Como reconhecer se uma empresa tem uma real presença digital

Presença digital ou presença online são termos atualmente muito usados nas conversas sobre marketing digital. Se antes bastava colocar um site frufru cheio de efeitos em flash, que era atualizado uma vez no ano (e olhe lá), hoje sabe-se que para fazer bonito frente ao internauta contemporâneo deve-se criar e manter uma real presença digital.

Acontece que isso não bem entendido por muitas empresas (muitas mesmo), inclusive as maiores, que imagina-se terem mais consciência do quão é importante estar presente na Internet. Como saber qual empresa tem presença online de verdade? Veja minhas dicas:

1 – Frequência de atualizações

Seja usando o Twitter, Facebook, site, blog, Youtube ou qualquer outra arma do arsenal de mídias sociais, quem quer ter presença digital notável deve atualizar essas mídias com frequência e regularidade compatíveis com a natureza de cada uma. No Twitter, por exemplo, 5 postagens por dia é o mínimo do mínimo; no Youtube, subir um vídeo diferente duas vezes por semana é uma frequência aceitável ao meu ver.

2 – Velocidade nas respostas

Quem quer iniciar conversas na Internet com seus clientes deve ser rápido e saber aproveitar o momento certo para começá-las. Respostas que demoram muito tempo para serem dadas fazem com que o cliente tenha a impressão de que a empresa não se importa com ele. Novamente, o dinamismo da mídia social em questão vai dizer o timing: No Twitter, uma hora para responder é muito tempo; por e-mail, até 24 horas é um prazo razoável para muita gente.

3 – Qualidade nas conversas

Iniciar as conversas é uma coisa, mantê-las é outra. Se uma pessoa manda um recado para uma empresa no Facebook, a empresa responde, a pessoa manda nova pergunta e a empresa não continua a conversa, por mais rápida que tenha sido a primeira resposta, todo encantamento é perdido.

4 – Emoção das respostas

É chato demais conversar com um robô, mesmo se ele atualizar as mídias sociais com frequência, for rápido nas respostas e sustentar as conversas. Não é só responder; para realmente ter presença é necessário mostrar que está vivo e respirando. Vibrar junto com o cliente quando este ganha uma promoção da empresa, lamentar junto com ele se houver algum desapontamento e falar sério com ele quando o assunto exigir são formas de demonstrar emoção na atuação digital.

Sua empresa preferida atende a todos esses requisitos? Ponto pra ela! Isso atesta sua presença digital. Se alguma característica não se encaixa com ela, ainda dá tempo de se recuperar. Mas se a empresa não possui nenhuma dessas qualidades, chame um arqueólogo e peça para tirá-la no sarcófago, pois ela é uma verdadeira múmia digital!

Por Gablriel Galvão no Ponto Marketing

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