Dicas simples para não se complicar com a logística no e-commerce

Dicas simples para não se complicar com a logística no e-commerce

Dicas simples para não se complicar com a logística no e-commerce
Dicas simples de logística no e-commerce

A logística é um dos pontos mais cruciais no e-commerce. Não somente as promoções, o preço baixo, a variedade de produtos e o atendimento são responsáveis por auxiliar no crescimento da loja virtual. É a logística que, muitas vezes, pode definir a imagem que o consumidor terá da sua marca: um produto entregue antes do prazo traz maravilhas ao cliente, enquanto uma entrega atrasada gera tanta, ou mais, dor de cabeça ao lojista do que ao usuário.

E, para pontuar e auxiliar nos principais desafios da Logística, abaixo criamos algumas dicas simples que todas as lojas virtuais podem seguir ou, ao menos, refletir:

Parceiro logístico

Esse é o primeiro passo de uma grande decisão para a sua operação, a escolha de quem realizará suas entregas. Grande parte das lojas virtuais utiliza os correios, além de também contar com empresas especializadas em logística. Mas existem alguns passos essenciais para lhe auxiliar nesse processo de escolher o parceiro: faça a cotação com mais de uma transportadora; tenha um bom relacionamento com transportadoras de qualidade; verifique os procedimentos de coleta e entrega; prefira transportadoras com rastreamento de cargas; e consiga tabelas de frete de fácil compreensão e que ajudem no dia-a-dia.

Centro de Distribuição

Aqui entra a necessidade de contar com um eficiente BackOffice. É no armazém que a logística deve ser capaz de receber, gerenciar o estoque em tempo real e repor racionalmente cada item mostrado no catálogo da loja, tudo em um curto espaço de tempo, de cerca de 24 horas, para separação, embalagem e expedição. Todo esse processo realizado corretamente poderá garantir a entrega dentro do prazo.

Monitoramento

O cliente sempre cria grandes expectativas quanto ao andamento do pedido. Permita que o consumidor possa monitorar o pedido, informe constantemente o status e, claro, também contate-o, seja por e-mail ou SMS, sobre a conclusão da entrega, deixando-o mais tranquilo. Se algum problema ocorrer durante o período, avise. A transparência é essencial para manter um bom relacionamento.

Prazos realistas

Aqui talvez seja um ponto extremamente importante. Afinal, muitas lojas acabam prometendo o que não podem cumprir. É essencial que os prazos sejam efetivamente realistas, é preciso tomar cuidado para não indicar prazos menores só para atrair o cliente e entregar com atraso. Outro ponto é tomar cuidado com as “Entregas Expressas”, uma vez que prometer e não cumprir os prazos de entrega é um fator que gera desgaste junto ao consumidor, ainda mais em situações em que ele pede uma entrega expressa.

Por E-commerce Brasil

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