Blog do E-commerce

Erros das empresas no Twitter

Os erros que as empresas cometem no Twitter

Quatro erros que as empresas cometem no Twitter

Sua empresa finalmente se rendeu ao Twitter. Genial, não? O perfil começou a toda, com o número de seguidores crescendo em ritmo acelerado – bastavam atualizações regulares e razoavelmente interessantes. Mas eis que as coisas começaram a ficar devagar, os seguidores deixaram de aumentar e os retuites são desanimadores. Pronto, o que era incrível não é mais, e sua última atualização… nossa, foi há três dias.

Afinal, o que deu errado?

Para Sherrie Madia, co-autora do livro “The Social Media Survival Guide” (Guia de Sobrevivência de Mídia Social), o cenário descrito é usual e recorrente. Não importa a tática que a empresa desenvolva – se chegará abalando ou se valerá da moderação – cedo ou tarde ela verá o impacto de seu perfil no Twitter diminuindo, ou mesmo sumindo.

“Um estudo recente mostrou que 73% das 100 empresas mais ricas, segundo a revista Fortune, criaram cerca de 540 contas no Twitter; no momento, mais de metade delas está estagnada”.

Então, como evitar que isso ocorra e garantir que seu negócio se mantenha forte e consistente no ambiente do famoso microblogging? Comece por reconhecer esses quatro erros comuns e reavalie sua estratégia, diz Madia.

Falta de planejamento

Começar uma campanha pelo Twitter sem definir um plano é o primeiro erro, afirma a autora. “Pense bem no que você irá fazer com a ferramenta; ela não é algo do tipo faça e deixa estar”.
Ela recomenda que a empresa preste atenção no que está ocorrendo na rede e estude. Qual é o seu público-alvo? Eles estão, de fato, no Twitter? Costumam comentar sobre a sua marca? “Se depois de pesquisar, você descobrir que seus clientes estão em outros ambientes, como em fóruns na Internet, o melhor a fazer é entrar nas comunidades onde eles já estão, em vez de tentar criar uma nova”.

Alimente a besta

“Muitas empresas ficam perdidas quanto ao que postar”, diz Madia. “Quando criamos comunidades na Internet, criamos bestas, e é nossa obrigação alimentá-las”.
Que tipo de conteúdo você irá postar? Qual será o ritmo de atualização? O que você quer oferecer de novo? Pense também em quem irá retuitá-lo, pois é aí que as campanhas começam a se espalhar. Determine se você tem alguém na empresa pronto para manter as contas no Twitter, se você precisará treinar alguém para isso ou se será necessário contratar algum especialista. “Lembre-se: se você não adicionar nada às pessoas, deixará de ganhar seguidores e o negócio fracassará”.

Esperar resultados rápidos

É muito fácil para as empresas entrarem no mundo do Twitter: criam uma conta e começam a seguir usuários. Por causa disso, diz Madia, pensam que os resultados também serão rápidos. Mas nem sempre é assim.

“Algumas companhias terão o sucesso desejado rapidamente, com virais, por exemplo, mas é algo raro. Em geral, é preciso paciência para ter um bom número de seguidores. Paciência e perseverança”.

Assim que a popularidade do perfil comece a aumentar, Madia recomenda que os resultados sejam medidos. “O bonito no ambiente do Twitter é que tudo é mensurável. Tire vantagem disso: veja como chegaram ao seu perfil, de onde a maioria veio, e para onde seus seguidores foram, e quanto tempo gastaram para ler suas atualizações; preste atenção nos tuites que conseguiram maior impacto – eles são muito úteis para estudar a fórmula que dá mais retorno”.

Torne seu negócio pessoal no Twitter

Seus seguidores no Twitter querem que sua conta seja autêntica e informal, “mas, muitas vezes, as companhias se escondem atrás de uma muralha corporativa”, diz Madia. Para vencer na rede social, deve-se desenvolver uma voz mais descontraída.
“Os cliente querem fazer parte da história de sua empresa. Para convencê-los a interagir, seu perfil deve ser envolvente e verdadeiro, ter personalidade e credibilidade. Esqueça aquele discurso frio e burocrático; torne sua conta uma fonte de boas dicas para seus seguidores”.

É óbvio que isso não é tudo, apenas alguns dos principais erros que as empresas cometem no Twitter e a sua deve evitar.

Sherrie Madia

Sair da versão mobile