Solução brasileira permite provar itens adquiridos pela web antes da compra
Pensando nisso, uma empresa catarinense promete resolver esse problema através de uma solução em conjunto com as operadoras de cartão de crédito, transportadoras e plataforma de e-commerce, possibilitando que o consumidor adquira o produto e só pague depois de prová-lo.
Por meio do cartão de crédito, o consumidor pode fazer uma pré-compra na loja virtual sem efetuar o pagamento. Quando o produto chegar, o comprador tem de 15 a 20 dias para prová-lo, dependendo da política da loja. Se gostar do item, pode informar, na plataforma de e-commerce, que irá ficar com o produto. Somente aí a compra será concluída, com o registro na operadora do cartão de crédito. Ou, se preferir, não precisa ir até o site. Basta provar o produto e, ao fim do prazo de devolução, ele será automaticamente descontado. “É uma espécie de provador em casa,” afirma Cristiano Chaussard, diretor de Tecnologia da Flexy Negócios Digitais.
Caso o consumidor não aprove a compra, o produto pode ser devolvido para a loja virtual que aciona a transportadora e retira-o diretamente na casa do comprador – que precisará pagar apenas o frete. Ou então, se a loja virtual tiver uma loja física, o consumidor poderá devolver o produto pessoalmente sem nenhuma cobrança.
O sistema está sendo estudado por grandes marcas de Santa Catarina e da Região Sul do país, que se interessaram pela solução, e está adaptado à plataforma de e-commerce desenvolvida pela Flexy. Segundo Chaussard, a ferramenta pode ser utilizada tanto para comércio B2B como B2C, com diferentes possibilidades.