Saiba quanto custa um Fã no Facebook

Qual é o custo de um fã no FacebookUma das principais questões em termos de marketing digital é o custo exato de cada campanha e o quanto ela contribui para a formação da receita de um site. Afinal de contas, o ROI – Return of Investment – é a estrela de toda campanha de marketing online. Por isso mesmo, muita gente se questiona sobre a validade de campanha que tenha como objetivo o aumento da base de Fãs no Facebook, alegando que seria difícil calcular o retorno delas. A bem da verdade, essa é uma preocupação que pode ser resolvida através de uma equação simples e um monitoramento bem estruturado das conversões, principalmente em operações de e-commerce.

Em primeiro lugar, devemos determinar o custo de aquisição de cada Fã o que chamaremos de CAF. Em uma campanha que tenha como objetivo a expansão da base de fãs de uma página esse custo é expresso pela divisão do custo da campanha pelo incremento na base de Fãs. Podemos assim determinar o quanto necessita ser gasto para conseguir um fã a mais em nossa base. Em nosso curso sobre Facebook discutimos bastante esse aspecto da campanha justamente porque precisamos saber qual o resultado exato de cada ação. Podemos dizer que esta é uma das principais métricas do Facebook Marketing.

O problema é que determinas qual é o custo de aquisição de um fã é apenas parte do processo. Com o auxílio de métricas do Google Analytics, podemos elaborar derivações de fluxo de caixa bem mais sofisticadas e assim projetar com mais precisão qual seria a contribuição de uma campanha de aquisição de fãs na receita de um negócio online.

Qual a receita que um Fã no Facebook pode gerar?

Essa é a segunda pergunta que mais se ouve. A segunda fase dessa mensuração é determinar qual o potencial de conversão de cada fã, o que pode ser feito facilmente através dos dados fornecidos pelo Google Analytics. Quando você configura de forma adequada o rastreamento de vendas no Google Analytics é possível saber através de filtros e segmentação, qual o ticket médio de cada venda oriunda de ações no Facebook, principalmente se elas estiverem bem tagueadas através de UTMs. Uma outra forma de calcular o valor em potencial de cada fã conquistado é aplicar o Valor de Cada Visita ao tráfego gerado pelo Facebook.

O importante quando a empresa assume uma posição agressiva nas mídias sociais é segmentar ao máximo a análise de tráfego para poder identificar de maneira exata a conversão vinda de cada mídia.

Em termos de estratégia para Facebook Ads, por exemplo, o formato que melhor se adequaria a uma campanha que tenha como objetivo a expansão da base de fãs seria o de História Patrocinada com Histórico de opção “Curtir” de publicações de página. Nossa experiência com Facebook Ads tem mostrado que esse tipo de campanha possui um potencial muito mais favorável à aquisição de fãs uma vez que expõem muito mais a marca. Em nosso curso de Facebook Ads enfatizamos que o fato do anúncio vir associado às pessoas do circulo de amizades do usuário que já Curtiram a marca, induz a uma conversão – no caso, expansão da base de fãs – bem maior, e consequentemente uma queda no Custo de Aquisição de Fãs.

Como vimos, calcular o Custo de Aquisição de Fãs não é tão complicado assim, já calcular o retorno que este fã pode gerar exige um pouco mais de sofisticação nos registros de um site. Portanto, dê mais atenção ao seu Google Analytics, pois esse é o verdadeiro lustre da bola de cristal.

Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here