A importância do funil de AIDA no processo de SEO

A importância do Funil de AIDA em SEO

A importância do funil de AIDA nas estratégias de otimização de sites - SEOO que tem a ver o funil de AIDA e SEO? Tudo! O marketing de busca não foge obviamente a sequencia do funil de AIDA, ou seja, a sequencia que leva o consumidor à conversão. AIDA é o acrônimo para Atenção, Interesse, Desejo e Ação, o processo que ocorre do momento da apresentação da mensagem a conversão. Este é um dos conceitos mais importantes do marketing digital já que representa o ciclo que leva o usuário que acessa uma página a conversão, seja ela de venda ou lead.

Infelizmente, o funil de AIDA e SEO nem sempre andam juntos. Muitas vezes vemos as técnicas de SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca, sendo muito bem aplicadas em diversos parâmetros e pecando justamente na hora de cumprir sua missão dentro do funil de AIDA ou então, este conceito tão fundamental em tantas áreas do marketing, ser solenemente ignorado na hora da estruturação de uma estratégia de SEO.

Aplicação do funil de AIDA no processo de SEO

Em nosso curso de SEO temos a preocupação de contextualizar a aplicação dos conceitos do marketing às técnicas de SEO. De nada adianta você conhecer as técnicas de SEO se durante o processo você ignora conceitos básicos do marketing, como o do funil de AIDA, da formatação da sua estratégia.

É claro que conhecer em detalhes e profundidade as técnicas de SEO é um estágio fundamental para conseguir uma boa colocação nas páginas de respostas dos grandes buscadores como Google, Bing e Yahoo, mas dai a transformar essas colocações em acessos é outra coisa.

Uma página bem colocada nas SERP não significa automaticamente uma grande quantidade de acessos, e muito menos conversões. O SEO moderno é medido também em termos de CTR – Click Thru Rate e não apenas no que diz respeito a colocação na SERP dos buscadores.

No vídeo abaixo, uqe está disponível em nosso Canal no YouTube, mostramos como o funil de AIDA deve ser levado em consideração na hora de criarmos as meta tags Title e Description de um site ou página.

Quando estiver otimizando um site ou página, pense sempre em termos do funil de AIDA no SEO, pois essa linha, certamente irá levar a um CTR maior e consequentemente a uma taxa de conversão superior também.

Alberto Valle é consultor e instrutor do Curso de E-commerce

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here