Organização em um blog é possível?

Como toda blogueira, não podia deixar de incentivar todas as pessoas a terem seus próprios blogs, seja corporativo ou pessoal. O ato de blogar é muito mais do que simplesmente opinar sobre um assunto, mas interagir com a informação e conteúdo de interesse e, principalmente, ter feedback de pessoas que também compartilham idéias sobre os assuntos tratados.

O blog corporativo é um canal de comunicação diretamente com o público da empresa, e o melhor, é uma forma mais descontraída de expor a cultura organizacional. Óbvio, que também existem limites até para a informalidade, mas a questão determinante é o fato que é uma ligação de mão dupla com os receptores.

Bem, mas blogar não é simplesmente sentar e escrever. Muitos blogueiros cresceram assim, e acredito que principalmente pelo fator criatividade. Porém, quando estamos falando de empresas, ou blogs informativos sobre algum tópico específico, não podemos usar a variante criativa tanto a favor. As estratégias de gerenciamento do conteúdo editorial devem ser criadas desde o início para melhor organização do blog.

Uma das coisas que aprendi na blogosfera administrando o Mídia Boom é a necessidade de um calendário editorial. Por ser um blog colaborativo, a organização é essencial, não apenas estruturalmente para o blog, mas para manter uma rotina nos leitores. Às vezes seguir certas regras acaba por desanimar os colaboradores, mas é tudo questão de costume.

Um calendário editorial é o fundamento dos blogs estratégicos. Com um pouco de planejamento prévio, pode-se obter bons resultados um alcance maior de audiências a partir do conteúdo do blog:

Planeje

Ao planejar as suas mensagens antes do tempo, você inspira perseverança, incentiva a equipe com um hábito e garante que não se perca um outro prazo. É uma coisa pequena, sutil, mas que faz diferença.

Estrutura para criatividade

Como disse, muitos blogueiros temem que um cronograma de postagem possa bloquear a criatividade e na realidade é o oposto. É engraçado ver como funcionam os blogueiros: parecem que possuem raios de inspiração em certos momentos e escrevem dois, três posts de uma só vez. O cronograma aparece não para atrapalhar isso, mas para organizar a publicação de acordo com um plano que matem o público-alvo fiel.

Alcance maior de conteúdo

Um cronograma é uma ferramenta poderosa para maximizar o alcance de seu conteúdo ao remover a pressão de ter que gerar novos conceitos para cada post. Existem temas que não devem ser tratados de uma vez, sendo melhor dividi-los e tratá-los em série, em um período de tempo e, ao final, juntar todos os links. O que importa é equilibrar o conteúdo com todos os leitores.

Organização e responsabilidade devem estar ligados diretamente no projeto de um blog. E isso não quer dizer que irá se perder a arte de blogar.

Fonte: Ponto Marketing

Como Criar e Administrar um Blog

A equipe do Curso de E-Commerce realiza mensalmente o curso sobre Criação e Administração de Blogs onde você pode aprenderá todas as rotinas e técnicas de criação e administração de um blog utilizando a plataforma mais usada no mundo inteiro, o WordPress. Essa é sem dúvida uma ótima chance para você aprender a criar um blog profissional.

Como Organizar Um Blog
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here