, estabelecer também um novo canal de vendas. “O objetivo final  é o mesmo, impulsionar vendas, gerar novos leads, aumentar tráfego para seus websites, desenvolver fidelidade de marcas e produtos, gerar mais um canal de interação com seus clientes e, claro, reduzir despesas de marketing” – Explica Nick Steeves, Diretor de Marketing Internacional da Wishpond.

Em conjunto aos muitos benefícios oferecidos pelas mídias sociais, estão as dúvidas frequentes dos profissionais de marketing e dos empresários que desenvolvem estratégias, promoções e campanhas nas redes sociais. De acordo com o relatório de 2012, desenvolvido pela Social Media Examiner, os principais questionamentos sobre o assunto são:

  • Como calcular o Retorno sobre o Investimento – ROI?
  • Como atingir precisamente seu público alvo?
  • Como engajá-los adequadamente?
  • Como aumentar as vendas?

Planejamento para ações em mídias sociais é essencial

Discussões importantes ainda acontecem em torno de alguns temas, por exemplo, encontrar os aplicativos e ferramentas mais eficientes que possam colaborar na redução do tempo dedicado ao gerenciamento de campanhas e ações, e, também, como escolher as ferramentas mais adequadas para cada uma delas.

Ainda segundo Nick Steeves, “Para avaliar se as mídias sociais estão colaborando com seus objetivos, é importante definir qual é a prioridade para o seu negócio hoje, quais são as suas metas e avaliar qual é a sua realidade atual no mundo digital. É importante, também, fazer uma análise mais criteriosa destes números e avaliar se eles estão relacionados com o aumento de vendas no período de cada campanha, assim como se o fluxo de visitantes para suas páginas tem aumentado por meio das redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn”.

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here