Como reduzir a taxa de desistência da compra - Carrinhos abandonados

Como reduzir a taxa de desistência da compra – Carrinhos abandonados

Como reduzir a taxa de desistência da compra - Carrinhos abandonadosHoje em dia muito se fala das compras virtuais, do aumento considerável de vendas pela internet. A maioria das lojas virtuais possui estabelecimentos físicos como também virtuais e aquelas, que ainda não estão na web, estão sentindo a necessidade de ingressarem no meio. Muitas pessoas são adeptas ao comércio eletrônico, a grande gama desse tipo de comércio disponível na internet está atraindo cada vez mais consumidores.

Para tanto, mesmo com todo esse crescimento do e-commerce, muitos dos responsáveis pela movimentação na web estão queixando-se da desistência da compra de produtos pelos clientes. Os valores oferecidos pelas lojas virtuais costumam ter um valor abaixo do mercado tradicional, inclusive em produtos da mesma marca e modelo. Então, qual o motivo de tanta desistência por parte dos consumidores?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Forrester Research, concluiu que 88% das possíveis vendas on-line não são concretizadas. Um número altamente preocupante para o e-commerce. Ma afinal, quais os motivos que poderiam estar causando tanto desistência por parte dos usuários? A resposta para muitos é simples, resume-se em custo e atendimento.

Preços competitivos formam um diferencial

A questão de custo está envolvendo todo o processo de compra de um produto. O cliente costuma fazer um levantamento de valores de um determinado produto, após, eles fazem um cálculo sobre o total de pagamento, incluindo custos de envio, meios de pagamento, frete e outras possíveis tarifas. Em uma loja física, muitas vezes torna-se mais fácil realizar uma compra, pois, mesmo que o valor do produto possa ser maior que na web, somando todos os custos o produto acaba ficando com um valor mais em conta. Sem falar nas formas de pagamento, muitas vezes, na loja física é possível fazer um parcelamento do valor do produto sem juros, enquanto, na loja virtual, talvez esta opção esteja um pouco restrita e, em algumas compras com cartões, o valor costuma aumentar devido a algumas tarifas.

No que diz respeito ao atendimento, como vimos, a concorrência é muito grande no comércio, então, conquistar um cliente e garantir sua volta não é tarefa fácil. Em uma loja virtual o atendimento costuma ser um pouco mais “frio”, enquanto que, em uma loja física existe o contato direto entre vendedor e cliente, o que permite, muitas vezes, uma relação de confiança. Neste quesito, as lojas virtuais acabam perdendo grande parte de sua clientela, e estes, desistindo de suas compras on-line.

O que fazer para reduzir a desistência de uma compra on-line?

Baseados nas informações acima, podemos concluir que, se estes quesitos não estão favorecendo o comercio virtual, eles precisam ser repensados. Abaixo algumas atitudes que os empreendedores virtuais precisam estar atentos para garantir a conclusão de uma compra como também garantir que o seu cliente sempre volte. Acompanhe:

Tenha sempre muito cuidado com a aparência do seu site

A primeira impressão é sempre a que fica, deste modo, passe a seus clientes a imagem de uma loja dedicada a seus clientes. Tenha atenção no layout da página, coloque os itens importantes e indispensáveis para a compra sempre em local visível. Ofereça alternativas de comunicação entre vendedor e cliente e, nunca deixe de atender seus clientes, o vínculo de confiança é de extrema importância.

Pratique preços competitivos

Os valores dos produtos precisam estar de acordo com o mercado, ponha-se no lugar do comprador e faça os cálculos de gastos de envio, cartão para pagamento, etc. Se possível não deixe que estes valores adicionais encareçam seu produto. Sempre que puder ofereça boas ofertas, brindes e promoções, este é um excelente meio de atrair novos consumidores.

O site precisa ser seguro e confiável

Além de todos os cuidados com designe do site, é necessário contar um atestado de site seguro. Alem do mais, disponibilize endereço e telefone da loja física, para que, em caso de alguma dúvida, o cliente possa certificar-se da veracidade do site.

Atenda sempre bem os seus clientes

Independente da dúvida em relação ao produto que o consumidor queira saber, é fundamental responder a todas elas. Com os clientes cadastrados, estabeleça sempre um contato, como envio de um e-mail parabenizando pelo aniversário, envio de ofertas, descontos, etc.

Ofereça diversas opções de envio e também frete grátis

Ofereça opções de envio dos produtos, tente cobrir os gastos de envio de peças pequenas ou, de vários produtos adquiridos de uma vez.

Muita atenção com o checkout

Instrua o cliente a seguir todos os passos necessários para concluir a compra. Mostre todos os passos para que o cliente consiga realizar a compra e claro, esclarecer todos os meios de pagamento. Deixe sempre a vista um contato para tirar dúvidas nesse momento e, quando for solicitado, de toda assistência necessária. Também é necessário que este processo não seja muito extenso, simplifique o máximo que puder.

Acredito que com as dicas acima as lojas virtuais poderão ficar mais atentas aos seus clientes. Deste modo, o comércio eletrônico, seja de uma grande companhia ou mesmo de empresa iniciante, conseguirá atender melhor sua clientela, e claro, conseguir que eles voltem a realizar compras em sua loja.

Por Rafaela Pozzebon

Como reduzir a taxa de desistência da compra
Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here