Dicas para aumentar as vendas de Natal em sua loja virtual

Uma das tarefas de qualquer gerente que se preza é setar a direção estratégica da empresa, tanto no curto prazo como no longo prazo e ficar atento para assegurar que todos os membros da equipe estão trabalhando em atividades que levem a empresa a atingir os objetivos.

Como líder de uma operação de comércio eletrônico, eu imagino que você deve ter separado algumas horas nas últimas semanas para falar sobre os esforços que vocês terão que fazer para segurar a demanda que deve vir nos próximos sessenta dias. Ainda não? Confira alguns pontos que acreditamos que você deve ficar atento para a temporada de final de ano

1. Otimizar o banco de dados de produtos da empresa para maximizar o valor do SEO – A busca orgânica é um negócio cada vez mais importante para o futuro do comércio eletrônico. Qual é a porcentagem de produtos do seu banco de dados que aparece nos resultados do Google? Qual é o seu plano para aumentar significativamente esse número no curto prazo, e assim aproveitar a alta temporada das festas de final de ano?

2. Invista sim em links patrocinados. Se a sua posição na busca orgânica está fraca, é nessa hora que os links patrocinados como AdWords fazem todo sentido. Atrais todo tráfego qualificado possível. É um dinheiro bem investido e o retorno é imediato.

3. Decore sua loja virtual investindo maciçamente em design, pois seu visual vende mais e transfere credibilidade à sua loja. Dê a ela um visual de Natalino com customização de logos, banners com motivos natalinos e o que mais você puder personalizar para esta data tão especial para o comércio. Se as lojas físicas fazem isso, por que a lojas virtuais não devem fazer?

4. Faça propaganda antecipadamente dos novos produtos que você vai adicionar a loja antes do início das festas de final de ano – Recomendação: adicione acessórios, incremente a linha de acessórios, dobre o número de acessórios vendidos na sua loja virtual. Você deve investir em acessórios por diferentes razões

  1. A margem de lucro em produtos Acessórios é maior que a margem de lucro obtida com produtos best-sellers.

  2. Os acessórios passam a mensagem para o cliente que a sua loja virtual conhece o mercado, conhece as necessidades dos clientes, e consequentemente, o cliente pode confiar na sua empresa como um local para apostar suas compras.

5. Invista em um email marketing profissional para a sua loja. Faça ou contrate alguém para fazer um mailing bem profissional com 4 ou 5 produtos nos quais você tenha realmente uma vantagem sobre os seus concorrentes, seja preço ou prazo de entrega e mande um e-mail para toda sua lista de clientes e assinantes da sua newsletter. Em nosso site existem vários anúncios de empresas que prestam este tipo de serviço.

6. Prepare o mais rápido possível uma liquidação dos produtos que você ainda tem em estoque antes que as festas comecem – Os produtos que vendem menos vão vender menos ainda durante o final de ano. Limpe o seu estoque. Devolva os produtos para os fabricantes ou ofereça frete grátis são duas iniciativas que você poderia colocar em prática imediatamente.

7. Faça uma revisão dos produtos mais vendidos na sua loja virtual – Eles estão sendo promovidos da maneira correta? Você dá atenção o suficiente para eles? Por que eu devo comprar os produtos mais vendidos do mercado na sua loja?

8. Otimize a sua página com sugestões de compras para o final de ano – Crie listas de sugestões de produtos por diferentes perfis de consumidor.

9. Faça mais de uma experiência como consumidor da sua loja para descobrir onde você deve melhorar.

10. Se você ainda não tem uma loja virtual, ainda é tempo de montar. Procure um desenvolvedor ou produtora de lojas virtuais (existem vários anunciando em nosso site) e faça já a sua loja para vender ainda mais este Natal. Pesquise junto as empresas que oferecem sistemas para lojas virtuais e você certamente encontrará uma que satisfaça às suas necessidades.

Historicamente falando, a grande maioria dos clientes que foram bem servidos durante a temporada de compras de final de ano voltam a comprar no ano seguinte,

O tempo é curto. O Natal tá chegando. Mete bala.

Será que esquecemos alguma coisa? Quais são as suas dicas para ajudar o gestor de uma operação de comércio eletrônico a bombar no final de ano? Comente este post.

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