Como potencializar a ferramenta de busca

Como potencializar a ferramenta de busca

Como potencializar a ferramenta de buscaUma maneira muito eficiente de aumentar as taxas de conversão e fazer o consumidor visualizar melhor os produtos é buscar maneiras de como potencializar a ferramenta de busca.

O search do seu website e do seu e-commerce é um aliado importante, tanto para o cliente, que pode encontrar mais fácil o que procura, quanto para o dono do negócio online, que pode lucrar melhor, sabendo que os seus produtos estão mais fáceis de achar e mais disponíveis.

Se o cliente encontrar facilmente aquilo que precisa, ele fica contente com o seu site e sua eficiência, e isso faz com que ele volte quando precisar de algo da sua linha de produtos. Apresentamos aqui 4 maneiras de fazer suas pesquisas converterem em seu e-commerce.

Barra de buscas

A primeira medida a ser tomada para melhorar como as buscas são feitas no seu site é dar atenção à barra de buscas. Temos o costume de pesquisar as coisas pela barra de busca, ao invés de usar os menus principais e laterais. Dessa maneira, colocar a sua barra de buscas num lugar de destaque, bem visível e de fácil acesso para o cliente, com um botão de pesquisas convidativo e um termo criativo, é fundamental para que ela seja usada e dê resultados.

Filtre a página de resultados

Filtrar a página de resultados é, também, uma maneira de ajudar o cliente a encontrar o que realmente deseja. Quando ele busca por algo como, por exemplo, “informática”, pode estar procurando por aparelhos, peças, livros e tudo isso dentro de uma marca específica. Apresentar filtros que possibilitem ao consumidor aperfeiçoar as suas buscas é maneira muito eficiente de ajudá-lo a encontrar o que deseja.

Buscas fonéticas

Utilizar buscas fonéticas ante as buscas meramente textuais colabora para que o consumidor encontre o que está procurando de maneira eficiente. Se ele procura por um produto escrevendo o nome de maneira equívoca ou com erro de digitação, as buscas podem ter resultados ruins e isso prejudica a taxa de conversão.

Tenha a opção auto-complete

Ter a opção de auto-complete no campo de buscas ajuda muito a aumentar a velocidade do site e evitar buscas que deram errado por erros de digitação. Os e-commerces que contam com auto-complete nas buscas têm seis vezes mais chances de efetuar uma venda do que os que não têm. É uma ferramenta muito útil caso você tenha no seu site muitos produtos de uma mesma marca ou marcas com uma grafia específica.

A FBITS, através do seu serviço F-Search, conta com as melhores soluções do mercado em buscas e e-commerce.

Como potencializar a ferramenta de busca
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here