Erros mais comuns no Google AdWords

Nosso artigo de hoje fala sobre os erros mais comuns no Google AdWords, a plataforma de anúncios do Google, e o que você deve fazer para evitá-los.

Frequentemente constatamos que uma das maiores dificuldades das empresas que dão seus primeiros passos no marketing digital, está justamente na geração de tráfego para os seus sites.

Identificada esta dificuldade, o Google AdWords surge como uma ótima opção, principalmente para as pequenas e médias empresas, possibilitando que elas consigam uma boa visibilidade nas páginas de resposta do buscador, a um preço bastante competitivo.

Mesmo sendo uma ferramenta com recursos bastante complexos, até mesmo os iniciantes conseguem configurar uma campanha e colocar seus anúncios no ar.

O grande problema é que muitas das vezes, por desconhecerem as técnicas, ferramentas e boas práticas na gestão de campanhas nesta plataforma, algumas empresas acabam cometendo alguns erros no Google AdWords, que prejudicam seus resultados e consomem recursos.

Quais são os erros mais comuns no Google AdWords?

Neste artigo nossa equipe selecionou os erros mais comuns no Google AdWords, e algumas dicas de como evita-los, para que você não caia nestas armadilhas.

Falta de planejamento e definição de metas

Um dos principais erros no Google AdWords é a falta de planejamento inicial e a definição de metas precisas. É preciso fazer um levantamento minucioso das necessidades da marca em termos de marketing de busca e incorporar este levantamento em suas campanhas.

Achar que pelo simples fato de anunciar no Google você irá gerar tráfego para o seu site, e este tráfego vai acabar invariavelmente gerando conversões, é um dos erros mais comuns no Google AdWords.

Os resultados são fruto de planejamento e por isso, nem pense em criar uma conta na plataforma e começar a criar campanhas e anúncios, sem antes ter suas metas muito bem definidas.

Direcionar os anúncios para a Home e não para uma Landing Page

Encabeçando a lista dos erros mais comuns no Google AdWords temo o direcionamento para a página inicial do site ao invés de páginas específicas.

A Home costuma funcionar bem como um ponto central apresentando tudo o que o site tem disponível.

O problema é que normalmente os anúncios são direcionados para uma oferta específica, seja ela um produto, serviço ou conteúdo, e não faz sentido fazer com que o usuário fique procurando por isso no seu site.

A taxa de conversão costuma aumentar muito quando há uma página específica para a oferta anunciada: essas páginas são as Landing Pages.

Além disso, boas Landing Pages alinhadas com os textos do anúncio influenciam positivamente no Quality Score, atributo que o Google Adwords usa para avaliar a qualidade do anúncio, um dos grandes segredos em termos de links patrocinados.

Como consequência, boas Landing Pages permitem que o anunciante gaste menos para ter uma boa visibilidade.

Erro na escolha das Palavras-Chave

Boas keywords costuma ser aquelas que representam exatamente a oferta. Vemos com frequência empresas usando palavras chave que não possuem muita relação com a oferta ou então são muito amplas ou ambíguas.

Se sua intenção é vender um software de email marketing, “ferramenta de email marketing” ou “software de email marketing” são keywords que costuma converter melhor de que “email” ou mesmo “email marketing”, que podem representar buscas com diferentes intenções (saber o que é, como funciona, como ter melhores resultados, etc).

Já a ambiguidade pode aparecer em palavras como “servidor”, em que o usuário pode estar procurando por algo em computação ou servidores públicos.

Vale a pena investir algum tempo montando uma lista e depois filtrando as keywords.

Grupos de anúncios com muitas palavras-chave e pouca relação entre o texto e as keywords

Quanto mais as palavras-chave forem parecidas com o texto do anúncios, pr9incipalmente com o título, maior tende a ser a taxa de cliques nele.

É justamente por este motivo que recomendamos que em suas campanhas você trabalhe com grupos pequenos de palavras-chave, três ou quatro de preferência, para que seus anúncios reflitam mais precisamente aquele conjunto de Keywords.

Mesmo que você trabalhe com sinônimos, é interessante que estes sejam colocados em um grupo separado para que o corpo dos anúncios esteja mais alinhado com os termos selecionados.

Não fazer o acompanhamento de resultados no Google Analytics

Um dos erros mais comuns no Google AdWords é justamente não fazer um acompanhamento eficiente dos resultados no Google Analytics.

Uma das grandes vantagens ao se trabalhar com links patrocinados é justamente podermos avaliar de forma bem precisa, os resultados das nossas campanhas.

A primeira ferramenta para isso está na plataforma do próprio AdWords, no painel de monitoramento de anúncios, onde é possível analisar os diversos parâmetros de uma campanha e seus anúncios.

A segunda ferramenta, mais contextualizada em termos de marketing digital é o Google Analytics, a plataforma de monitoramento de tráfego gratuita do próprio Google.

O gerenciamento de campanhas no Google AdWords requer acompanhamento constante de desempenho de anúncios e resultados.

É comum vermos empresas sem um processo bem definido de análise de tráfego e resultados de campanhas por canal, o que acaba prejudicando o aprimoramento de seus anúncios.

Não realizar testes

Apesar de falarmos sobre boas práticas para anúncios, Landing Pages e keywords, isso tudo é tirado de observações gerais e nem sempre os melhores resultados para sua empresa surgem do senso comum.

É essencial testar os diferentes itens e conferir com os próprios olhos o que está funcionando e o que não está.

Com o acompanhamento de Analytics que mencionamos acima, fica mais fácil perceber os resultados e cortar o que não está funcionando.

Não se preocupe por ter pago caro por uma ou outra palavra-chave que não converteram bem. Mesmo os profissionais mais bem sucedidos acabam fazendo isso no começo.

Pense que sua empresa não está pagando somente o preço da keyword: está pagando para aprender o que funciona e o que não funciona.

Agora que você já conhece os erros mais comuns no Google AdWords e como evitá-los, suas campanhas poderão ser bem mais assertivas e seus resultados melhores. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

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