Mudanças no algoritmo do Google afetará posicionamento de sites

Mudança no Google deverá afetar resultados da buscas

Mudanças no algoritmo do Google afetará posicionamento de sitesA Google anunciou recentemente em seu blog uma mudança na metodologia de cálculo do seu algoritmo de busca que deverá impactar pelo menos 35% das buscas por resultados orgânicos. A mudança é uma continuação do processo de refinamento do algoritmo que tem como foco a entrega de conteúdo cada vez mais relevante e recente, imposndo cada vez mais a obrigação de qualidade nos sites. “Mesmo que você não especifique em sua busca, você provavelmente quer resultados de busca que são relevantes e recentes,” escreveu a equipe do Google no post que anunciou a notícia no blog.

No comunicado do blog o Google explicou a atualização com um exemplo bem simples e atual. Se o usuário buscar por Olimpíadas, ele terá listados prioritariamente os resultados recentes com conteúdo sobre a próxima edição das Olimpíadas em 2012 e não informações sobre as edições passadas. A busca mesmo sem especificar o ano das Olimpíadas irá fornecer informações sobre os acontecimentos mais recentes. Em nosso curso de SEO já havíamos antecipado essa tendência, uma vez que faria todo sentido o algoritmo priorizar conteúdos mais recentes, dentro do jeito de pensar do Google. Dependendo do termo da busca, o algoritmo irá descobrir se um resultado de uma semana atrás sobre uma série de TV é recente, ou se um conteúdo de uma semana atrás sobre uma versão mais nova de Jailbreak para o iOS 5 já está ultrapassado. As SERP agora contarão com uma espécie de timeline do conteúdo.

Obviamente essa seleção estará inserida em um contexto de busca que irá determinar se o interessante para o usuário será o conteúdo mais recente ou então referências mais antigas. O importante para quem trabalha com SEO – Search Engine Optimization e também para quem trabalha com a geração de conteúdo, é perceber que a partir de agora o buscador terá esse parâmetro em vista.

Segundo o Google, essa alteração não afetará as buscas por temas que não dependem de atualização como fatos históricos, receitas e outros assuntos que não dependem de atualização para serem considerados relevantes.

O que muda com a nova revisão do Google

Vejamos portanto quais são as principais diretrizes anunciadas pelo Google nesta nova revisão:

  • Acontecimentos recentes ou hot topics Para acontecimentos recentes ou tópicos quentes que estão sendo focos de atenção na web, a prioridade será para os conteúdos mais recentes. Quando o usuário buscar por algum evento, como o protesto Occupy Oakland, ele encontrará resultados que acabaram de ser publicados dando assim mais atualidade à pesquisa.
  • Eventos regulares – Alguns eventos ocorrem regularmente, como conferências, datas comemorativas e eleições. Quando for realizada uma buscar sobre eventos desta natureza sem especificação de data ou outra referência, o usuário encontrará resultados dos eventos mais recentes, como as últimas eleições ou até mesmo as preparações para a próxima. Em se tratando de eventos de eventos mais recentes ou ainda em andamento como o Campeonato Brasileirão ou o UFC, o usuário encontrará as informações mais recentes.
  • Atualizações recentes – A Google também preocupou com as informações que tem como característica a mudança constante, mas que não ficam tanto faladas assim.. Se o usuário buscar por reviews de produtos ou informações sobre produtos e serviços, ele encontrará informações atualizadas e mais recentes.

A mudança é bem recente e ainda estamos avaliando o impacto sobre as buscas. Já estamos providenciando a inclusão de mais essa diretriz no material do nosso curso de SEO tanto no formato presencial quanto online para manter o conteúdo sempre atualizado com o que há de mais recente em termos de técnicas de otimização para ferramentas de busca. As mudanças certamente irão agregar ainda mais valor às páginas de respostas do Google e é função do analista de SEO adaptar o conteúdo para essa nova realidade.

Com essa atualização, o Google deixa ainda mais evidente sua preocupação com o conteúdo e por isso cabe as equipes encarregadas da gestão de conteúdo dos sites focar cada vez mais no aspecto da renovação do material que é disponibilizado em suas páginas para que seja cada vez mais relevante e com isso conquiste posições cada vez mais privilegiadas nas páginas de respostas.

Alberto Valle, consultor e instrutor do Curso de E-Commerce

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here