E-commerce planejado, resultado garantido
O problema
A necessidade de planejamento no e-commerce é um principio que deve ser respeitado e praticado em todas as esferas administrativas de uma empresa, com relação ao e-commerce, é fundamental o desenvolvimento de uma plataforma técnica, objetiva e pautada na realidade organizacional da mesma. O pecado cometido pela grande maioria é a falta de gerencia de estoque, logística e pós-venda, que muitas organizações deixam para segundo plano enaltecendo somente a venda propriamente dita.
Para Maurício Vargas, fundador do Reclame Aqui, os grandes gargalos do e-commerce brasileiro são a má gestão da pós-venda. O e-commerce brasileiro só pensa na venda, não destinou verba para o pós-venda. Isso é típico do empresariado brasileiro, que está transferindo essa cultura para o ambiente virtual.
Sinergia é o segredo do e-commerce planejado
Quando associamos a estrutura vendas/pós-vendas e atendimento efetivo, e organizamos a simetria entres esses setores, atingimos patamares de prospecção de clientes fiéis que se tornam vendedores indiretos dos produtos e/ou serviços oferecidos pela organização.
A previsão é que neste ano o setor tenha crescimento de 29% e 30% sobre 2010. Vargas acredita que a elevação menor é porque o consumidor “está ressabiado”. Ele avalia que o crescimento era de 40% e, mesmo com ascensão da base de consumidores, ele não vai alcançar o mesmo patamar do ano passado. Seja como for, fica a dica, um e-commerce planejado é essencial.
Por Fábio Tajra