Hospedagem ilimitada – Mito ou Verdade?

Muito cuidado com as propagandas de provedores de hospedagem que oferecem hospedagens ilimitadas. Alguns provedores podem estar prometendo o que não podem cumprir. Empresas sérias, quando prometem serviços especiais como este, tem de investir bem mais em infra-estrutura. E isso, certamente irá refletir no custo do serviço. Como o desempenho do provedor de hospedagem afeta diretamente o desempenho do seu site, todo cuidado é pouco.

Então, como as empresas podem oferecer hospedagem ilimitada com espaços de 100Gb, a um custo tão baixo?

Esta questão pode ser explicada de duas formas:

Servidores Sobrecarregados

Essas empresas sabem que cerca de 95% dos clientes utilizam sites simples, com menos de 50MB de tamanho e pouquíssimo tráfego. Com isso elas acumulam o maior número possível de clientes em uma única máquina, chegando a até 2.200 clientes por servidor, com as mais diferenciadas programações. É uma prática conhcida como Overselling de Hospedagem. O problema é que quando temos, em uma mesma máquina, um volume muito grande de clientes, com os mais diversos tipos de scripts PHP, Perl e scripts caseiros, por exemplo, a chance de sobrecarga e instabilidade no serviço é muito grande. Aí você percebe que pagou barato por um serviço de hospedagem com muitos recursos e com bastante instabilidade e lentidão em determinados horários do dia, além, é claro, dos problemas de segurança que esta situação pode apresentar. Imagine o problema que isso causaria para uma loja virtual Magento por exemplo!

Empresas nanicas

Uma outra forma de ludibriar o cliente ao adquirir um plano de hospedagem. Basicamente o que acontece é que um programador ou um web designer resolve ganhar uns trocados a mais vendendo hospedagem para seus clientes. Então ele aluga servidores nos Estados Unidos, que são bem mais em conta e oferecem uma infinidade de formas de baratear o custo como por exemplo alugar apenas a máquina para o cliente, sem monitoramento, atualização de segurança, suporte avançado, backup, e outras atividades realizadas por técnicos especializados do serviço de aluguel do servidor.Também são adquiridas máquinas de menor qualidade, com processadores de menor capacidade tais como os usados em máquinas caseiras. Soma-se a isso o fato dessas empresas nanicas não serem registradas e não pagarem impostos.

Fatores como os citados acima fazem com que essas empresas possam oferecer “planos de hospedagem” bastante atraentes, porém totalmente desprovidos de qualidade e segurança para seus dados. Essa história de hospedagem baratinha nunca fincionou.

Fomos comprovar o que era prometido

Em testes de espaço e tráfego, realizados em empresas que prometiam hospedagem ilimitada, obtivemos algumas respostas que contradizem o que era prometido. Algumas empresas se posicionaram da seguinte forma: “Você terá que mudar o seu plano de hospedagem”. Outras fizeram ainda pior e responderam: “Teremos que cancelar a sua conta conosco.”

Por isso tenha certos cuidados na hora de adquirir um serviço de hospedagem de sites.

  • Procure saber o histórico da empresa que você está contratando. Se ela já trabalha com este serviço a mais de 5 anos é um bom sinal;
  • Busque sempre a sugestão de conhecidos que já são clientes de alguma empresa;
  • Não leve como critério básico o preço na hora de escolher seu plano;
  • Evite as sugestões de Blogs e sites pessoais que podem ter sido remunerados para dar aquelas indicações;

Tomando esses cuidados, certamente você ficará mais satisfeito por ter feito um negócio mais honesto.

1 COMENTÁRIO

  1. Boa matéria, mas faltou citar pelo menos alguns serviços confiáveis de hospedagem de sites. Uma lista de uns 5 já estava bom. Seria algo mais efetivo para quem está começando. Fica a sugestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here