Como montar um e-commerce de sucesso

Se você deseja saber como montar um e-commerce de sucesso, minha orientação é bem simples, Busque o máximo de informação possível antes de começar qualquer coisa.

Aspectos como planejamento, capacitação profissional e conhecimento do mercado são essenciais para o sucesso de uma loja virtual nos dias de hoje.

Os novos empreendedores que desejam montar um e-commerce devem ter em mente que uma loja virtual ou qualquer outro modelo de negócio de vendas online, devem ter em mente os negócios online precisam de dedicação, muito trabalho e conhecimento das ferramentas envolvidas.

Visando ajudar quem está querendo ingressar no comércio eletrônico, vou enumerar alguns pontos importantes para quem deseja abrir uma loja virtual de sucesso e com estrutura suficiente para crescer

O profissionalismo é a base para montar um e-commerce de sucesso

A primeira coisa que digo para quem deseja saber como montar um e-commerce de sucesso é que no atual estágio do comércio eletrônico não há espaço para amadorismo ou qualquer tipo de improviso.

O mercado brasileiro já está bem maduro e os atalhos no e-commerce simplesmente não funcionam. Esqueça soluções como loja grátis, criação da loja pelo “sobrinho que mexe com Internet” ou administração da loja virtual feita pela “menina da contabilidade que sabe tudo de MSN”. Com um bom curso de e-commerce você viabiliza essa etapa.

Planejamento é etapa indispensável

Um projeto de e-commerce vai muito além da criação de uma loja virtual. Pesquisas mostram que um percentual elevado de lojas virtuais fecham em menos de 1 ano, basicamente por falta de um planejamento adequado.

Faça um planejamento detalhado do seu e-commerce, analise o mercado em que vai entrar e coloque tudo isso no papel, preferencialmente, na forma de um plano de negócios. Tenha um cronograma para a execução das etapas do projeto com data e valore a serem investidos.

Ter uma noção exata do que vai enfrentar no desenvolvimento do negócio poupa tempo, apurrinhação e dinheiro.

Faça uma análise do segmento e dos seus concorrentes

Atuar em nichos de mercado é a melhor opção para quem está entrando agora no mundo do varejo online. Por isso, ao elaborar seu projeto de e-commerce procure atuar em um nicho de mercado. certamente essa é a melhor opção para o empreendedor online.

Ao montar um e-commerce de sucesso com foco em um nicho de mercado, você evita a concorrências com os grandes players de mercado e ainda consegue um mercado muitas vezes inexplorado.

As chances de obter sucesso no comércio eletrônico atualmente estão intimamente relacionadas à escolha de um nicho de mercado promissor e não são poucos os disponíveis no mercado.

Conheça as tecnologias para montar um e-commerce de sucesso

Não é necessário ser programador para montar uma loja virtual, mas é necessários estar a par das tecnologias disponíveis para poder escolher aquelas que mais se adaptam ao seu projeto.

Existem diversas opções de plataformas de e-commerce que podem ser adotadas para criação de lojas virtuais.

Para outros modelos de negócio no e commerce como o e-commerce B2B, clubes de assinaturas e outros, também já existem soluções prontas ou que podem ser facilmente adaptadas para se encaixarem dentro das suas necessidades.

Conheça a fundo as opções de formas de pagamento

A grande maioria das pessoas que estão interessadas em saber como montar um e-commerce de sucesso tem um especial interesse em saber como se dará o processamento das formas de pagamento em seu e-commerce.

Em nosso curso sobre criação de lojas virtuais esse é um dos módulos que mais desperta interesse entre os participantes, principalmente porque as fraudes no e-commerce são uma realidade assustadora.

Atualmente o mercado oferece diversas soluções para a implantação de formas de pagamento online. É necessário que seus clientes tenham total confiança na hora de efetuarem pagamentos, em sua loja virtual.

Dependendo do momento e do tipo do seu negócio, você pode implantar soluções de pagamento bem seguras e sem muita burocracia.

Ao montar um e-commerce você deve ter em mente que a segurança nas operações online deve ser tanto para o comprador quanto para o vendedor.

Elabore uma estratégia de marketing digital para seu e-commerce

O fundador do Yahoo já dizia que um site sem divulgação é como um outdoor no porão. Isso mesmo, atualmente, mais do que nunca é importante ter um planejamento bem definido sobre a ações de marketing digital que você irá implantar em seu e-commerce, e isso deve ser pensado logo de início, porque envolve até mesmo a definição da plataforma de e-commerce que você irá adotar.

O grande diferencial no e-commerce moderno está justamente na parte do marketing digital. Não se trata mais de saber apenas como montar um e-commerce e sim como divulgá-lo.

Se você pretende montar um e-commerce, não se esqueça de separar um bom percentual dos recursos para as campanhas de marketing digital, porque sem elas as suas chances de sucesso são bastante reduzidas.

Como montar uma loja virtual de sucesso

Monitore todas as atividades online

Uma das grandes vantagens do mundo virtual é que tudo que acontece pode ser monitorado.

Você sabia que todo o tráfego e comportamento dos clientes de um e-commerce pode ser monitorado e detalhado para que você possa analisar o que está ocorrendo no seu negócio e utilizar essas informações para a tomada de decisões futuras?

Melhor, isso pode ser feito de graça com uma ferramenta chamada Google Analytics. Sem um monitoramento você estará navegando na escuridão, tendo como conselheiro o Eu Acho. Atividade no site, envio de e-mails, atuação nas redes sociais, tudo pode e deve ser monitorado.

Capacitação profissional é essencial para um e-commerce de sucesso

Para montar um e-commerce é necessário investir em capacitação. O empreendedor digital deve estar conciente que é necessário investimento em capacitação tanto no que diz respeito à gestão de e-commerce quanto para colaboradores que irão controlar o sitema.

Faça no mínimo um curso de e-commerce e um curso de marketing digital para ter uma visão completa do mercado.

O comercio eletrônico está cada vez mais técnico e por isso precisa de profissionais que tenham conhecimento nas mais diversas áreas envolvidas no ambiente do comércio virtual.

O empreendedorismo de sucesso no e-commerce depende das técnicas utilizadas por quem gerencia e trabalha com ele.

Crie uma boa logística para o negócio

Se for montar um e-commerce ou vender algum tipo de produto não se esqueça de tomar todo o cuidado possível com a logística. Um dos erros mais comuns no comércio eletrônico , seja ele um pequeno e-commerce ou uma grande operação é justamente problemas com a entrega dos produtos vendidos.

A maioria das reclamações registradas no Reclame Aqui, giram em torno de problemas com o prazo de entrega que não é cumprido por parte da loja virtual. Esteja certo de ter uma estrutura que possa garantir que os produtos vendidos em seu site serão entregues dentro do prazo estipulado em sua política de entregas.

A engenharia de vendas online é algo simples de ser feito, mas essencial para o bom funcionamento do negócio.

Mantenha-se atualizado sempre

Em nossos cursos sobre e-commerce, costumo dizer que nenhuma loja virtual está totalmente terminada. Elas estão no máximo prontas para operar.

O comércio eletrônico é um ambiente dinâmico, por isso, é importante manter-se sempre atualizado. A cada sia estão surgindo novas tecnologias e técnicas de negócios.

Assine o boletim informativo de sites especializados no assunto, como o Blog do E-commerce, Guia de E-commerce, Artigos E-commerce e outros, compre revistas especializadas no tema e acompanhe as discussões em redes sociais e fóruns de discussão.

A questão não é apenas como montar um e-commerce de sucesso, mas quais são as oportunidades e ferramentas que dispomos para isso.

O assunto é vasto e por isso a pesquisa preliminar é essencial. Mantenha-se informado sobre questões relativas a montagem de lojas virtuais e muitos outros que envolvem esse tema assinando nosso Boletim Informativo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here