Frete grátis se torna um poderoso aliado do varejo online

Frete grátis se torna um poderoso aliado do varejo online

Frete grátis se torna um poderoso aliado do varejo onlinePara os varejistas do e-commerce, os períodos que envolvem as datas sazonais geralmente são os mais lucrativos do ano. Por outro lado, empresas deste setor estão se tornando cada vez mais agressivas quando o assunto é promoção, com o objetivo de auferir maiores lucros e permanecer competitivas e um mercado cada vez mais concorrido. Uma nova pesquisa realizada pela Stamps.com mostra que o frete grátis pode ser um grande aliado para as empresas que buscam sucesso no mercado digital.

Os resultados da segunda edição do “e-commerce shipping survey” mostram que a maioria (68%) dos vendedores norte-americanos planeja aumentar o número de produtos com entrega gratuita nas festas de final de ano, um acréscimo de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, 54% pretendem oferecer frete grátis para a metade de seus de produtos, 43% maior que o verificado em 2010.

Clientes esperam por frete grátis

Metade (50%) das empresas acredita que seus clientes esperam receber frete grátis em suas compras de final de ano, enquanto 66% afirmam que seus clientes são 100% responsáveis sobre os custos de frete quando retornam algum produto.

Quando indagados sobre quais as vantagens de oferecer o frete grátis, mais da metade (52%) dos entrevistados afirmam que estas promoções aumentam suas receitas em média 8 dólares por pedido de compra.

O estudo também mostra que 20% dos varejistas são capazes de processar e enviar os pedidos no mesmo dia durante os feriados, 5% a menos que a parcela capaz de fazer o mesmo em dias normais.

A maioria (82%) dos entrevistados projeta que ao menos parte de suas receitas com as datas sazonais no final do ano seja oriunda de outros países (fora dos EUA), enquanto 11% acreditam que elas contribuirão com mais de 1/3 de suas vendas neste período.

Dentre os varejistas que não oferecem transporte gratuito, 44% afirmam que seu lucro seria menor com tais promoções, enquanto 11% acreditam que este tipo de recurso promocional não resulta em benefícios para sua companhia.

Frete grátis democrático e indiscriminado

Curiosamente, a maioria (51%) dos varejistas norte-americanos que oferece frete grátis afirma não exigir dos consumidores um valor mínimo em seus pedidos para ter direito a este recurso, enquanto o restante (49%) é dividido entre aqueles que requerem um montante mínimo e os que o disponibilizam em apenas algumas mercadorias. Dentre aqueles que requerem um valor mínimo para ativar este tipo de promoção, a maioria (55%) exige um pedido de compra de US$ 50 ou mais.

Por outro lado, menos da metade (43%) das empresas afirmam que as promoções de frete grátis ofertadas por seus concorrentes incidem em sua decisão de disponibilizar ou não este serviço.

A maioria (39%) das empresas gera a maior parte de suas vendas durante as festas de final de ano em seu próprio site, seguido pelo eBay (31%) e pela Amazon.com (17%).

Fonte: E-commerce Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here