EdgeRank – Otimize seus posts no Facebook

Certa vez estava conversando com meu sócio, Rafael Nunes da agência Social Tag, sobre como o sistema de entrega de conteúdo do Facebook funciona, identificamos como funciona a entrega de conteúdo do Facebook. O principal debate estava em como o Facebook seleciona as pessoas para a qual o conteúdo gerado vai ser entregue ou como ele é escolhido para ser entregue. Por exemplo, verifique seus insights de alguma Fan Page que você tenha e perceba que somente de 10% à 20% das pessoas em sua Fan Page recebem o conteúdo diretamente em suas timelines. Curioso isso, não é?

Bom, tudo é decidido pelo EdgeRank, o algoritmo do Facebook para determinar o que é exibido, e quão alto ele é exibido, em feeds de notícias dos usuários.

O algoritmo EdgeRank do Facebook oficial é algo como isto:

EdgeRank: Otimize seus posts no Facebook
EdgeRank: Otimize seus posts no Facebook

Em termos simples, um Edge pode ser descrito como qualquer coisa que “acontece” no Facebook. Estes podem incluir atualizações de status, gostos, ações, tags, comentários, etc. Com base nos componentes acima de uma certa vantagem (de afinidade, peso ou deterioração do tempo), o algoritmo classifica a importância do Edge para você, e as mais importantes e com mais pontuações são mostradas no superior no seu feed de notícias.

Então, como você consegue chegar ao topo de feeds de notícias dos seus fãs?

Se seus fãs não estão se envolvendo com sua marca, as chances são de que sua página é menos importante para eles, e, portanto, seu conteúdo não vai aparecer no feeds de notícias dos seus fãs.

#01 Comece publicando conteúdo que envolva seu público e com um grande potencial de compartilhamento. Fotos e vídeos são um ótimo começo, pois chama bastante atenção.

#02 Se as pessoas compartilham seu conteúdo, mais pessoas irão ver seu conteúdo e com isso o envolvimento do público fica maior. Isto irá trazer as pessoas de volta para a sua página e elas poderão ver outras publicações.

#03 Crie conteúdo com uma certa frequência. Quanto mais conteúdo interessante, mais compartilhamento e interações e isso fará com que seu público fique mais engajado.

#04 Mensagens Curtas: Crie publicações curtas e rápidas. Posts com no máximo 200 caracteres são ótimos. Em um mundo onde a informações vem em grande volume o tempo todo, as pessoas querem consumir conteúdo cada vez mais rápido e interessante.

#05 Pergunte: Todo mundo gosta da dar opiniões, e os brasileiros mais ainda. Então, utilize, de forma moderada, enquetes, jogos, perguntas e conteúdo que traga seu público para que ele possa interagir com você e seus outros fãs.

#06 Promova Posts: Tem uma graninha sobrando no budge esse mês? Promova posts que tem maior interação, compartilhamento e likes. Posts assim, por causa dos números expressivos, chamam bastante atenção do público e o EdgeRank entende isso.

Esse tal de EdgeRank é realmente importante?

Claro que sim. Marcas com EdgeRank alto podem ter até 5 vezes mais exposição do que seus concorrentes. Além disso, 27% de todo o tempo gasto no Facebook é olhando para o feed de notícias, por isso é importante que seu conteúdo estejá lá.

Existe um aplicativo-site que pode lhe ajudar a entender melhor se seus posts estão sendo bem otimizados O EdgeRank Checker é simples,  funcional e pode lhe dar bons insights!

Por Chico Montenegro no Midia Boom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here