O CRM no E-Commerce

A importância do CRM no E-CommerceO e-commerce cresce muito no Brasil. Em 2009 17,6 milhões de pessoas fizeram compras pela internet, e com isso, este setor atingiu o faturamento de R$10,6 bilhões naquele ano e estima-se que em 2010 deva chegar a 13,6 bilhões. Vale destacar que 17,6 milhões de consumidores online representam apenas 26% dos internautas brasileiros.

Grandes empresas – principalmente as empresas americanas – já realizam seu CRM virtual muito a frente das empresas brasileiras. Elas conseguem obter toda a informação sobre a visitação do consumidor ao site, páginas visitadas, produtos vistos, o que comprou, tempo no site e etc., algumas até são capazes de obter informações de sites parceiros. Com isso montando um banco de dados com mais de milhões de dados sobre um cliente.

Mas de nada valem esses milhões de dados e informações sobre os clientes se não forem analisadas e usadas da forma correta. Criar um ambiente de relacionamento dentro do portal personalizado de acordo com as necessidades e características do usuário, ou email-marketing, ou usar ferramentas disponíveis para interação, ou oferecer produtos e ofertas casadas são algumas das possibilidades de criar um CRM virtual.

Foco no cliente do comércio eletrônico

Focar em seus clientes é uma boa maneira para gerar lucros, pois o relacionamento leva a recompra e a fidelização do cliente, ele passará sempre a comprar na sua loja. Um cliente fidelizado é um cliente que voltará a comprar na sua loja virtual sempre, e para criar esse relacionamento basta ter as informações adequadas e planejar a melhor estratégia de acordo com sua necessidade e capacidade. Abaixo algumas maneiras de criar esse relacionamento e incentivar a recompra

  • Oferta de produtos novos;
  • Venda casada;
  • Melhores preços;
  • Vantagens;
  • Primeiro a comprar um novo produto;

Há outras maneiras para incentivar a recompra e tornar o cliente fiel, e a cada dia nasce outras pelo mercado a fora. Basta só ficar antenado no mercado e usar a criatividade para implantar o CRM no seu e-commerce.

Por Daniel Fonseca

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