Blog do E-commerce

E-commerce e os desafios do crescimento

Os desafios do crescimento do E-Commerce

14 bilhões de reais. Esta é a estimativa de movimentação para o mercado de E-commerce apenas este ano no Brasil segundo o E-bit. Nada mal para quem atingiu a casa dos bilhões há apenas sete anos e dobrou de tamanho nos últimos três. Considerando que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer para popularizar a internet e que quase 80% dos internautas ainda não são consumidores online, podemos esperar que o mercado de E-commerce siga em crescimento acentuado por um bom tempo, possivelmente traçando uma subida ainda mais íngreme nos próximos anos.

Este cenário mostra que ainda há um espaço considerável para o crescimento dos players atuais assim como também aponta para uma grande lacuna, que está a cada dia sendo preenchida por novas lojas virtuais, ou seja, entrantes de mercado que muitas vezes concorrem com grandes empresas por conseguirem trazer diferenciais, sejam de preço, prazo, logística ou até mesmo design.

Uma vez que o empresário esteja realmente disposto a entrar neste mercado ele verá que não é difícil e nem tão caro conseguir algum retorno, ele verá com alegria e otimismo as primeiras vendas serem feitas de uma nova maneira, aparentemente fácil, barata e indolor. Passada a empolgação inicial é natural que o empreendedor queira alavancar suas vendas online, e aqui começa o verdadeiro desafio, o desafio de crescer na internet.

Fatores de desenvolvimento do comércio eletrônico

Para que a loja virtual consiga um crescimento consistente é preciso que ele ocorra simultaneamente em todos os setores que possam gerar gargalos na sua produtividade, fazendo com que os valores básicos como desempenho do site, tempo de entrega e qualidade de atendimento não sejam comprometidos na medida em que os acessos vão aumentando. O investimento feito em publicidade online como banners e AdWords ditarão a quantidade de acesso, que por sua vez refletirão em vendas e que por fim implicarão nos tais gargalos. Sem esquecer das ‘datas quentes’ do comércio eletrônico, quando mesmo sem muitos investimentos ocorrem picos de acessos. Elencamos alguns dos principais gargalos:

Se você está pensando em montar uma loja virtual fique certo que existe espaço no mercado para o seu negócio, saiba também que os desafios do crescimento podem ser superados desde que sejam encarados com profissionalismo e seriedade, afinal, estamos tratando de situações enfrentadas por quem está em crescimento, acompanhando a macro-tendência do E-commerce, logo, o lucro tende a acompanhar este crescimento.

Sair da versão mobile