Otimizando as categorias de seu comércio eletrônico

Como otimizar as categorias de seu e-commerceUma pergunta frequente para os especialistas em SEO é: “Como otimizar uma categoria (ou departamento) com muitos produtos?”. A pergunta, recorrente, tem diversas nuances e sutilezas na resposta. Antes de mais nada: quanto é muito? 100, mil, dez mil? Se você tem uma categoria com menos de 200 produtos, é possível colocar todos em uma única página.

Sim, não se recomenda mais de 100 links em uma página, pode até parecer Black Hat para o Google, mas se você não tiver um número enorme de links na barra lateral, topo e assinatura do site, está tudo bem. Entretanto, colocar tantos produtos em uma única página não oferece uma boa experiência para os usuários, então coloque menos como padrão e tenha uma opção do tipo ver todos. Se você seguir esta rota, deixe os buscadores longe da página com menos produtos e permita que veja apenas a que tem mais produtos.

Você vai precisar usar uma combinação de nofollow para os links; no índex/follow na Metatag e usar uma Tag canônica para a versão que deseja indexar. Isso requer conhecimento profundos das técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca e é preciso cuidado para não dar um tiro no pé. Tenha certeza de checar várias vezes o trabalho de SEO e peça a alguém para revisar o trabalho.

A opção do uso do Ajax nas categorias de produtos da loja

Outra opção interessante é usar Ajax. Sim, você leu direito. Se o que você deseja é entregar aos mecanismos de busca uma versão HTML com 100 produtos e aos visitantes uma versão com 10 ou 20, a solução é o Ajax.

E se você tiver, digamos, 5 mil produtos na categoria? O ideal é criar subcategorias, que fiquem de um tamanho administrável e usar a solução acima. Mas se isso não for possível, use a paginação. Liste os produtos mais importantes primeiro, para que apareçam antes para os robôs de busca. Depois, interligue (com links) todas as páginas, ou pelo menos todas as que puder sem criar uma péssima experiência para o seu visitante. Os mecanismos de busca serão capazes de encontrar as páginas 2, 3, 4 e seguintes a partir da primeira. Nunca faça com que passem por uma antes de chegar à próxima, combinado?

Ajustes finos na otimização da loja virtual

Há algumas considerações finais. Se você quer que seus departamentos – ou categorias, como preferir – sejam indexados, é preciso oferecer algumas qualidades editoriais por lá, como textos e fotos. Se você só entregar produtos e nada mais, não haverá muito valor para os buscadores – e vale a pena usar os atributos noindex/nofollow. Quanto mais próximas estas categorias estiverem da sua home, mais provável que sejam profunda ou completamente escaneadas pela busca. Se estiverem a três ou mais níveis de distância, esqueça – é improvável que um robô vá até o quarto nível para buscar produtos.

Resumindo a questão

  • Se possível mostre aos buscadores a página da categoria com todos os produtos – a menos que tenha um número enorme deles;
  • Se tiver muitos produtos, pagine;
  • Se for forçado a paginar, coloque os produtos mais importantes antes;
  • Interligue todas as páginas resultantes, não apenas sequencialmente.

O trabalho de SEO em uma loja virtual não é fácil e nem se faz de uma hora para outra, mas em compensação, é a origem de tráfego de maior conversão do e-commerce. Por isso, ao otimizar as categorias do seu e-commerce, tenha em menta os benefícios que isso trará para o sucesso da sua loja virtual.

Fonte: Blog do PagSeguro

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