Escolha da plataforma de e-commerce certa é fundamental

A escolha da plataforma de e-commerce certa é um dos pontos mais críticos na hora de montar a sua loja virtual, como já debatemos diversas vezes aqui no Blog do E-commerce.

A relação entre qualidade da plataforma de e-commerce e evolução da loja virtual é determinante para o crescimento dos negócios no mundo do comércio eletrônico.

Um erro muito comum entre os empreendedores é escolher a ferramenta pelo melhor preço, sem ponderar se aquele produto vai atender as demandas futuras de um negócio que tem muitas possibilidades de se tornar grande em pouco tempo.

Esse é um caráter específico do setor, que há anos vem superando as expectativas – em apenas cinco anos, o faturamento subiu cerca de R$ 40 bilhões.

Ter uma plataforma de comércio eletrônico robusta é parte crucial de um bom planejamento para uma operação de e-commerce. Por isso batemos tanto na tecla da escolha da plataforma de e-commerce.

Para levar o projeto de e-commerce ao ar, o empreendedor precisa estabelecer o público-alvo, analisar os investimentos financeiros e, principalmente, definir os objetivos do empreendimento.

Apenas com um diagnóstico preciso será possível ter uma loja completa, pronta para atender as necessidades não só de curto prazo, como também aquelas decorrentes da evolução do negócio.

O desafio realmente está em ter um sistema de e-commerce alinhado aos planos do lojista, para depois não ter que passar pelo doloroso processo de troca da plataforma de e-commerce.

Funcionalidades da plataforma de e-commerce

A funcionalidade da plataforma de e-commerce deve ser o ponto orientador da escolha e não unicamente o preço, seja de desenvolvimento do sistema ou o de uma loja virtual alugada.

É indispensável que ela seja compatível com soluções de segurança, o que é bom para os lojistas tanto quanto o é para os e-consumidores, que não compram se não estiverem em ambientes seguros e certificados.

Outro aspecto que deve ser contemplado é se ela agrega as diversas formas de pagamento. O intermediador de pagamentos precisa ser confiável, tanto para o lojista quanto para seus clientes.

A variedade de opções de formas de pagamento deixa o cliente confortável e seguro para comprar em sua loja virtual. Esse é um diferencial que traz resultados positivos no número de pedidos fechados com sucesso.

Com tantas opções, o cliente se sente assessorado, o resulta em uma melhor taxa de conversão para a loja virtual.

Além disso, a escolha da plataforma de e-commerce deve levar em consideração os recursos de marketing digital para o e-commerce, peça fundamental para o sucesso do negócio.

A plataforma também precisa estar apta a responder a demandas como por exemplo, adequação às mudanças constantes de critérios para a classificação dos sites pelas ferramentas de busca.

Uma plataforma adaptada e constantemente atualizada em termos de boas práticas de SEO, por exemplo, gera maior fluxo de clientes em potencial, e consequentemente um volume maior de vendas.

O contratante deve também buscar uma ferramenta de e-commerce que possibilite integração com os sistemas das lojas física e virtual, como o Enterprise Resource Planning – ERP.

Importante também é a escolha do sistema de e-commerce leve também em consideração questões mais técnicas como melhores práticas de programação, usabilidade e suporte que atenda às necessidades do cliente seja para daqui a seis meses ou cinco anos.

Flexibilidade e inovação

O menor custo na contratação de uma empresa provavelmente vai gerar prejuízos no futuro. A correção de “bugs” pode acarretar na queda de faturamento e atrapalhar todo o processo do e-commerce.

Cada vez mais exigentes, os seus clientes esperam segurança e inovação, o que só pode ser garantido em uma plataforma de alta performance e flexível para mudanças.

A plataforma é o alicerce para a expansão do negócio com segurança, robustez e tranquilidade, garantindo assim a lucratividade da empresa. Por isso escolher um bom fornecedor de plataforma de comércio eletrônico é fundamental.

Em função de todos estes motivos, a escolha da plataforma de e-commerce precisa ser muito bem avaliada, para que depois você não tenha dores de cabeça, justamente com elemento mais importante do seu negócio.

2 COMENTÁRIOS

  1. A escolha da plataforma de e-commerce é uma das etapas mais importantes na hora de se criar uma loja virtual. Errar nesta decisão e “contratar” um problemão lá na frente. Muito bom o artigo!

    • Olá Alex

      Realmente a escolha da plataforma de e-commerce é um ponto crítico na criação de uma loja virtual. Se não for abordado de forma correta no início, é um problema garantido mais adiante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here