Como tornar seu e-commerce competitivo
Há muitas oportunidades, principalmente nos mercados de nicho, onde as grandes lojas não se interessam ou não conseguem atuar. Mas para ter sucesso e conseguir tornar o empreendimento lucrativo, é preciso entender muito bem como o público se comporta e prestar atenção a alguns pontos essenciais do site para garantir a melhor experiência de compra por parte dos clientes.
Conquistar a credibilidade é fundamental
A credibilidade é ponto de partida do e-commerce. Com tantas histórias de fraude online, qualquer consumidor pensa duas vezes antes de informar os dados de seu cartão de crédito. O segredo para transmitir confiança é o profissionalismo. A identificação da empresa é um item tão importante que foi incluído na recente lei do e-commerce – Decreto nº 7.962. E nenhum negócio pode relaxar com a segurança da loja, como por exemplo os certificados digitais que fazem o endereço ser HTTPS. Os clientes reparam sempre nisso durante o processo de decisão e compra online.
Já em relação ao atendimento, é preciso fazer alguns questionamentos. Seu site disponibiliza atendimento ao cliente de forma fácil, rápida e eficiente? Essa informação está explícita? Nem sempre o cliente utiliza esta ferramenta, mas apresentar um canal profissional e eficiente pode determinar se ele vai finalizar a compra ou não. Por exemplo, se o telefone de atendimento for apenas um celular, o público desconfia e passa questionar a empresa. Será que esse negócio é sério? Posso pagar que vou receber o produto? Será que vai funcionar? Por outro lado, se o telefone de contato for um número tipo 0800, a impressão é positiva e imediata.
Design e usabilidade
O empresário também não pode esquecer de cuidados com o layout. Design amador é barreira para qualquer e-commerce. E também é preciso ser de fácil navegação. Se os clientes ficarem em dúvida onde clicar ou como fazer a compra, a perda de receita é certa.
Seu site exige que o cliente se cadastre antes de fazer o pedido? Se sim, mude imediatamente. Muitos clientes simulam a compra, mas ainda não estão no momento de finalizar o processo. Querem conhecer o produto e os custos. Depois voltam e efetuam o procedimento. Outra dica importante: Você sugere aos seus clientes outros produtos conforme sua busca ou ou compra? Um dos muitos motivos de sucesso da Amazon foi implementar os produtos relacionados, aumentando a receita média por cliente e o interesse na compra.
A logística no e-commerce
Uma desvantagem em comprar num e-commerce é não poder levar o produto na hora. Tente minimizar esse problema fazendo as entregas da forma mais rápidas possíveis. Outro ponto importante aqui é o custo do frete. Cada vez mais as lojas oferecem frete gratuito.
Todas as informações citadas só serão úteis se seu e-commerce for eficiente. Um sistema de buscas de qualidade, dados precisos sobre os produtos, opções de pagamento diversificadas e informações claras sobre a entrega são indispensáveis para o sucesso do negócio.
Por André Santos, engenheiro com MBA em marketing