Algumas estratégias para aumentar a conversão no carrinho de compras
Estratégias para melhorar o carrinho de compra
Vejamos então algumas estratégias a serem adotadas em uma loja virtual para deixar o processo de finalização mais fluido, mesmo para compradores com pouco amadurecimento digital, uma grande parcela do público consumidor brasileiro.
Mostre o passo-a-passo do processo do carrinho de compras
Se o seu e-commerce tem um processo de check-out de várias páginas, não se esqueça de incluir um “mapa” das etapas em cada página. Isto ajuda a eliminar a frustração, dizendo compradores quantos passos mais existem. Para facilitar a compra, restrinja a quantidade de páginas para conclusão da compra, o processo inteiro não deve ultrapassar 4 páginas.
Coloque instruções onde elas deveriam estar em sua loja virtual
Não coloque todas as instruções em uma área só na esperança de que os compradores vão ler tudo e se lembrar durante o processo. Coloque as informações a medida em que elas são necessárias à conclusão do negócio.
Exibia ícones de formas de pagamento aceitas no seu e-commerce
Não há nada mais decepcionante do que preencher todo o formulário para só depois descobrir que a loja não aceitar o seu tipo pagamento que você pretendia usar. Ao fornecer esta informação logo no início do processo, os compradores estarão cientes das limitações e não ficarão tão frustrados.
Mostre claramente erros de preenchimento
Mostre sempre os erros de preenchimento em vermelho, tanto no topo da página quanto no item onde o erro realmente ocorreu. Não obrigue os compradores a procurar onde ocorreu o problema. Coloque mensagens não apenas indicativas do erro, mas também apresente, sempre que possível a solução ou causa provável do erro.
Facilite informações de cartões de crédito
Em um mercado em amadurecimento como o brasileiro, principalmente em se tratando de classe C e D, é importante que você facilite a localização de informações para a conclusão de pagamentos como por exemplo a localização de códigos de segurança em cartões de crédito.
Deixe sempre por perto links para esclarecimento de dúvidas
Deixe sempre em posições bem destacadas e visíveis os links para sistemas de atendimento online para que os entes possam obter rapidamente respostas para qualquer problema durante essa fase.
Exibir um link para o carrinho de compras
Durante a a primeira etapa do processo de conclusão da compra, não se esqueça de dar os compradores a oportunidade de modificar os produtos e outras condições no carrinhos de compras. Isso ajuda a reduzir erros, principalmente os que são causados por questões relativas à quantidade, cor e tamanho.
Mantenha as informações durante o processo
Durante todo o processo de compra, mantenha as informações do pedido como produtos, quantidade e frete bem visíveis no carrinho de compras. Suprimir essas informações em qualquer etapa pode trazer insegurança ao cliente e consequentemente a perda do pedido.
Peça apenas as informações necessárias
Concentre a coleta de informações em itens que são essenciais para a conclusão e segurança do negócio. Pesquisas e outras informações devem ser coletadas após o processo, em um questionário de pós venda ou outra situação. Se o processo de fechamento do negócio é tão crítico, por que colocar mais um fator perturbador?
Essas são apenas algumas estratégias para melhorar o desempenho do seu carrinho de compras e fugir do carrinho de compras abandonado. A idéia é facilitar ao máximo o processo para que o índice de carrinhos abandonados seja o menor possível.
Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce