Heatmap para carrinhos de compra

Usando o Heatmap como ferramenta para solução de problemas no carrinho de compras no e-comerceFico abismado como 99% das lojas virtuais não conhecem Heatmap e 100% delas ficam agradecidas depois de eu explicar e sugerir utilizarem. Tenho certeza que você também não conhece ou não sabe exatamente o que é Heatmap. E ainda mais como essa ferramenta pode ajudar o seu ecommerce.

O Heatmap é uma versão “light” de uma cara ferramenta de teste de usabilidade, chamada eyetracking, que usa câmeras para identificar onde o usuário está olhando no site. Heatmap é muito mais simples: ela mostra onde os usuários estão clicando no seu site.

Não estou falando de quais links foram clicados e muito menos daquele recurso do Google Analytics que exibe seu site com uma etiqueta ao lado de cada link indicando o número de cliques. NÃO!!

Estou falando de um mapa de calor (heatmap) que mostra as áreas mais clicadas do seu site, independentemente se são links, imagens, textos ou mesmo áreas vazias. O Heatmap identifica todos os cliques e mostra isso num mapa para você.

Por que é útil o Heatmap para o e-commerce?

Porque é a maneira mais simples de otimizar as páginas da sua loja virtual! OK, em outro artigo já afirmei que o Teste A/B é o método mais simples e eficaz para vender mais, e de fato é muito simples mesmo (recomendo ler o artigo). Mas também confirmei que muita gente não faz Teste A/B por “preguiça” ou por dificuldades ou limitações da plataforma de ecommerce.

Com Heatmap não tem desculpa!  A ferramenta é ridiculamente simples de implantar – só colar um script na página que se deseja monitorar – é só colocar um script e os resultados são imediatos.

Exemplos do uso do Heatmap no e-commerce

Um exemplo muito simples foi como utilizamos no iPAGARE para a landing page de um novo produto.

O Heatmap nos mostrou muitos cliques no preço (intenção de compra!) contra poucos preenchimentos do formulário e cliques no botão “Comprar”. Entre outras conclusões, ficou claro que o preço deveria fazer parte do action “Comprar”. A ferramenta ainda nos ajudou a tomar várias outras decisões de otimização desta landing page.

Dia desses contei sobre a ferramenta para o Weverson da loja virtual Taquilla Calçados. Ele foi logo instalá-la e imediatamente descobriu um problema no checkout que estava atrapalhando as vendas.

Disse ele que “Quando um usuário incluia 2x um item no carrinho de compras, o valor total era calculado errado. Como o botão de atualizar a quantidade não funcionava direito, o usuário excluia o item do carrinho e incluia novamente. Obviamente esse problema nos custou vendas, e conseguimos identificá-lo com o uso do heatmap que mostrou cliques demais nos botões ‘excluir’ e ‘atualizar quantidade’. ”

É incrível o que você descobre com uma ferramenta dessas e é também engraçado ver como muitos clicam em qualquer lugar do site que o olhar aponte.

O Heatmap é mais uma ferramenta para eliminar a adivinhação e fazer design baseado em mensuração. Resumidamente, com Heatmap você vai:

  • Identificar problemas de usabilidade da sua loja virtual
  • Otimizar as páginas da sua loja virtual para gerar mais conversões
  • Investir melhor seu orçamento de marketing digital e webdesign

Recomendo a ferramenta CrazyEgg, pois é a que utilizamos, é extremamente simples de usar e o custo benefício é muito bom.

Mas também há outras, com recursos adicionais para rastrear o movimento do mouse, gravar toda a sessão do usuário e gerar relatórios avançados de uso do site. São exemplos: a MouseFlow, ClickHeat, ClickTale e ClickDensity. Nenhuma delas nós já testamos.

Minha sugestão

Instale imediatamente o heatmap no carrinho de compras e no checkout da sua loja virtual. Os resultados serão reveladores, tenho certeza.

Em seguida, aplique essas dicas de otimização de checkout do blog do iPAGARE e acompanhe os resultados pelo heatmap.

Por Flávio Maciel no iPagare

Heatmap para carrinhos de compra
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