Frete grátis se torna um poderoso aliado do varejo online

Frete grátis se torna um poderoso aliado do varejo onlinePara os varejistas do e-commerce, os períodos que envolvem as datas sazonais geralmente são os mais lucrativos do ano. Por outro lado, empresas deste setor estão se tornando cada vez mais agressivas quando o assunto é promoção, com o objetivo de auferir maiores lucros e permanecer competitivas e um mercado cada vez mais concorrido. Uma nova pesquisa realizada pela Stamps.com mostra que o frete grátis pode ser um grande aliado para as empresas que buscam sucesso no mercado digital.

Os resultados da segunda edição do “e-commerce shipping survey” mostram que a maioria (68%) dos vendedores norte-americanos planeja aumentar o número de produtos com entrega gratuita nas festas de final de ano, um acréscimo de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, 54% pretendem oferecer frete grátis para a metade de seus de produtos, 43% maior que o verificado em 2010.

Clientes esperam por frete grátis

Metade (50%) das empresas acredita que seus clientes esperam receber frete grátis em suas compras de final de ano, enquanto 66% afirmam que seus clientes são 100% responsáveis sobre os custos de frete quando retornam algum produto.

Quando indagados sobre quais as vantagens de oferecer o frete grátis, mais da metade (52%) dos entrevistados afirmam que estas promoções aumentam suas receitas em média 8 dólares por pedido de compra.

O estudo também mostra que 20% dos varejistas são capazes de processar e enviar os pedidos no mesmo dia durante os feriados, 5% a menos que a parcela capaz de fazer o mesmo em dias normais.

A maioria (82%) dos entrevistados projeta que ao menos parte de suas receitas com as datas sazonais no final do ano seja oriunda de outros países (fora dos EUA), enquanto 11% acreditam que elas contribuirão com mais de 1/3 de suas vendas neste período.

Dentre os varejistas que não oferecem transporte gratuito, 44% afirmam que seu lucro seria menor com tais promoções, enquanto 11% acreditam que este tipo de recurso promocional não resulta em benefícios para sua companhia.

Frete grátis democrático e indiscriminado

Curiosamente, a maioria (51%) dos varejistas norte-americanos que oferece frete grátis afirma não exigir dos consumidores um valor mínimo em seus pedidos para ter direito a este recurso, enquanto o restante (49%) é dividido entre aqueles que requerem um montante mínimo e os que o disponibilizam em apenas algumas mercadorias. Dentre aqueles que requerem um valor mínimo para ativar este tipo de promoção, a maioria (55%) exige um pedido de compra de US$ 50 ou mais.

Por outro lado, menos da metade (43%) das empresas afirmam que as promoções de frete grátis ofertadas por seus concorrentes incidem em sua decisão de disponibilizar ou não este serviço.

A maioria (39%) das empresas gera a maior parte de suas vendas durante as festas de final de ano em seu próprio site, seguido pelo eBay (31%) e pela Amazon.com (17%).

Fonte: E-commerce Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here