Dicas para aumentar a taxa conversão para seu e-commerce

Dicas para aumentar a taxa de conversão do seu e-commerceA muito tempo venho estudando sobre e-commerce, muito além de instalação, configuracão ou criação de plugins, já que em minha opinião o Magento é uma das ferramentas mais robustas para tal empreitada, a não ser que você caro leitor, seja dono de uma empresa, ou um desenvolvedor que desponha de muito tempo e técnica para o desenvolvimento de um, mas para que re-inventar a roda não é mesmo?

Hoje meu artigo irá tratar de algo muito importante em um e-commerce, que é a porcentagem de venda ! Como converter mais do que atualmente.

As últimas palestras que assisti sobre comércio eletrônico em 80% delas o tema era como converter mais vendas em minha loja virtual, pois não basta simplismente ter a ferramenta, e cadastrar os produtos, deve-se primeiro trabalhar muitos aspectos, a começar de um Layout bonito e intuitivo , redes sociais , SEO entre vários outros aspectos que vamos falar durante o artigo.

Para iniciar gostaria de esclarecer para os leigos o que seria “converter”, converter neste contexto é a relação entre os números de pedidos recebidos na loja com o número de visitantes únicos.

Bom para iniciar, muitas lojas aqui no Brasil pensam que 2% é uma boa taxa de convers~áo, mas não é. Você gestor de e-commerce que está lendo este artigo deve procurar atingir algo em torno de 5%, isso mesmo… acha impossível? Não é, sites como blair.com,woomanwithin.com convertem algo em torno de 20%, e a amazon.com que é simplismente a maior loja virtual de todos os tempos em minha opinião, pesquisas recentes mostram que ela converte a media de 28% ! Impressionante!

E foi observando estas diferenças que resolvi criar este artigo trazendo 11 dicas que podem ajuda-lo a aumentar sua taxa de conversão

1 – Informe o preço do frete do produto nas páginas do produto

Isto já foi comprovado, a maior causa de evasão do usuário no checkout (“abandono de carrinho”), é a surpresa com o preço do frete. Informe o preço ou política de frete (Por ex. Frete grátis para compras acima de R$220,00) na home de seu site.

2 – Capte o e-mail do cliente em todas as páginas do sistema

Pratique a ja provada funcionalidade do “signupansave” ( Cadastre-se e tenha descontos). Utilize este recurso SEM MODERAÇÃO.

3 – Exponha seus diferenciais em todas as página do seu site

Exponha aquilo que você tem de melhor, por exemplo “Site em 12x sem juros”, “Frete grátis para todo Brasil”, “Mais de 10 anos de mercado com 50 mil pedidos entregue “. Use sua criatividade !

4 – Utilize a lei a seu favor

Pode parecer bobo mas não é. A loja que atende bem seu cliente o fideliza. A Troca de produtos é algo muito polêmico e por isso o gestor deve ficar muito atento, a troca de qualquer pedido em sete dias é uma obrigação da empresa. Está no codigo civil.

Divulgue esta política na home de seu site, no primeiro momento você deve estar ai pensando que vai explodir de trocas. MITO ! Faça o teste ! A Seguraça na compra ainda é um dos fatores mais decisivos na compra pela web. Expor a política de troca de forma comercial é um diferencial, você pode usar por ex a mensagem “Todos os produtos com Seguro-Satisfação – Você compra e pode trocar em até 7 dias!”

5 – Utilize botões chamativos

Além de um bom layout, intuitivo e fácil de compreender, um fator importantíssimo são os botões, já que o intuito é levar o cliente do site para o pagamento, e é por isso que o botão “Continuar” ou “Finalizar” deve ser chamativo, as vezes até destoando um pouco do restante do site! Sabe-se que muitos, mas muitos internautas compram coisas que nem precisam na internet, e isso pode ser relacionado com o conjunto, Layout, botões chamativos, produtos interessantes e etc.

6 – Utilize as redes sociais a seu favor

Ao adicionar este item me senti um pouco preocupado, já que uma pesquisa recente mostra que redes sociais são mais eficazes que o Procon! Sendo assim procure ter algum profissional da área de mídias digitais e redes sociais para trabalhar bem a imagem da sua empresa e do produto que você vende! Não é so instalar plugins e ir clicando e twittando tudo o que vê pela frente, tem que ter uma frase bem bolada, boas imagens no facebook, interagir com as pessoas, tudo isso faz parte de uma ENORME DIVULGAÇÃO que sua loja irá precisar. Digamos que uma rede social bem trabalhada poderá aumentar sua taxa de conversão em quase 5% as vezes até mais!

7 – Divulgue em todas as páginas de seu site os certificados de segurança da sua loja

Sabem o tal do “cadeadinho” ? Pois é … certificados SSL, estes sim passam credibilidade ao comprador e internautas valorizam isso, e é exatamente por este motivo que você deve divulgar este certificado em todo o processo de checkout. Não estou dizendo aqui que lojas que utilizam gateways externos como pagseguro, moip e outros não sejam lojas confiáveis, mas para uma loja maior sem dúvida é muito importante um certificado SSL.

8 – Cumpra o contrato

Nunca prometa o que não irá conseguir cumprir, em se tratando de prazo de entrega por ex, prometa aquilo que você irá conseguir realizar, se for preciso adicione mais alguns dias a média de entrega para certificar que chegará na data certa. Um dos fatores que aumenta a conversão é a recompa de clientes que já compraram em sua loja.

9 – Preocupe-se com o que seu cliente está pensando

Utilize ferramentas como Iperceptions para saber oque seu cliente está pensando, ou por qual motivo abandonou o carrinho. Faça breve perguntas para poder avaliar sua loja e seu cliente ! Fique atento

10 – Navegue na sua loja

Ninguém melhor que você mesmo para ajustar os mínimos detalhes de sua loja! Compre e navegue em seu site incansávelmente!

11 – Por último, analise,analise novamente e depois analise outra vez

Use os numéros. Estatísticas vão ajuda-lo a a ter bons resultados. Você utiliza o Google Analytcs? Ohhh parabéns, é uma ótima ferramenta, mas todos os 500 mil donos de e-commerce usam. Porque você acha que vai ser o melhor? Qual número você vai descobrir e seu concorrente não? Fiz uma breve pesquisa na web e encontrei centanas de ferramentas.. gratuitas ou baratas que permitem uma análise exelente do seu site. Irei destacar apenas uma a ClickTale.com (http://www.clicktale.com/) com essa ferramenta você pode filmar a navegação de seus usuários e assim pode ter a noção exata das dificuldades que ele passa.

Por Rodrigo Fleury Bastos no Toró de Parpite

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